Buscar

SIMULADO DE METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 2019.1



Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701976759)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A escola nem sempre existiu. Nas sociedades anteriores a escrita, como entre os grupos indígenas existentes na América Latina a educação se faz pela convivência das crianças com os adultos: na vida diária das comunidades, no trabalho para sobrevivência, nas cerimônias coletivas e histórias passadas de geração em geração, onde todo adulto é um professor.
Quanto a escola como espaço sociocultural e da diversidade pode-se afirmar:
I - A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal.
II - Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios.
III - Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos faz dela (professores, pais, alunos, funcionários, etc.).
Assinale a afirmativa CORRETA:
		
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Todos os itens são falsos.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701288903)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Educação Física sofreu várias transformações em relação as concepções e tendências pedagógicas, Rui Barbosa em 1882, defendia a Educação Física nas escolas, com o caráter higiênico e eugênico, passando a Ginástica ser obrigatória para ambos os sexos, tendo em 1920, vários estados, com a reforma educacional, realizada a inclusão da Educação Fisica e Ginástica, portanto demorando a ser cumprida. Relacione as tendências pedagógicas da Educação Física Escolar, no decorrer dos tempos, com suas características, objetivos e métodos.
1. MILITARISTA    ( ) No governo militar (1964) valorizava-se aptidão física, para descoberta de talentos esportivos, visando o ganho de medalhas nas competições esportivas, principalmente pela conquista do tri-campeonato mundial de futebol, tendo sido também chamada de mecanicista, tradicional e tecnicista.
2. ESPORTIVISTA ( ) Educação Física denominada como Roda a Bola, por não ter sido formulado conteúdo específico, pela falta de políticas públicas, ficando o professor sem condições para o desempenho de seu trabalho.
 3. RECREACIONISTA ( ) Durante o período Getúlio Vargas a Educação Física tinha como propósitos, a formação de uma geração para suportar o combate, a luta, para atuar na guerra, como forma de fortalecimento do homem brasileiro, excluindo os incapacitados.
		
	 
	2 - 1 - 3
	
	3 - 2 - 1
	
	2 - 3 - 1
	
	1 - 3 - 2
	
	1 - 2 - 3
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701935422)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A escola nem sempre existiu. Nas sociedades anteriores a escrita, como entre os grupos indígenas existentes na América Latina a educação se faz pela convivência das crianças com os adultos: na vida diária das comunidades, no trabalho para sobrevivência, nas cerimônias coletivas e histórias passadas de geração em geração, onde todo adulto é um professor. Quanto a escola como espaço sociocultural e da diversidade pode-se afirmar:
I - A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal.
II - Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios.
III - Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos faz dela (professores, pais, alunos, funcionários, etc.).
Assinale a afirmativa CORRETA:
		
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Todos os itens são falsos.
	 
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701796236)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As diferentes leis da educação brasileira propõem finalidades para Educação Física no âmbito escolar. Analise as afirmativas a seguir e responda: I - na Lei 4.024/61 a Educação Física estava preocupada em preparar mão de obra. II - na Lei 5.692/71 a Educação Física estava voltada para formação do cidadão crítico e participativo. III ¿ na Lei 9.394/96 a Educação Física é considerada componente curricular.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas uma afirmativa está correta.
	 
	Apenas uma afirmativa está incorreta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701289135)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com a Lei nº. 10.793/03, fica facultada a prática da Educação Física aos alunos que:
 
		
	
	Praticam modalidades esportivas em clubes conveniados com a escola e aos alunos em períodos de competições esportivas é facultada a prática da Educação Física na escola.
	
	Praticam modalidades esportivas na escola em que estudam e facultada a prática da Educação Física na escola e também aos alunos que possuem filhos.
	
	Estão matriculados no turno noturno e aos alunos maiores de trinta anos de idade é facultada a prática da Educação Física na escola.
	 
	Aos alunos que estiverem prestando serviço militar é facultada a prática da Educação Física na escola e também aos alunos que possuem filhos.
	
	Praticam modalidades esportivas na escola em que estudam e aos alunos maiores de trinta anos de idade é facultada a prática da Educação Física na escola.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702244016)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Valter Bracht (1999) explica que a escola, além de "escolarizar" conhecimentos e práticas sociais, procurou se apoderar do corpo e construir-lhe uma forma que fosse mais adequada à sociedade à qual ela está inserida e, frequentemente, coaduna com os seus valores. Esse aspecto é relevante na medida em que destaca que o tratamento proporcionado ao corpo, nas aulas de educação física, sofre, além da instituição escolar, influências externas da sociedade.
Nesse sentido, é possível afirmar que a prática pedagógica em educação física no projeto de Brasil dos militares, a partir de 1964 durante a ditadura, estava ligada ao desenvolvimento:
		
	
	da liberdade de expressão e do desporto. O primeiro, porque era importante para a criticidade da classe trabalhadora; e o segundo, porque poderia contribuir para consolidar o país entre as nações desenvolvidas e, também, por sua relação com a primeira.
	
	do desporto, uma vez que poderia contribuir para consolidar o país entre as nações desenvolvidas e, também, porque havia nessa época um grande potencial esportivo entre os brasileiros.
	 
	da aptidão física e do desporto. O primeiro, porque era importante para a capacidade produtiva da classe trabalhadora; e o segundo, porque poderia contribuir para consolidar o país entre as nações desenvolvidas e, também, por sua relação com a primeira.
	
	 da alteridade e da saúde. O primeiro, porque era importante para a construção de um cidadão autêntico; e o segundo, porque poderia contribuir para consolidar o país entre as nações desenvolvidas e, também, por sua relação com a primeira.
	
	       da crítica e da liberdade de expressão nas escolas brasileiras.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701292426)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Entende-se por currículo oculto?:
		
	
	Conteúdos conceituais e procedimentais estabelecidos pelos parâmetros curriculares nacionais
	 
	Conteúdos que envolvem dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escola.
	
	Conteúdos sistematizados pelo Ministério da Educação
	
	Valores morais e éticos que devem moralizar a democracia
	
	Conteúdos determinados pelos temas transversais e que devem ser desenvolvidos em todos os anos escolares
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702284391)
	Acerto: 0,0/ 0,2
	Avalie as duas asserções a seguir:
As teorias/propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador PORQUE persiste, atualmente, apesar do surgimento de novas propostas metodológicas em Educação Física, o modelo esportivizado, cuja escolha por parte dos professores decorre, entre outros fatores, da formação tecnicista desses docentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é um proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira.
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702284396)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Ao ensinar o voleibol na escola, Marcela, professora de Educação Física do 6.º e do 7.º ano de ensino fundamental, desenvolve algumas situações de jogo no processo ensino-aprendizagem. Considerando essa situação, avalie quais dos objetivos apresentados a seguir a professora deve priorizar no planejamento de suas aulas de voleibol.
I. Aplicar os elementos técnico-táticos e as precondições fisiológicas para a prática, visando somente à vitória na competição.
II. Respeitar o estágio de desenvolvimento do estudante para a organização e a inclusão de regras.
III. Desenvolver noções táticas e técnicas que garantem a participação de todos para a fluência do jogo.
IV. Desenvolver fundamentos gerais que possam ser utilizados em outros jogos.
É CORRETO apenas o que se afirmam em:
		
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702284386)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Evanildo prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Evanildo se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente.
Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Evanildo deveria considerar a relação entre teoria e prática:
		
	 
	Reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local.
	
	Valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seria uma aplicação da teoria.
	
	Tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se.
	
	Compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar.
	
	Desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor.