Buscar

apol vertentes historiografica nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a seguinte citação: 
"[...] no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a história emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Júlio; LOPES, Marco Antônio (org.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 37. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a importância das diferentes dimensões da vida social, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A principal dimensão social analisada pela escola positivista era o do aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	
	B
	A narrativa histórica construída pelos positivistas abordava outras esferas da vida social, mas a análise política tradicional era quase unanimidade enquanto fio-condutor.
Você acertou!
Vertente de uma análise política tradicional emergia quase como uma unanimidade entre os especialistas como área de um interesse comprometido com um conhecimento importante e socialmente relevante. (livro, p. 41).
	
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos e técnicas específicas para estudar a dimensão das mentalidades sociais ao longo do tempo, e por isso a produção nesta área foi mais numerosa.
	
	D
	O positivismo elencava como foco de análise as questões processuais das formações das diferentes classes sociais.
	
	E
	A economia política sempre figurou entre a principal temática positivista no que se refere aos estudos históricos.
Questão 2/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Estudos Sociais diluiriam o conteúdo de História nas disciplinas de Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Os conteúdos curriculares foram direcionados a um sistema de ‘propaganda oficial’ [...] Impôs-se, assim, um ensino diretivo e acrítico, no qual a História aparecia como uma sucessão linear de fatos considerados significativos, predominantemente figuras políticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em COLEHO, João Paulo Pereira, COELHO, Marcos Pereira, BERTOLLETI, Vanessa Alves. Uma análise histórica do ensino de história no Brasil: regime militar (1968-1972) e conservadorismo pedagógico. IX Congresso Nacional de Educação - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Curitiba, PUCPR, 2009, p. 11047. Acesso na íntegra em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2631_1897.pdf. Acesso em 03 mar. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o ensino de História no período da ditadura civil-militar no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A disciplina História era abordada de maneira científica e reflexiva, de forma a dar ferramentas para que alunos e alunas pudessem intervir na sua realidade social.
	
	B
	O ensino de História era amplamente influenciado pela Escola dos Annales, sendo Marc Bloch e Michel de Certeau os principais nomes desta corrente.
	
	C
	A influência marxista se disseminou nas escolas a partir da obrigatoriedade institucional de utilizar Edward Palmer Thompson e sua metodologia de pesquisa.
	
	D
	Foi o período no qual a micro-história floresceu nas escolas, sob a influência crescente de Carlo Ginzburg.
	
	E
	A disciplina História foi fundida com outras áreas de humanas gerando a área de “Estudos Sociais”. O ensino de história assumiu uma característica tradicional e nacionalista, celebrando fatos, heróis e grandes personagens.
Você acertou!
“Sob uma perspectiva de ensino tecnicista, História e outras matérias da área de humanas foram condensadas nos chamados Estudos Sociais nos primeiros anos do processo educativo. Além disso, duas novas disciplinas foram criadas para os níveis de primeiro e segundo grau: Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), respectivamente. Embora possuíssem diferenças consideráveis, ambas divulgavam uma perspectiva de história tradicional e nacionalista, na qual eram enaltecidos os grandes personagens, heróis e fatos (majoritariamente ligados ao Estado e a outras instituições admitidas por ele) reconhecidos como significativos à narração histórica oficial e dignos de celebração cívica.” (livro-base, p. 9).
Questão 3/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a citação a seguir: 
“Tratava-se [...] de evocar os passos de uma historiografia que, havia muito, vinha revogando a superfície dos acontecimentos em proveito das estruturas de longa duração. No interior das ciências sociais, defendia Braudel, nem tanto a etnologia, mas a história fora a protagonista nessa tarefa de revogação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Henrique Estrada. Lévi-Strauss, Braudel e o tempo dos historiadores. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 29, n. 57, p. 165-186, 2009. p. 166. < http://www.scielo.br/pdf/rbh/v29n57/a07v2957.pdf>. Acesso em 04 mar. 2017. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as diferentes temporalidades históricas assinaladas por Braudel, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Para Braudel, a cada uma das temporalidades correspondia uma dimensão social, e estas estavam separadas hermeneuticamente e socialmente e por isso deveriam ser pensadas como desconexas.
	
	B
	Os fenômenos de longa, média e curta duração estão articulados e se relacionam entre si, e algumas dimensões sociais são mais bem analisadas em determinadas durações.
Você acertou!
Ao invés da perspectiva contínua, sequencial, linear e cronológica, observavam-se diferentes níveis de temporalidade, de acordo com os aspectos analisados no estudo histórico. Desse modo, identificou-se a curta duração dos acontecimentos, efêmeros e passageiros, mesmo quando impactantes; a média duração das conjunturas, ao mesmo tempo variáveis e múltiplas; e a longa duração das estruturas, cuja cadência de transformação opera de modo muito mais lento sob uma percepção bem mais longitudinal. (livro-base, p. 52).
	
	C
	As três durações identificadas por Braudel estão associadas a três grandes correntes historiográficas que foram influentes na formação do historiador francês.
	
	D
	Embora tenha refletido e escrito sobre as três durações, as análises históricas de Braudel detiveram-se sobretudo na curtíssima duração, focando nos grandes feitos dos homens do passado.
	
	E
	Dentre as durações elencadas por Braudel, a longuíssima se coloca como a mais importante, sendo as demais irrelevantes para análise histórica.
Questão 4/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte citação: 
“[...] os historiadores dessa chamada quarta geração [dos Annales] distanciaram-se em parte da geração anterior, no entanto não se desprenderam do ideal principal pregado pelos primeiros Annales, que foi a busca pela compreensão de leis anônimas que regessem as 'práticas coletivas'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Júlia Silveira, Tendência e Debates: da Escola dos Annales à História Nova. Historiae, Rio Grande do Sul, n. 1, vol. 1, 2010. p. 113-130. p. 116. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o foco de análise da Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:Nota: 20.0
	
	A
	A Escola dos Annales estava focada em desenvolver métodos que tornassem possíveis a análise dos discursos dos grandes homens do passado e de seus feitos, organizados e elencados coletivamente.
	
	B
	A ênfase em experiências individuais levava os historiadores dos Annales a buscarem fontes estatísticas e quantitativas para abordar o passado, principalmente a Antiguidade.
	
	C
	O destaque do anonimato das leis históricas não apagou o apego da Escola dos Annales a grandes personalidades do passado, principalmente reis e generais.
	
	D
	A Escola dos Annales abandonou o foco em indivíduos e eventos isolados, preferindo analisar a dimensão histórica coletiva e social.
Você acertou!
“[...] agregava-se a predileção por uma história voltada aos aspectos coletivos e sociais, em contrapartida a uma abordagem centrada em eventos isolados, fixados em indivíduos, determinadas elites e fatos irrepetíveis”. (livro-base de Historiografia Contemporânea, p. 50).
	
	E
	A historiografia dos Annales além do foco em grandes personagens do passado, também tratou de temas como guerras, batalhas, diplomacia e legislação.
Questão 5/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a seguinte citação: 
“Em sua Filosofia Positiva, Comte aplica às ciências sociais os métodos racionais utilizados na Matemática para extrair as leis que regem o desenvolvimento da sociedade, atribuindo um papel social à ciência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MOTTA, Cristina Dalva; BROLEZZI, Antonio Carlos. A Influência do positivismo na história da educação matemática no Brasil. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação vol. 6, p. 4660-4671, 2006. p. 4661. Artigo na íntegra em <http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/426CristinaDalva_AntonioCarlos.pdf>. Acesso em 02 mar. 2017. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as relações entre história e positivismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Influenciados pelo positivismo, historiadores afirmaram a história como saber científico, cujo método levaria a um conhecimento verdadeiro.
Você acertou!
Durante o século XIX, os historiadores se dedicaram a colocar o conhecimento histórico como um dos saberes científicos (livro-base, p. 32). “Em linhas gerais, os historiadores poderiam investir firmemente sobre o passado, extrair dele um conhecimento verdadeiro e, com isso, elaborar uma narração fidedigna dos fatos. Tudo isso com base em vestígios autênticos do passado, os quais comprovariam os eventos narrados pelos pesquisadores” (livro-base, p. 32)
	
	B
	O positivismo não teve impacto na história, sendo um campo restrito às ciências matemáticas e naturais.
	
	C
	A história se nutriu dos pressupostos positivistas, valorizando documentos produzidos pelas camadas populares, independente do seu caráter formal.
	
	D
	O conhecimento histórico influenciado pelo positivismo não chegou a influenciar a produção historiográfica brasileira.
	
	E
	A corrente positivista é a mais influente na historiografia contemporânea mundial no início do século XXI.

Continue navegando