Disciplina administraçãoda produção uniasselvi 1 prova  ead
6 pág.

Disciplina administraçãoda produção uniasselvi 1 prova ead


DisciplinaAdministração da Qualidade Total26 materiais92 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443097) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	9892207
Parte superior do formulário
	1.
	A engenharia possui um papel importante dentro da organização, e os produtos transformados precisam de um projeto específico para ser produzido e, portanto, engenharia e área fabril devem trabalhar juntas para que o processo produtivo esteja adequado com as ferramentas correta e pessoal treinado. Sobre o papel da engenharia e suas responsabilidades, analise as sentenças a seguir: 
I- Projeto detalhado do produto.
II- Resolver problemas.
III- Interagir com os fornecedores.
IV- Construir protótipos em escalas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Com a evolução natural do Just in Time (JIT), a partir de 1960, as técnicas e os modelos produtivos foram sendo desenvolvidos com a característica de uma produção enxuta, conhecida como lean manufacturin. Com esse modelo, a produção ganhou em escala, diminuindo os custos e melhorando a produtividade e, consequentemente, aumentado a participação do mercado. Esse processo de produção melhorou muito a vida das empresas na questão da produtividade. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Benchmarking. 
II- Engenharia simultânea. 
III- Células de produção.  
IV- Comakership. 
(    ) Identificam práticas bem-sucedidas que serão aplicadas e comparadas em outros setores da organização.
(    ) Relação profunda entre cliente e fornecedor.
(    ) Tem o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas operacionais em todas as áreas da organização.
(    ) Identificação de componentes similares, facilitando a fabricação dos produtos em estações de trabalho (células).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - IV -I.
	b)
	II - III - I -V.
	c)
	I - II - III - V.
	d)
	I - IV - II-III.
	 
	 
	3.
	Com a Revolução Industrial, as empresas começaram a fabricar mais produtos e, conforme a oferta e a procura aumentavam, diminuíam-se os preços. Uma grande revolução na produção melhorou todo o processo de fabricação, diminuindo o tempo para que o produto estivesse completo. Henry Ford, em 1910, foi o precursor no método de produzir automóveis. Sobre o método de inovação proposto por Henry Ford, analise as sentenças a seguir:
I- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com alto nível de padronização e grande ganho de escalas.
II- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com uma grande variedade de veículos com cores e modelos diferentes.
III- Implantou o sistema Just-in-Time.
IV- Ganhou o título de pai da administração ao revolucionar o processo têxtil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	 
	4.
	Uma dúvida que ocorre muito e pode até se parecer trivial para alguns, mas há motivos para se confundir quando se trata de bens e serviços. Para muitos clientes, essa distinção pode nem ser tão importante, mas para uma empresa, isso muda muita coisa em termos tributários e legais e principalmente no modelo de negócio. Outro dia, um anúncio exibia o seguinte: "Contrate agora nossos serviços! Nosso produto é único no mercado". Embora os dois conceitos sejam distintos, eles possuem pontos em comum e, muitas vezes, um pode estar embutido no outro. Além disso, há empresas que só vendem produtos, outras que apenas prestam serviços e muitas que oferecem ambos a seus clientes. Há situações em que a pessoa se confunde e usa o nome errado. É bem verdade que o chamado "setor de serviço" inclui também o comércio, que vende produtos elaborados por outros setores (indústria e agricultura). Sobre os produtos e serviços, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Adaptado de: <https://blog.contaazul.com/diferenca-entre-produto-e-servico>. Acesso em: 19 jun. 2018.
	a)
	Produtos são tangíveis, já os serviços são intangíveis.
	b)
	Produtos são tangíveis, já os serviços são de transportabilidade.
	c)
	Produtos e serviços são caracterizadas como estocabilidade.
	d)
	Produtos são intangíveis, já os serviços são tangíveis.
	 
	 
	5.
	Em uma indústria que transforma insumos em produtos, são necessários os mais variados procedimentos no processo de fabricação. O processo de fabricação está dividido em duas categorias: os recursos transformados e os transformadores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os elementos dos recursos transformados:
	a)
	Estão divididas em três situações: informações, instalações e consumidores.
	b)
	Estão divididas em três situações: materiais, informações e instalações.
	c)
	Estão divididas em três situações: materiais, informações e consumidores.
	d)
	Estão divididas em três situações: materiais, instalações e pessoas.
	 
	 
	6.
	Pode-se dizer que a cadeia de valor é um modelo teórico que descreve como se desenvolvem as atividades de uma empresa. Seguindo esse conceito, esta é composta por vários elos que formam um processo econômico: começa com a matéria-prima e chega até a distribuição do produto acabado. A análise da cadeia de valor permite aperfeiçoar o processo produtivo, uma vez que se pode ver, detalhadamente, passo a passo, o funcionamento da empresa. A redução de custos e a busca de eficiência na utilização dos recursos são os principais objetivos do empresário na hora de rever a cadeia de valor. Deste modo, a empresa consegue ampliar a sua margem (a diferença entre o valor total e o custo das atividades). Também é possível diferenciar dois tipos de atividades de valor. As atividades primárias (essenciais) são aquelas que estão implicadas com a criação física do produto e a respectiva transferência para o comprador. As atividades de apoio, por sua vez, sustentam as primárias e supõem a participação dos recursos humanos, das entradas e da tecnologia, por exemplo. Diante desse fato, sobre os processos essenciais da cadeia de valores, analise as seguintes afirmativas:
I- São processos que recebem suporte ao processo de apoio.
II- São processos coordenados diretamente pelos acionistas ou seus representantes na organização.
III- São processos cuja operacionalização demanda elevados investimentos.
IV- São processos que estão associados à atividade principal da organização e agregam valor ao produto. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 
	 
	7.
	Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e, muitas vezes, alguns acabam até mesmo &quot;passando por cima&quot; de outras pessoas. Sobre quais as tomadas que podem ser realizadas para manter o funcionário motivado no seu local trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- Possibilitar que as pessoas se sintam responsáveis por uma porção identificável e significativa do trabalho é uma das possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
II- Proporcionar um conjunto de tarefas que seja significativo e valha a pena, podendo automatizar todas as tarefas que não sejam significativas, são possíveis ações em prol da motivação no trabalho.
III- Proporcionar retroalimentação sobre a eficácia de desempenho