Buscar

O microrganismo capaz de causar doença transmitida por alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O microrganismo capaz de causar doença transmitida por alimentos (DTA) que apresenta as características coloração de gram positivo, PH 4 a 9,8, Aa mínima 0,86, temperatura de 7 a 48,9°c, produção de enterodoxina sim e formação de esporos não é? Staphylococcus aureus 
A atividade de água é também um parâmetro muito importante para o desenvolvimento microbiano. O valor absoluto da atividade de água dá uma indicação segura do conteúdo de água livre do alimento, sendo esta a única forma de água utilizada por parte dos microrganismos. Sobre a importância da Atividade de Água como fator limitante para o crescimento bacteriano, é CORR ETO afirmar: Os alimentos mais perecíveis possuem atividade de água superior a 0,90.
Um grupo de quinze pessoas da seção de recursos humanos de uma empresa foi comemorar o aniversário do chefe em um restaurante self-service. Ao retornarem à empresa, menos de uma hora de pois, doze pessoas do grupo apresentaram vômitos e náuseas. Todas que adoeceram consumiram bolo recheado confeitado. Após análise da amostra do bolo, verificou –se contaminação microbiológica. Staphylococcus aureus; higiene inadequada dos manipuladores e manutenção do alimento em temperaturas inadequadas por longo intervalo de tempo. 
As diarreias agudas que afetam pessoas recém -chegadas em determinados países estrangeiros, são conhecidas como "diarreia do viajante". O provável micro-organismo envolvido nestes casos é: Escherichia coli.
Basicamente as necessidades nutritivas dos microrganismos são as mesmas de todos os seres vivos que, para renovarem seu protoplasma e exercerem suas atividades, exigem fontes de energia e fontes de material plástico. De acordo com afirmação acima, onde o autor faz referência as necessidades nutricionais das bactérias. São micronutrientes: carbono, hidrogênio e Oxigênio.
A espécie Staphylococcus aureus pode causar enfermidades nos homens devido à produção de toxinas. São reconhecidas seis enterotoxinas estafilocócicas (A -F). Geralmente de início abrupto e violento, com náusea, vômitos e cólicas, prostração, pressão baixa e temperaturas subnormal. A Formação de nível de toxinas necessário para intoxicar, requer grande número de microrganismos. Assim, a presença de S. aureus em um baixo nível de população não necessariamente constitui um perigo. A enfermidade causada por Staphylococcus aureus se caracteriza como uma baixo nível de população não necessariamente constitui um perigo. A enfermidade causada por Staphylococcus aureus se caracteriza como uma: Toxinose.
A contaminação de alimentos é um dos principais problemas de saúde de inúmeros países. Os alimentos são excelentes substratos onde se desenvolvem numerosas espécies e variedades de microrganismos, por vários fatores ambientais. De todos os microrganismos as bactérias são as de maior participação nos processos de contaminações de alimentos. Intoxicação grave, causada pelo consumo de alimento contaminado por uma neurotoxina produzida por um microrganismo do gênero Clostridium. Essa intoxicação é denominada: botulismo.
FIOCRUZ - 2006. Um dos fatores que regulam o crescimento dos micro-organismos é a temperatura. Pode-se afirmar que a faixa de temperatura ótima de multiplicação dos mesófilos é: 25ºC a 40ºC
Quatro pessoas de uma mesma família foram hospitalizadas no mês de julho de 2012 com suspeita de 
Botulismo. O Botulismo infantil é uma toxiinfecção alimentar enquanto que Botulismo clássico alimentar é uma toxinose. 
As doenças transmitidas pelo alimento apresentam algumas classificações, sendo que a caracterizada pela ingestão de toxina Pré -formada pelo microrganismo em alimento é a: Toxinose.
Em relação ao gráfico de crescimento microbiano: 
II - A fase estacionária: corresponde à fase de estabilidade da massa de células após uma etapa de crescimento. 
III - Durante a fase log: nenhum fator é limitante para o crescimento microbiano. 
V - Na fase estacionária: ocorre o consumo das reservas metabólicas, redução de tamanho, alteração de composição e crescimento crítico, utilizando componentes de células mortas com o fonte de carbono. 
As afirmações corretas são: II, III e V
Os micro-organismos necessitam de água para sua sobre vivência, seu metabolismo e multiplicação, pois, todas as reações químicas das células necessitam de um meio aquoso. Os micro -organismos exigem a presença de água na forma disponível. O parâmetro que mede a disponibilidade de água em um alimento denomina-se: Atividade de água (Aa) que é a relação entre a pressão de vapor da água contida no alimento e a pressão de vapor da água pura, em uma dada temperatura. 
Os valores da atividade de água variam de zero a um, quanto mais se aproxima de 1, maior atividade de água do alimento, permitindo crescimento microbiano, deterioração química e deterioração da consistência. A atividade de água de um alimento pode ser reduzida em função da natureza da substância, da quantidade adicionada e da temperatura, portanto: 
I- A adição de sal a um alimento reduz o valor da atividade de água. 
II- A adição de açúcar a um alimento reduz o valor da atividade de água. 
III - A atividade de água de um alimento pode ser reduzida pela remoção da água a través dos processos de congelamento e desidratação. Assinale a alternativa correta: I, II e III
Visto que os nossos alimentos são de origem animal ou vegeta l, é interessante considerar as características dos tecidos animais e vegetais que influenciam o crescimento microbiano. Os FATORES INTRÍNSECOS ao alimento podem também ser chamados de fatores inerentes (afetam o crescimento microbiano), os EXTRÍNSECOS ao ambiente de fatores inerentes (também, afetam o crescimento microbiano). Em relação aos FATORES INTRÍNSECOS aos alimentos, analise as opções abaixo e marque a que NÃO é considerada um FATOR INTRÍNSECO na deterioração dos alimentos? Temperatura.
Dentre os fatores intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microrganismos no alimento, a atividade da água é um deles. Sabe-se que a adição de açúcar promove? Redução da atividade da água.
Como pode ser classificada a doença transmitida por alimentos, causada pela ingestão de microrganismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de invadir tecidos (ex: Salmonela)? Infecção.
Paciente feminina, 29 anos, apresenta sintomas como náuseas e vômitos. Além disso, seus exames laboratoriais apontam infecção por Helicobacter pylori. Em relação aos cuidados nutricionais que deve mas sinale a alternativa correta. É necessário evitar o uso de refrigerantes.

Continue navegando