Buscar

Teorias e Sistemas Psicológicos: Comportamentalismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓG. I: COMPORTAMENTALISMO   
	Aluno(a): CLAUDINEA NUNES MACHADO
	Matrícula: 201510502009
	Acertos: 0,4 de 0,5
	Início: 25/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201513116822)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o realismo e pragmatismo e sua relação com o behaviorismo metodológico e radical, respectivamente, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O Behaviorismo Metodológico não foi baseado no Pragmatismo, pois seu foco não estava no uso de termos familiares e sim no método que possibilitasse apreender de forma objetiva o comportamento observável.
	
	Lei da magnitude de resposta
	
	O Behaviorismo Clássico foi baseado no Realismo. Incluía o estudo do comportamento objetivo e subjetivo, aceitando a noção do dualismo proposta pelo Realismo popular ou ingênuo, utilizando o método da introspecção, em que a mente era uma espécie de palco ou arena.
	
	O Behaviorismo Metodológico foi baseado no Pragmatismo, pois defendia o uso de termos familiares e conceitos úteis, o mais próximo possível da fisiologia.
	
	O Behaviorismo Radical foi baseado no Realismo e no Pragmatismo visto que Skinner inclui o estudo dos eventos encobertos assim como o estudo da mente e da consciência.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513116947)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à visão de homem, contrastante na abordagem comportamental e na psicologia evolutiva, são feitas as seguintes afirmativas: I. A abordagem comportamental considera que o homem é ambientalmente determinado pela sequência de comportamentos e de reforços, criando uma ilusão de liberdade; II. A abordagem comportamental surge como uma modalidade de discurso psicológico crítico da visão monista materialista de homem e da correspondente desvalorização daquilo que ocorre privadamente no indivíduo; III. A psicologia evolutiva descreve os componentes fundamentais da natureza humana, os quais podem ser compreendidos em termos de mecanismos psicológicos selecionados pelo indivíduo como úteis para a evolução pessoal; IV. A psicologia evolutiva sustenta que o comportamento humano depende de mecanismos psicológicos que foram modelados pela seleção natural no ambiente anterior de adaptação.
		
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	III e IV.
	 
	I e IV.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513116959)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tipo de behaviorismo que não nega a existência da mente, mas nega-lhe status cientifico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade.
		
	
	Behaviorismo radical
	
	Análise do comportamento
	
	Análise experimental do comportamento
	 
	Behaviorismo metodológico
	
	Análise aplicada do comportamento
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513116812)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa cujas palavras completam corretamente a sentença abaixo: Um reflexo considerado forte é aquele cujo estímulo tem uma intensidade ___________ , a latência é _____________a duração da resposta é ___________ e a magnitude da resposta é ____________.
		
	
	baixa / longa / curta / baixa
	
	baixa / curta / curta / alta
	
	alta / longa / longa / alta
	 
	alta / curta /longa / alta
	
	alta / longa / longa / baixa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513116896)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Para o behaviorismo metodológico a subjetividade deve ser considerada ao se estudar o comportamento.
	
	O behaviorismo metodológico ficou conhecido como metodológico pela ênfase que dava ao método. Watson acreditava que a Psicologia deveria utilizar os métodos utilizados pelas ciências naturais, ou seja, a experimentação e a observação.
	
	Para o behaviorismo radical o comportamento é um evento natural.
	
	Skinner desenvolveu toda sua teoria em busca de explicar o comportamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais