Buscar

CONHECIMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA
PROFESSORES EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR PEDAGOGIA
MICHELLE PEREIRA SILVA
TALITA DOS SANTOS DIAS
Encruzilhada-BA
2018
MICHELLE PEREIRA SILVA
TALITA DOS SANTOS DIAS
CONHECIMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
-Síntese-
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para a disciplina: Gestão Educacional: Organização, Princípios e Métodos do Trabalho Pedagógico.
Prof º Aldinei Candido de Almeida
Encruzilhada-BA
2018
CONHECIMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
É importante ter uma boa equipe de qualidade, um bom lídere democrático e qualificado e com compentência profissional. As questões em pauta têm que ser dividida com a equipe de trabalho, tomar decisões coletivas nas reuniões eleminando todas as formas de exercício autoritário, e assim, a equipe trabalhará para que os programas escolares sejam bem aplicado.
Ao observamos as aulas ministradas pelo docente Aldinei Candido de Almeida, apredemos sobre os programas do FNDE que a Secretaria de Educação levam para as escola que são: Censo Escolar, PDDE, Pnae, Pli, Pnate, (...). Foi apresentado um vídeo aula que enriqueceu os nossos saberes a cerca da Gestão Escolar, pois nesse vídeo mostrou que “ para uma escola dar certo ela tem que estar devidamente organizada, a escola realiza um trabalho organizado, se não realiza deve se sealizar.” Diz respeito ainda no vídeo fala sobre “a administração, que este termo não existe mais, é termo tradicional, dentro dessa administração existe o modelo de Gestão.” Vitor Paro, “vai dizer que a administração é a utilização de recursos de forma ao FIM, ou seja, a partir dessa ideia de administração temos a Gestão da racionalidade de como ela é realizada, e nós temos algo que é muito importante, que é atingir FINS a questão aqui é a seguinte, qual FIM é esse para a escola? é o trabalho Pedagógico”, esse trabalho Pedagógico é muito importante. Para Vitor Paro, “a administração é Mediação, que quer dizer conseguir meios, para se atingir FINS, a equipe Pedagógica se mobiliza em prol da Educação, o mais importante da administração escolar para que todos possam compreenderem que todos devem ter suas tarefas, mas que haja uma participação em torno disso. Quando Vitor Paro fala sobre a administração e mediação, para que não tem quem manda e o outro obedece,” em outras palavras, eu dito as regras e você obedece.
A construção desse trabalho ajudou a esclarecer as dificuldade das escolas, pois, a Gestão de cada escola fucionam diferente, as normas, os constumes, os livros, a forma de lecionar. Toda instituição escolar necessita de estrutura interna. Uma escola organizada necessita equipe e ela é formada por conselho de escola, diretor, coordenador, professor, alunos, pais e comunidades, setor pedagógico, zeladoria, vigilância, merendeira, concelho, de classe.
Na primeira apresentação dos diretores democrático, liberal e tradicional, vimos que, nas escolas do município que nós trabalhamos os diretores das escolas são diretores democrático que compatilha os projetos, trabalhando em equipe. A segunda apresentação ajudaria nos auxílios da merenda escolar e das creches do nosso município, os diretores junto com a equipe e com a gestão da cidade teria escolas e creches com uma organização da merenda escolar. 
Como é complicado trabalhar com pessoas, pessoas essas que levam consigo princípios formados e, muitos não abrem mão de seus princípios. Portanto, diante das vivências sobre a realidade da escola do nosso município, percebemos que as dificuldades são muitas e uma delas que falta é o diálogo, é a troca de conhecimento, de idéias e também de solução. Exitem um Tabu enorme nas escolas quando se falam em problemas, como por exemplo, um professor tem em sua sala de aula um aluno deficiente, e não tem um monitor, aí que mora o problema, é que o problema e responsabilidade fica só naquele professor, sendo que o problema tem que ser solucionado. Não é que aquele aluno seja um problema, mas para o desempenho do aluno que se tem um monitor, e os dias vão passando e nada de solucionar, seria ideal em nosso pensar, que organizasse uma comissão escolar e fossem todos levar este problema a diante para o secretário de educação para ter uma resposta. 
Na escola da zona rural presenciei um acontecimento, o gás de cozinha tinha acabado, a professora comunicou que tinha acabado para o/a responsável na secretria de educação, mas não teve resposta, e assim a merendeira ia fazendo o que dava para fazer e com isso demorou dias para mandar o gás, nessa escola estava faltando uma organização. De acordo com Libâneo:
Toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no Regimento Escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola ( LIBÂNEO, 2001, p.04).
	
É necessário que a escola seja organizada, para não ocorrer esse tipo de problema, uma coisas simples de se resolver e acabou sendo um transtorno. Quando se fala em dificuldades que vem na nossa mente, é apenas “ o aluno que não estar aprendendo ou sobre o comportamento dele”, mas na realidade não é apenas isso, têm outras dificuldades que a escola vem enfrentando que as vezes fica oculto.
Como foi dito anteriormente, lidar com pessoas é complicado cada uma tem idéias formadas, e por sua vez não abre mão delas, acaba virando um conflito. Isso não é confortável para o andamento dos trabalhos pedagógico, pois somos professores e, isso acontece em sala de aula com os nossos alunos é o mesmo que estar acontencedo com nós alunos professores, isso é interessante para que possamos refletir sobre as nossas práticas pedagógicas, e ter cautela ao repreender os nossos discentes. 
REFERÊNCIAS
AULA - GESTÃO ESCOLAR. Vinícius Reccanello De Almeida. Youtube. 2 de abr. 2014. 33mi48s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=47ly7vjcyPs>. Acesso em: 20 de ago. 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. “O sistema de organização e gestão da escola” In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
 
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade doensino. – São Paulo: Ática, 2007.

Continue navegando