Buscar

1.1 Trabalho como Práxis

Prévia do material em texto

1,1 TRABALHO COMO PRÁXIS: QUANDO O HOMEM SE FAZ .
	
	
	
		1.
		Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
	
	
	
	Que o núcleo da questão é que o homem se torna um ser quando responde de forma imediata às suas necessidades naturais.
	
	
	Que os animais não trabalham porque não são humanos, embora alguns animais possam trabalhar, como os cavalos.
	
	
	Que todo animal que trabalha um dia pode via a ser um homem.
	
	
	Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
	
	
	Que o ser humano é um animal e por isso os trabalhadores são tratados como animais por seus patrões capitalistas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a constituição da sociabilidade humana, ou seja, para a produção e reprodução da vida social. Por produção entende-se o processo através do qual o homem retira da natureza seus meios de vida. Como afirma Barroco (2000), através do trabalho, o homem não apenas se adapta a natureza, como o animal, mas passa agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus objetivos. A partir das considerações acima é correto afirmar que:
	
	
	
	O trabalho aproxima os homens mas afasta as mulheres.
	
	
	A natureza passa a agir sobre o homem quando ele trabalha com animais.
	
	
	A reprodução da vida animal depende da sociabilidade humana.
	
	
	A produção é um roubo, pois o homem subtrai da natureza seus meios de vida.
	
	
	Ao perguntar pelo hoje o homem projeta o futuro.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo a filosofia Marxiana:
	
	
	
	As condições materiais de existência são determinantes na formação da identidade do ser.
	
	
	As condições materiais de existência são determinantes na formação do capitalismo.
	
	
	As condições materiais de existência não possuem correlação.
	
	
	As condições materiais de existência não são determinantes na formação do capitalismo.
	
	
	As condições materiais de existência não são determinantes na formação da identidade do ser.
	
Explicação:
Segundo a filosofia Marxiana, as condições materiais de existência são determinantes na formação da identidade do ser, do ser humano genérico. P.18 do livro.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: I. Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. II. Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. III. Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
	
	
	
	I,II e IV são verdadeiras.
	
	
	III e IV são verdadeiras.
	
	
	II,III e IV são verdadeiras.
	
	
	I, II,III são verdadeiras.
	
	
	I,II,III e IV são verdadeiras.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de:
	
	
	
	Eliminação das relações entre as classes sociais
	
	
	Eliminação da ideologia
	
	
	Direitos civis, políticos e sociais.
	
	
	Eliminação dos conflitos sociais
	
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
	
	
	
	ética.
	
	
	práxis
	
	
	psicológica
	
	
	mediação
	
	
	teleológica.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
	
	
	
	Desenvolve atividades sem comprometimento com os interesses sociais presentes nos espaços sócio-ocupacionais.
	
	
	Não devemos considerar que há uma margem de autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais estão envolvidos.
	
	
	Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
	
	
	Há necessidade de uma sólida formação teórica e técnica, mas principalmente das improvisações. O planejamento do trabalho é dispensável.
	
	
	Não é um trabalhador assalariado, qualificado e solicitado a responder a demandas e entidades empregadoras.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual foi o papel desempenhado pelos burgueses no fim da sociedade feudal?
	
	
	
	Os burgueses não realizaram o renascimento do comércio, no entanto, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade.
	
	
	Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Porém não alteraram a estrutura econômica ou o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade.
	
	
	Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Inauguraram nova forma a estrutura econômica, pois realizaram o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade.
	
	
	Os burgueses não formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal, pois só buscavam o lucro.
	
	
	Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Inauguraram nova forma a estrutura econômica, pois realizaram o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro para a monarquia.
	
Explicação:
Os burgueses formaram uma nova classe social no fim da sociedade feudal. Inauguraram nova forma a estrutura econômica, pois realizaram o renascimento do comércio e, dessa maneira, implantaram a circulação de mercadorias e buscaram lucro em sua atividade. P. 11 do livro.

Continue navegando