Buscar

AV. DIDÁTICA

Prévia do material em texto

Disc.:  DIDÁTICA
		CEL0304_AV_
	 10/11/2018 09:23:45 (F) 
	AV
	Aluno: 
		Professor: 
	Turma: 9012/AB
	
	Avaliação:
10,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	DIDÁTICA
	 
	 
	 1.
	Ref.: 1166826
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Didática tem enfatizado a investigação de práticas pedagógicas diferentes daquelas que apresentam os conhecimentos sistematizados como verdades acabadas. Nesse contexto, a teoria sociointeracionista, tem-se revelado um caminho para a promoção de uma ação transformadora de ensinar e aprender, pois:
		
	
	nessa teoria, a perspectiva predominante é conduzir os alunos a apropriação de conhecimentos, bem como garantir-lhes a memorização de conteúdos.
	 
	nessa teoria, a perspectiva predominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para elaborar novos conhecimentos.
	
	nessa teoria, a perspectiva dominante é preconizar junto aos alunos apropriação de conhecimentos sistematizados, bem como introduzir-lhes novos comportamentos.
	
	nessa teoria, a perspectiva dominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para a produção e memorização.
	
	nessa teoria, a perspectiva é preconizar junto aos alunos a sistematização de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes novos comportamentos e repetições.
	
	
	 2.
	Ref.: 47870
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Embora a emergência da escola tenha sido acompanhada da profissionalização do magistério, essa é ainda uma problemática no campo educacional. Não obstante esforços, há ainda um grande número de professores leigos no Brasil. Chamamos de professor leigo:
		
	
	professor que fundamenta suas ações na formação continuada
	 
	pessoas despreparadas, que trabalham empiricamente
	
	trabalhador qualificado e contratado para atuar neste campo específico
	
	pessoas habilitadas, que fazem trabalho voluntário
	
	trabalhador qualificado mas que trabalha sem contrato
	
	
	 3.
	Ref.: 1188334
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho.  
Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.  
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.  
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era: 
		
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	
	 4.
	Ref.: 30365
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Freire nos conscientiza de que: [...] toda prática educativa libertadora, valorizando o exercício da vontade, da decisão, da resistência, da escolha; o papel das emoções, dos sentimentos, dos desejos, dos limites; a importância da consciência na história, o sentido ético da presença humana no mundo, a compreensão da história como possibilidade jamais como determinação, é substantivamente esperançosa e, por isso mesmo, provocadora da esperança (FREIRE, 2000, p. 23). Estas ideias de Paulo Freire, veiculadas como uma tendência pedagógica, foram denominadas de:
		
	 
	Pedagogia Libertadora
	
	Pedagogia Libertária
	
	Pedagogia Tradicional
	
	Pedagogia Bancária
	
	Pedagogia Construtivista
	
	
	 5.
	Ref.: 1099446
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os planejamentos na esfera educacional são indispensáveis. Com base na perspectiva progressista da educação, identifique as afirmativas mais adequadas para plano de curso; e assinale a opção correta:
I)O plano de curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos a ser alcançado por uma turma em um determinado tempo;
II)O plano de curso não dá a oportunidade ao professor de adequar o programa à realidade da sua classe;
III)O plano de aula está intimamente ligado ao plano de curso;
IV)Para elaborar o plano de curso não é necessário conhecer o nível e características dos alunos
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	A afirmativa III está errada
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	A afirmativa IV está correta
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	
	 6.
	Ref.: 47043
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os objetivos que se referem ao conhecimento, às habilidades físicas e às atitude, conforme a taxionomia de Bloom, caracterizam, respectivamente, os domínios
		
	
	Psicomotor, emocional e intelectual
	 
	Cognitivo, psicomotor e afetivo
	
	Afetivo, psicomotor e social
	
	Social, afetivo e cognitivo
	
	Intelectual, social e afetivo
	
	
	 7.
	Ref.: 1175488
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	(UFSC-UFFS/2009) Quando o(a) professor(a) planeja, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico: é preciso ensinar a certos(as) alunos(as), simplesmente, ou seja, é preciso desenvolver um currículo. Nesta situação, é preciso partir, ao menos, de três considerações: 1. Condições da situação no qual se realiza [...] 2. O currículo dado aos (às) professores(as) e os materiais. [...] 3. Um grupo de alunos(as) por possibilidades e necessidades concretas. [...] As determinações provenientes destes três âmbitos propõem a cada professor(a) um cenário desde o qual ele se pergunta o que fazer, e frente ao qual cada um responde com certa peculiaridade. Já que em todo grupo de alunos(as) e situação essas demandas seriam idênticas para os(as) professores(as), enquanto que as respostas individuais variariam, é óbvio que a configuração do espaço problemático que cada qual faz para si e as respostas que proporciona têm um caráter singular.(SACRISTÁN, J.G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 277-278).Considerando a questão do planejamento e seus elementos, analise as afirmativas abaixo:
I. o planejamento do trabalho pedagógico permite prever diferentes momentos do ensino, adequando-os às necessidades e exigências dos estudantes e da turma.
II. planejar o ensino significa moldar o currículo de modo a preestabelecer uma rotina fixa de atividades, independentemente das metas do ensino.
III. a atividade de planejar o ensino exige a consideração dos elementos já predefinidos nos documentos curriculares e que devem ser todos seguidos.
IV. a coerência entre os objetivos, os tipos de atividades e as formas de avaliar o processo ensino-aprendizagem é fundamental na organização do trabalho pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	
	 8.
	Ref.: 39665
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A professora Magali pretende abordar o tema Meio Ambiente, numa perspectiva interdisciplinar. Assim nessa perspectiva pretende:
I - buscar uma integraçãodos conhecimentos específicos de cada área, de tal forma que levem a uma compreensão mais ampla do ambiente;
II- atentar para a importância de os alunos desenvolverem uma consciência ambiental;
III- fragmentar o estudo do ambiente em áreas do conhecimento específico;
IV- Instigar a pesquisa e o trabalho coletivo em diferentes áreas que envolvem o ambiente;
V- promover o estudo do Meio Ambiente em programação com diferentes saberes referentes ao tema.
Está (ão)  correta (s) a (s)  alternativa (s): 
		
	
	Apenas a I, II e III estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas a I e III estão corretas
	 
	Apenas a I, II, IV e V estão corretas
	
	Apenas a III está correta
	
	
	 9.
	Ref.: 785782
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A avaliação no modelo tradicional de ensino limita-se a verificar, por meio de exames, se o aprendiz assimilou os conhecimentos transmitidos, valorizando a medição das quantidades aprendidas desses conhecimentos. Contrariando esse modelo, os novos paradigmas de avaliação que se buscam são aqueles que: I - Atuam de forma contínua ao longo do processo ensino-aprendizagem. II - Melhoram a aprendizagem acompanhando e orientando o educando. III - Acontecem em momentos estanques e pontuais, que valorizam os aspectos da memória.
		
	 
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença II está correta.
	
	
	 10.
	Ref.: 685039
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	( SESI, 2014, DF) Em uma escola de Educação Básica, os professores se reuniram para discutir os problemas relacionados à disciplina dos estudantes. Dentre as dificuldades sinalizadas pelos professores, foi quase unânime a fala de que a linguagem utilizada pelos estudantes era desrespeitosa e pejorativa. Um dos professores verbalizou que não entendia como desrespeitosa a linguagem dos estudantes, justificando que se tratava de uma linguagem informal e carregada de regionalismo. Segundo a perspectiva pedagógica que respalda as ações nessa instituição de ensino, é um procedimento correto:
		
	
	A disciplina da sala de aula é de responsabilidade somente do docente.
	
	As questões relativas ao regionalismo devem ser desconsideradas na situação em questão.
	
	A causa da indisciplina dos estudantes é de responsabilidade da família.
	 
	Alinhar coletivamente as possíveis intervenções docentes, objetivando o sucesso dos estudantes e um bom clima organizacional.
	
	Cada professor deverá definir as punições cabíveis para cada situação/estudante.

Continue navegando