Buscar

RESUMO MICROBIOLOGIA ALIMENTOS, INDUSTRIA, PROTOZOOLOGIA

Prévia do material em texto

ALIMENTOS
Benefícios: Produzir alimentos por fermentação; Podem ser produzidos em grande quantidade como alimento ou suplemento alimentar
Malefícios: podem causar deterioração do alimento; intoxicação alimentar ou infecções transmitidas por alimentos; Problemas para a indústria de alimentos.
Relação entre microrganismos e a qualidade do produto alimentício: Os números e tipos de microrganismos presentes no alimento refletem a qualidade e a segurança do alimento.
Microbiota própria/manuseio
Carne: bac proteolíticas, lipolíticas, fungos, patógenos: clostridium, staphylococcus
Leite: bac do acido lático, leveduras, coliformes, peseudomonas. Patógenos: salmonela, staphylococcus, coxiela.
Deterioração:alteração na aparência, odor, sabor decorrentes da atividade metabólica dos microrganismos. Depende: -tipo de alimento -microrganismo envolvido, número de microrganismos presentes. Tipos: Ranço, putrefação, azedamento, fermentação, coagulação.
Inibir o crescimento micro: 
Preservar a qualidade: depende da temperatura e valor nutritivo
Frio(refrigeração, congelamento), calor(pasteurização, esterilização), redução da água(secagem, adição de soluto, defumação) Diminuição de pH, enlatamento, Radiação ionizante, aditivos(oxido de etileno, acido ascórbico, benzoato de sodio)
Bactérias halofílicas –necessitam de uma concentração mínima de sal para crescerem.
Fungos xerofílicos –capazes de se multiplicar em alimentos com baixa atividade de água.
Leveduras osmofílicas –capazes de se desenvolver em ambientes de alta pressão osmótica. 
Alimentos feitos com micro: pão, leite fermentado, ricota, iogurte, queijo, cerveja, vinho
Doenças: infecções, intoxicações, gastroenterite, salmoneloses, hepatite A, butolismo
INDUSTRIAL: é a parte da micro que se dedica a produção de bens e serviços por microrganismos. Otimização de certas reações para produção de compostos de interesse.
Principais micro: fungos, actinomycetos
Caracteristicas: cresce in vitro, cresce em larga escala, fácil manutenção, não patogênico, 
Uso: produção de fármacos, químicos, suplementos, bebidas, vacinas, controle de pragas, mineração, petróleo.
Fermentação de: produtos lácteos, vegetais, carnes, pães, bebida alcoolica
Produtos ligados a saúde: Antibiótico: penicilina em 1945; Enzimas: suplementos, acelera atividade bioquímica;
Aminoacidos e vitaminas: suplementos, terapias, aditivos; Esteróides: hormônios, inflamações, artrite
Micro no controle biológico: bioinseticidas: entopatogenos, fungos, bactérias
PROTOZOOLOGIA: 
Importancia ecológica: biodiversidade, cadeia alimentar, oxigênio, bioindicadores
Importância econômica: medicina, farmacêutico, pesquisa, alimentícia
Filo Euglenida–euglenóides: São dulcíaquolos, mas são conhecidas espécies marinhas e de águas salobras. Maioria de vida livre, porém podem ocorrer algumas formas coloniais. São comumente encontrados em coleções de água ricas em matéria orgânica em decomposição –indicadores úteis da qualidade da água (Leocinclis, Phacus, Trachelomonas). São também utilizados no tratamento da água, pois extraem metais pesados, tais como magnésio, ferro e zinco dos afluentes. Outras são pragas ambientais e produzem substâncias tóxicas que causam doença pelo consumo de truta e surtos tóxicos, com grande destruição de peixes e moluscos no Japão.
Filo Kinetoplastida–tripanossomos e bodonídeos: Bodonídeos–de vida livre em ambientes marinhos e de água doce ricos em matéria orgânica. Tripanossomos –parasitos exclusivos e ocorrem no trato digestivo de invertebrados, vasos do floema de certas plantas e sangue dos vertebrados. Em humanos são parasitas os gêneros LeishmaniaeTrypanosoma. A forma da célula é mantida por uma película –membrana celular + camada de microtúbulosde sustentação. Tripanosomostêm capacidade de modificar seu revestimento de glicoproteína –torna difícil o tratamento das infecções por estes protozoários.
Filo Ciliophora: São bentônicos e planctônicos marinhos e encontrados em água salobras, em água doce e em solos úmidos. Sésseis ou de vida livre, ectoou endossimbiontese várias espécies parasitas. São importantes como endossimbontesmutualistas de ruminantes como cabras, ovelhas e gado. Parasitas de peixes e uma espécies, Balantidiumcoli, é parasita intestinal humano. São amplamente utilizados como indicadores de qualidade de água e para clarificar a água em unidade de tratamento de esgoto.
Filo Apicomplexa: Todas as espécies parasitas. Caracterizados pela presença de organela s na extremidade anterior da célula –complexo apical. Complexo apical –prende o parasita a uma célula hospedeira e libera uma substância que faz com que a membrana da célula hospedeira englobe o parasita para dentro do citoplasma. Espécies de parasitas humanos –Plasmodiumspp. e Toxoplasma gondii. Reprodução assexuada –fissão múltiplas, fissão binária Reprodução sexuada é gamética.
Filo Rhizopoda Emitem pseudópodes= utilizados tantos na alimentação quanto na locomoção. Dois tipos primários de pseudópodes: lobópodes(rombudos) e filópodes(filetes). Rizópodes podem estar circundados apenas por uma membrana-amebas nuas. Outras são recobertas por teca –teca-mebas. Apresentam vacúolo alimentar e alimentam-se por endocitose.
Filo Dinoflagellata: São comuns em quase todos os ambientes aquáticos do mundo. Cerca de 90% são planctônicos. Aproximadamente metade das espécies são fotossintéticas, e estas são produtoras primárias em muitos ambientes aquáticos. Algumas espécies formam colônias filmentosas. Muitas são capazes da bioluminescência -sistema luciferina-luciferinase. Maioria apresenta dois flagelos –que giram ou rodam na medida em que nadam (do grego dinos= “girando, rodando”).
Filo Choanoflagellata: São células pedunculadas, sésseis, solitários ou em colônias. São aparentemente idênticos aos coanócitos–celulares alimentares flageladas das esponjas. Têm um único flagelo, circundado por um colarinho transparente em forma de cesta Colarinho –funciona como uma rede de captura de alimentos. Alimento chega ao colarinho pelo batimento dos flagelos e é engobadopporpequenos pseudópodes.

Continue navegando