Buscar

Ritmo nas aulas de educação física na educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
educação física
bruno gelsior mosca
ritmo nas aulas de educação física na educação infantil
Marília
2015
bruno gelsior mosca
ritmo nas aulas de educação física na educação infantil
Trabalho de atividades interdisciplinares
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bime
stral na disciplina de Metodologia de Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde;Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; Estágio Curricular Obrigatório I.
 
Orientador:
 Prof. Dndo Anisio Calciolari Jr.; Profª. Ms.ª Suhellen Lee; Prof. Dr. Raymundo Pires; Prof.ª Ms.ª Patricia Proscencio; Prof.ª Ms.ª Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof. Ms. Alexandre Schubert Caldeira. 
Marília 
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
4 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
PLANO DE AULAS......................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O ritmo é um movimento medido ou regular repetição. Está inserido em tudo em nossa vida, desde o bater do coração até o piscar de olhos, o caminhar. Para o professor de Educação Física, o ritmo é de grande importância, pois reflete diretamente na formação básica e técnica, na educação de movimento, na criatividade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as atividades rítmicas e expressivas fazem parte dos blocos de conteúdos da disciplina de Educação Física e inclui as manifestações da cultura corporal que tem a intenção de expressão e comunicação mediante os gestos e a presença de estímulos sonoros.
Na Educação Infantil a dança, oportuniza o desenvolvimento psicomotor da criança, promovendo e produzindo o conhecimento da cultura corporal e contribuindo para atingir fins educacionais.
A ginástica possibilita a transformação das relações humanas proporcionando ao ser humano um melhor reconhecimento do seu corpo, o compartilhar com o outro, o despertar para o mundo externo.
Diante disso, percebemos que a ginástica e a dança tem evoluído muito e sendo influenciada pelas diferentes culturas, tendo sofrido transformações ao longo do tempo, assim, contribuindo para a reflexão sobre a cultura corporal e a realidade em que vive.
DESENVOLVIMENTO
Ritmo é um fenômeno presente em tudo o que está em movimento. É uma qualidade física explicada por um encadeamento de tempo, uma mudança de tensão e repouso, ou seja, uma variação regular de repetições periódicas. A sensibilidade ao ritmo é importante para novas performances. 
Na preparação de um treinamento deve se levar em conta o ritmo diário de cada indivíduo.
Lópes (1977) define ritmo como força criadora e energia vital. Está presente em todas as manifestações do universo. É a causa do equilíbrio no movimento, da ordem e proporção no espaço tempo, é tudo o que está em constante movimento. 
Segundo Idla (1976), o ritmo não existe somente na música, constitui também um fenômeno orgânico-biológico.
Diante das definições, a idéia de ritmo é como algo interno, que impulsiona o próprio movimento estimula e indica seu papel significativo dentro das noções básicas do desenvolvimento humano, este está presente em todo e qualquer movimento voluntário, seja ele uma atividade específica ou livre.
Na Educação Infantil, o ritmo é de extrema importância, pois dá à criança a noção de duração e sucessão no que diz respeito à percepção de sons no tempo.
O ritmo pode ser individual ( ritmo próprio), grupal ( caracterizado pela dança, nado sincronizado), mecânico ( uniforme, que não varia), disciplinado ( condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (livre) e refletido (reflexão sobre o tema desenvolvido).
Os ritmos podem ser classificados em naturais e construídos. Os ritmos naturais são aqueles inseparáveis aos seres humanos e vitais para sua sobrevivência. São ritmos próprios de cada individuo, podem ser internos ou externos ao corpo humano (saltar, andar, etc). Os ritmos construídos são ritmos criados pelo homem, que estão em sincronia com os ritmos naturais.
Os ritmos também podem ser classificados através de seus fatores biológicos: ritmos circadianos, são os que alteram durante o dia e a noite ( respiração, digestão, circulação, oscilações na temperatura corporal, etc), ultradiano, são menos que um dia ( sucção de um bebê ao mamar, uma corrida de 30 minutos) e ritmos infradianos, que são mais que um dia ( ciclo do crescimento de um indivíduo, ciclo menstrual, desenvolvimento da força muscular durante um período de tempo).
Os ritmos biológicos são as variações fisiológicas que ocorrem durante as 24 horas, é a sincronização dos estímulos internos do corpo que variam de acordo com a hora do dia ou da noite e o tipo de atividade desenvolvida. O ritmo integrado ao ambiente está ligado as atividades diárias e as capacidades físicas necessárias para se manter uma boa qualidade de vida.
A educação física na Educação Infantil desempenha um papel de grande importância, pois nesta fase a criança está em pleno desenvolvimento das funções motoras, emocionais, sociais e cognitivas, passando da fase individualista para a vivência em grupo. Nesta aula o ambiente é propício para um aprendizado através das brincadeiras, desenvolvendo os aspectos cognitivos, motor, afetivo-social e emocional conjuntamente.
Segundo Pallarés (1981), as atividades rítmicas juntamente com outras atividades educativas, contribuirão com a Educação Física para que as crianças adquiram a base que é indispensável para a complementação de sua formação escolar.
 Segundo Barreto (2002), uma das finalidades da dança no ambiente escolar é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do seu corpo, assim, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quantos aspectos motores, sociais, afetivos, e cognitivos.
Na Educação infantil, o ensino da ginástica pode se tornar uma pratica muito estimulante e proveitosa, pois as crianças nessa fase possuem a necessidade de se movimentar, assim, proporcionando inúmeras experimentações, fazendo com que o aluno descubra suas possibilidades e o melhor conhecimento de si mesmo.
A ginástica e a dança são manifestações da cultura corporal que atualmente integram o universo das linguagens artísticas contemporâneas, compondo, um denso registro de saberes, gestos, sentidos e significados que, de alguma forma, exprimem e permeiam a realidade em que vivemos.
Trabalhar com a dança e a ginástica na educação infantil contribui para uma educação consciente e global, nas práticas pedagógicas, psicológicas e sociais que surgem como conseqüência, ambas são atividades estimulantes para as crianças, já que as possibilidades de movimento e expressão são diversas. Há uma grande contribuição para o desenvolvimento motor, cognitivo entre outros, trazendo benefícios a coordenação, disciplina, criatividade e organização.
Portanto, dança e a ginástica tem a finalidade de possibilitar ao aluno a visão de historicidade, permitindo a compreensão enquanto sujeito histórico, capaz de buscar caminhos para sua vida privada e social, podendo ser utilizadas como forma de reflexão sobre a cultura do movimento humano, assim, construindo uma consciência de classe e uma luta organizada pela transformação estrutural da sociedade. A educação através do movimento é uma prática que surti efeito, assim, ampliando o conhecimento do aluno e suas concepções a respeito de mundo no qual está inserido.
CONCLUSÃO
O ritmo tem o objetivo de ajudar a criança a conhecer o próprio corpo, favorecendo a estabilidade do esquema corporal auxiliando no desenvolvimento da linguagem, na compreensão do movimento,
possibilitando o manejo de modalidade e expressão.
Na Educação Infantil a dança traz inúmeros benefícios culturais, sociais, emocionais, cognitivos e motores favorecendo a conscientização do corpo e do senso crítico, formando um cidadão autônomo, com direitos e deveres.
A ginástica traz oportunidades de descobertas, a sensibilidade de sua própria cultura, conhecendo seu próprio corpo e identificando movimentos, assim, explorando suas potencialidades ampliando o seu conhecimento, porem utilizando de estratégias lúdicas como brincar, imaginar.
No entanto, a ginástica e a dança nas suas diferentes formas, devem fazer parte do conteúdo de Educação Física na Educação Infantil com o objetivo do aluno refletir sobre o acervo de representação do mundo que o ser humano tem produzido no decorrer da história, comprovando as manifestações criadas e desenvolvidas.
REFERÊNCIAS bibliográficas
http://marceloosiro.blogspot.com.br/2010/02/ritmo.html, acesso em 15 de out. 2015, 20:30:12
http://www.efdeportes.com/efd180/a-importancia-da-ginastica.htm acesso em: 15 de out. 2015, 21:05:18
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/viewFile/3310/3788 acesso em: 16 de out.2015,08: 10:56
http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10 acesso em: 16 de out. 2015, 09:02:54
http://www.efdeportes.com/efd166/ginastica-na-educacao-infantil.htm acesso em: 16 de out. 2015, 09:25:03
http://movimentoccm.blogspot.com.br/p/atividades-ritmicas.html acesso em: 16 de out. 2015, 10:03:45
http://paullynhaedfisica.blogspot.com.br/2010/03/o-que-e-ritmo_06.html acesso em: 16 de out. 2015, 19:42:37
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42232/ritmo-e-suas-funcoes-para-o-desenvolvimento-humano acesso em: 16 de out. 2015, 20:23:32
http://www.espacoacademico.com.br/091/91teixeira.pdf acesso em: 17 de out. 2015, 09:13:07
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA 1
	Data: 24/09/2015
	Horário: 13:20 às 15:00
	Ano: Pré I
	Nº de alunos: 11
	Tema: A manifestação do ritmo na Dança Subtema: 
	Conteúdo: Ritmo, equilíbrio, coordenação motora e lateralidade
	Objetivo: treinar habilidades de girar em um pé só, lados esquerdo- direito, todos no mesmo ritmo.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: aparelho de som; cd com músicas infantis variadas
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Aquecimento (seguir os movimentos corporais do professor durante a música).
Atividade 2: Treinar o giro de um pé só, para os lados esquerdo e direito.
Atividade 3: Treinar a coreografia realizada pelo professor até memorizarem e automatizarem todos os movimentos até que os mesmos pareçam corretos.
Atividade 4: Voltar a calma com música lenta, seguindo o movimento do professor.
	Avaliação: A avaliação ocorrerá durante a aula através da observação do desenvolvimento das habilidades de cada aluno.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA 2
	Data: 25/09/2015
	Horário: 12h30 às 14h10
	Ano: maternal II
	Nº de alunos: 9
	Tema: A manifestação do ritmo na Ginástica Subtema: 
	Conteúdo: Ritmo, equilíbrio e coordenação motora
	Objetivo: Vivenciar e experimentar formas ginásticas que impliquem na possibilidade de saltar, equilibrar, girar, trepar e balançar.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: materiais emborrachados: colchonetes, túneis e escada.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: propor aos alunos situações para que rolem, saltem, engatinhem, subam e desça.
Atividade 2: No parque, propor um passeio pela floresta (jogo simbólico), utilizando de diversas formas ginásticas como: escalar montanhas, saltar pedras, passar por ponte, balançar.
Atividade 3: Retomar as atividades realizadas e solicitar que as representem através de desenho e pintura no papel pardo.
	Avaliação: A avaliação ocorrerá durante a aula através da observação do desenvolvimento das habilidades de cada aluno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando