Buscar

FICHAMENTO SOBRE OS PRINCIPAIS RESPONSAREIS SOBRE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

William Edwards Deming (1900-1993)
	Este foi o primeiro tanto na teoria como na aplicação de melhorias para a qualidade. Diante de tantos trabalhos pode se destacar a teoria de gerência, chamada de Sistema do Conhecimento Profundo, e também os 14 pontos para um ambiente de trabalho otimizado. Bem mais que um estudioso, Dr. Deming foi o responsável por dar aplicabilidade a seus conhecimentos e suas teorias no que diz respeito à melhora efetiva da qualidade. Não é à toa que, passados mais de 20 anos de sua morte, seu nome continua vinculado a essa significativa evolução.
Joseph M. Juran
	Este é responsável por criar um método de gestão de qualidade, onde o mesmo é utilizado até os dias de hoje. Sua teoria é baseada em três principios, que são aplicados às diferentes fases da gestão. São eles: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade. Seu conceito de qualidade é baseado na satisfação do cliente, de modo que só apenas com esse retorno o produto terá alcançado o desempenho desejado. 
	Juran deixou um legado lhe deu o título de “Guru da Qualidade”. Juran criou diversas técnicas e medidas de gestão para alcançar a qualidade, servindo de base para grandes empresas. Joseph Juran continua sendo uma referência quando se busca a qualidade na esfera de produção de bens e/ou serviços. A memória de Joseph Juran continua viva através de empresas, indústrias e consultores que fazem dos métodos do “Guru da Qualidade”, uma forma de gerenciamento primordial. 
Philip B. Crosby
	Philip Crosby é o especialista mais ligado a ideia de defeito zero e com a abordagem focada nos custos da (não)qualidade. Crosby está associado com o conceito de Zero Defeito, criada por ele em 1961. Para Crosby, qualidade é a conformidade com as especificações, a qual é medida pelo custo da não conformidade. Utilizar essa abordagem significa que o objetivo do desempenho é o zero defeito. 
Crosby apresenta quatro conceitos da qualidade:
1- Qualidade é definida como conformidade as especificações, tencionando-se fazer certo da primeira vez, todos devem saber o que isto significa;
2- Qualidade se origina da prevenção. Vacinação é a rota para prevenir o desastre organizacional. Prevenção se origina do treinamento, da disciplina, do exemplo, da liderança e de outros aspectos;
3- Padrão de desempenho da qualidade é o zero defeito, não níveis de qualidade aceitáveis;
4- A qualidade é medida pelo preço da não conformidade, e não por índices;
Armand V. Feigenbaum
Feigenbaum define qualidade como um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente. Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário.
Feigenbaum é o pai do conceito de controle de qualidade total (Total Quality Control). De acordo com sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. É voltada para o exterior da empresa, baseado na orientação para o cliente, e não para o seu interior, redução de defeitos. Feigenbaum é conhecido como pioneiro no estudo de custos da qualidade. As suas maiores contribuições para o ensino da qualidade são os 19 passos para a melhoria da qualidade e os seus quatro pecados mortais.
Kaoru Ishikawa
Ishikawa é mais conhecido pelos seus Círculos de Qualidade e claro, pelo seu universal digrama de Ishikawa. 
Ishikawa usa os diagramas de causa-efeito, assim com as outras ferramentas como uma forma de ajudar equipes ou círculos de qualidade nos processos de melhoria contínua de qualidade. Estas ferramentas são muito úteis para encontrar, documentar e analisar as causas responsáveis pelas variações de qualidade num determinado processo.
Ishikawa foi ainda responsável pela tradução, integração e expansão dos conceitos de Demming e Juran, dentro da cultura empresarial Japonesa.
Os círculos de qualidade foram talvez o aspecto mais importante desenvolvido por ele (apesar da fama e utilização mundial do seu diagrama). 
Apesar de terem caído de alguma forma em desuso nos últimos anos, à medida que outras filosofias de melhoria tomavam o seu lugar (Six Sigma, por exemplo), os seus conceitos continuam a ter relevância e podem facilmente ser integrados nas metodologias modernas.

Outros materiais