Buscar

REVISÃO PARA PROVA 01

Prévia do material em texto

REVISÃO PARA PROVA
CIÊNCIA E PESQUISA
PROFESSORA: KELLY
ROTEIRO DE ESTUDO - METODOLOGIA DE PESQUISA 1º Bimestre PESQUISA 
• Pesquisa Científica – Conceito. 
 É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com
as normas metodológicas. 
 Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.
• Explicar os tipos de Pesquisa, de acordo com sua classificação - Exploratória (Bibliográfica e de Campo Qualitativa), Descritiva (Documental e de Campo Quantitativa), Explicativa (Experimental). 
 Exploratória – a investigação de algum objeto de estudo que possui poucas informações;
 Descritiva – estando dentro de análises quantitativas e qualitativas, quando há um levantamento de dados e o porquê destes dados;
 Explicativa – informar e explicar a ocorrência de algum fenômeno.
Pesquisa Exploratória:
- Levantamento Bibliográfico: Consiste no exame da literatura científica, para levantamento e
análise do que já se produziu sobre determinado tema. As fontes deste tipo de pesquisa são livros, artigos científicos publicados em revistas, periódicos impressos ou digitais e qualquer publicação científica acessível existente sobre o tema estudado.
- De Campo – Qualitativa: É uma coleta de dados, também chamada de levantamento, referentes à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem na realidade de um indivíduo, de um grupo de pessoas ou de uma comunidade.É uma coleta de dados, também chamada de levantamento,
referentes à observação de fatos e fenômenos exatamente como
ocorrem na realidade de um indivíduo, de um grupo de pessoas ou
de uma comunidade.
Pesquisa Descritiva:Quantitativa
- De Campo 
Utilizada quando o pesquisador pretende levantar dados
sobre as motivações de um grupo, em compreender e
interpretar determinados comportamentos, saber a opinião e
as expectativas dos indivíduos de uma população.
Qualitativa
- Documental: É realizada em documentos originais, que ainda não foram tratadas analiticamente por nenhum autor para, assim, não ser confundida com a pesquisa bibliográfica. As fontes para esse tipo de pesquisa são inúmeras e os dados podem ser coletados em leis, projetos, regulamentos, registros de
cartório, processos, documentos institucionais arquivados, documentos pessoais como cartas, fotografias ou vídeos, prontuários médicos, entre outros.
Pesquisa Explicativa: É realizada em documentos originais, que ainda não foram tratadas analiticamente por nenhum autor para, assim, não ser confundida com a pesquisa bibliográfica. Dependendo da origem dos documentos, o pesquisador precisa de autorização para divulgar os dados coletados e utilizados em
seu trabalho.
- Experimental: A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. Ela representa o melhor exemplo de pesquisa científica. Depende de aprovação (CEP e CEUA).
- Ex-post facto: Esse tipo de pesquisa analisa os dados ‘a partir do fato passado’, verificando a existência de relações entre variáveis, que podem ter sofrido variações dependendo do curso natural dos acontecimentos. Nas ciências da saúde, é a pesquisa do tipo caso-controle, que se baseia na comparação entre duas amostras. Uma amostra constituída por pessoas que apresentam determinada
característica e outra amostra selecionada de forma análoga a primeira, com exceção daquilo que se pretende investigar.
- De Coorte: O estudo de coorte se refere a um grupo de pessoas que tem alguma característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada por um certo período de tempo, para se observar e analisar o que acontece com elas. Dois grupos que possam ser comparados.
 
 
- Estudo de Caso: O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem controle sobre o fenômeno estudado.
• Diferenciar as pesquisas Ex-Post Facto, de Coorte e Estudo de Caso. EX-POST FACTO COORTE ESTUDO DE CASO
Esse tipo de pesquisa analisa os dados ‘a partir do fato passado’,
verificando a existência de relações entre variáveis, que podem
ter sofrido variações dependendo do curso natural dos
acontecimentos.
O estudo de coorte se refere a um grupo de pessoas que tem alguma
característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada
por um certo período de tempo, para se observar e analisar o que
acontece com elas.
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual.
• Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não
tem controle sobre o fenômeno estudado.
• Ele contribui para compreender melhor os fenômenos individuais,
os processos organizacionais e políticos da sociedade.
• O que são desenhos de pesquisa? 
É o planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, que envolve tanto a diagramação quanto a previsão de análise e interpretação de coleta de dados.
Pode ser considerado o esqueleto ou guia utilizado para se planejar, implementar e analisar o estudo.
Considera o ambiente em que são coletados os dados e as formas de controle das variáveis envolvidas.
• Qual a diferença entre desenhos de estudo primários e secundários?
Primários: São as investigações originais, na qual o investigador é o primeiro a coletar os dados. 
 Dados coletados em entrevista, observações, exames, entre
outros.
Secundários: São os estudos que procuram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com registros comuns aos mesmos.
 
 Revisões de literatura, guias (guidelines) oferecendo orientações para a clínica médica, análises de decisão e estudos de análise econômica (Datasus).
• Como podem ser os desenhos de pesquisa com relação à interferência do pesquisador no Estudo? 
Observacional: O pesquisador simplesmente observa o paciente, as características da doença ou transtorno, e sua evolução, sem intervir ou modificar qualquer aspecto que esteja estudando.
Observacional: O pesquisador simplesmente observa o paciente, as características da doença ou transtorno, e sua evolução, sem intervir ou modificar qualquer aspecto que esteja estudando.
• O que é perfil de avaliação epidemiológica em desenhos de pesquisa? 
Descritivo: São estudos caracterizam aspectos semiológicos, etiológicos, fisiopatológicos e
epidemiológicos de uma doença. São utilizados para conhecer uma nova ou rara doença, ou agravo à saúde, estudando a sua distribuição no tempo, no espaço e conforme peculiaridades individuais. Trata-se de estudos longitudinais.
Analítico: São os modelos de estudo utilizados para verificar uma hipótese. O investigador introduz um fator de exposição ou um novo recurso terapêutico, e avalia-o utilizando ferramentas bioestatísticas. Geralmente, constituem-se na base dos estudos primários.
• O que é controle comparativo em desenhos de pesquisa? 
Comparativo: Pesquisas onde se comparam grupos diferentes, não sendo um controle do outro. Por exemplo, ao estudar pacientes com quelóide, o grupo controle seria constituído por pacientes com cicatriz normal – a comparação não se trataria de um estudo controlado, e sim de um estudo apenas comparativo.
• O que é mascaramento em desenhos de pesquisa? PROJETO DE PESQUISA
Mascaramento = implementação de caráter cego: procedimento no qual uma ou mais partes do estudo não é informada quanto às designações para tratamento. O caráter cego simples normalmente refere-se ao fato de cada paciente não ser informado quanto ao tratamento a ele designado. O caráter duplo cego refere-se ao desconhecimento sobre a designação do tratamentotanto pelo paciente quanto pelo investigador e pelo monitor, e ainda, em alguns casos, pelo analista de dados. 
• Quais os elementos que compõem o projeto de pesquisa (simplificado)? 
 • Tema Delimitado
 • Problema de Pesquisa e Hipóteses
 • Justificativa
 • Objetivo Geral
 • Referencial Teórico - Roteiro
 • Procedimentos Metodológicos
 • Referências
• Delimitação do Tema: O que é uma delimitação? Como se delimita um tema? 
Entende-se por delimitação do tema o ato de colocar limites a uma investigação científica. Os tópicos que podem ser usados para dar limites a pesquisa são os seguintes: região, cidade, bairro, grupo de pessoas, empresa específica, categoria de empresas, estudo de caso específico, limites temporais e o próprio tema.
• Problema de Pesquisa: O que é um problema? O que é Hipótese? 
O Problema prende-se ao tema do trabalho: ele deve esclarecer a dificuldade pessoal, social ou científica que se apresenta e que se pretende resolver. Trata-se de uma especificação maior do
tema, que deve ser apresentado em forma de uma pergunta bem delimitada e clara. É a questão que o pesquisador deseja ver respondida na conclusão de sua pesquisa.
De acordo com Douglas Tybel o problema pode ser elaborado pelo seguinte esquema: 
Palavra Qualificadora + Tema + Ligação da hipótese + Recursos/Solução atual
A Hipótese é a resposta provável ao problema de pesquisa. Pode haver mais de uma hipótese, mas elas são provisórias e serão confirmadas na conclusão da pesquisa.
• O que é Justificativa?
A Justificativa deve apresentar a relevância pessoal da pesquisa, explicando o por quê, a razão da escolha desse tema, lembrando-se de fazê-lo de forma impessoal. Ela também deve ressaltar a importância do estudo para os profissionais da área do pesquisador, bem como para outras áreas que podem se beneficiar com os resultados obtidos na pesquisa, demonstrando a relevância científica e profissional. Para finalizar, a justificativa deve apresentar argumentos sobre a importância da pesquisa para a sociedade, os benefícios que ela trará para as pessoas de forma geral, demonstrando a relevância social. Quem será beneficiado com os resultados da pesquisa? 
• O que é um Objetivo Geral? 
É a parte do trabalho onde se apresenta o objetivo geral da pesquisa, informando sua finalidade, utilizando verbos de abrangência ampla como: adquirir, analisar, diagnosticar, estudar, propor, sugerir, projetar, desenvolver, aperfeiçoar, apreciar, apresentar, entender, melhorar ou dominar, pois admitem muitas interpretações.
• O que são Procedimentos Metodológicos? 
 Os procedimentos metodológicos constituem a fase final de apresentação de um projeto de pesquisa. Após ter esclarecido as facetas do problema, sua fundamentação teórica (em que argumentos irá se sustentar/visões que irá refutar) e revisão bibliográfica (o que outros autores já escreveram sobre o assunto), é hora de demonstrar como o problema será abordado empiricamente. Para tanto, é preciso apresentar como isso será feito na seção dos procedimentos metodológicos.
Nesta etapa, o aluno deverá estipular a pesquisa pretendida:
 • Se será Exploratória, por meio de levantamento bibliográfico ou por meio de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa – o objeto de estudo possui poucas informações;
 • Se a pesquisa será Descritiva, por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa, ou por meio de uma pesquisa documental, baseada no levantamento de dados arquivados em determinado lugar.
 • Ou, ainda, se a pesquisa for Explicativa, por meio de um estudo Ex-post facto ou de Caso, informando a ocorrência de algum fenômeno.
 
• O que é Referencial Teórico? 
O referencial teórico apresenta uma síntese das informações já publicadas referentes ao tema. No projeto simplificado, o aluno deverá apenas descrever em tópicos os assuntos que serão abordados na pesquisa bibliográfica; Tais tópicos devem nortear os assuntos tratados na pesquisa.	
• O que são Referências? Como se apresenta e se formata a referência de um artigo científico publicado em revista on line? Como se apresenta e se formata a referência de um livro com dois autores? (OBSERVAR OS MODELOS PRINCIPAIS DISPONÍVEIS NA AULA 01)
As referencias são as obras/sites utilizados como fonte de informação na pesquisa.
ABNT X SESSÃO TUTORIAL
• Artigo de Internet (sem autor) - ABNT:
SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia. Comunicado da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre câncer da pele, proteção solar e vitamina D. 2016. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/noticia/ comunicado-da-sociedadebrasileira-de-dermatologia-sobre-cancer-da-pele-protecaosolar-e-vitamina-d/>. Acesso em: 20 jan. 2018.
• Artigos de Internet (sem autor) – Sessão Tutorial:
Comunicado da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre
câncer da pele, proteção solar e vitamina D, publicado na site
da Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2016.
ABNT X SESSÃO TUTORIAL
• Livros - ABNT:
GUYTON, A. C.; HALL, J.E. Fundamentos de Fisiologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 568 p.
• Livros – Sessão Tutorial:
GUYTON e HALL, Fundamentos de Fisiologia. 13.ed. 2017.

Continue navegando