Buscar

DIABETE MELLITUS_2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIABETES MELLITUS
Conceito
O Diabetes mellitus é uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como consequência a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais (70 a 110 mg/dl). Para entender melhor o Diabetes, é preciso conhecer a função da glicose e da insulina em nosso organismo. A glicose é quem gera energia para nosso organismo funcionar, mas isso só ocorre se houver insulina. Portanto a função da insulina é garantir a entrada de glicose nas células para a produção de energia. Quando nos alimentamos, ingerimos vitaminas, proteínas, sais minerais e glicose (açúcar). Essa glicose é absorvida no intestino, entra na corrente sanguínea e com a ajuda da insulina, penetra nas células para produzir energia e assim garantir o funcionamento do organismo. Existem algumas formas ou tipos de Diabetes, sendo os mais conhecidos os do tipo 1 e do tipo 2, no entanto existem ainda outros tipos como o gestacional, o provocado pelo uso de alguns medicamentos ou provocados por doenças do pâncreas (tumores, etc).
Classificação
Diabetes Tipo 1
É o tipo de diabetes onde ocorre destruição das células do pâncreas que produzem insulina. Seu aparecimento se dá de forma abrupta em crianças, adolescentes e adultos jovens. O início dos sintomas é súbito e sua evolução clinica é rápida, podendo levar ao coma hiperglicêmico em poucos dias. É o chamado diabetes insulino-dependente, pois requer o uso de insulina no seu tratamento. Representa aproximadamente 10% do total de quem têm diabetes.
Diabetes Tipo 2
É o tipo de diabetes mais comum. Neste o pâncreas diminui a produção de insulina e/ou a insulina produzida não é bem usada pelo organismo. Ocorre geralmente em adultos após os 35 anos de idade. O início dos sintomas é lento e podem passar despercebidos por longos períodos, dificultando seu diagnóstico e o tratamento. É o chamado diabetes insulino-não-dependente, na sua maioria tratado com comprimidos, embora possa também as vezes ser tratado com insulina. Representa 90% das pessoas que têm diabetes.
Diabetes Gestacional
Geralmente surge em mulheres grávidas que não eram diabéticas, onde ocorreu alteração da tolerância a glicose em graus diversos diagnosticado durante a gestação. Geralmente, desaparece quando esta termina. Futuramente elas podem vir a desenvolver o diabetes tipo 2.
Outros tipos de Diabetes
Específicos de diabetes podem vir a ocorrer, mas constituem situações raras de ocorrer e são causadas por: defeitos genéticos funcionais das células Beta e na ação da insulina, doenças do Pâncreas, endocrinopatias, induzidos por fármacos e agentes químicos, infecções, formas incomuns de diabetes imuno-mediado. 
Sinais/Sintomas
Sinais ou sintomas do diabético:
Poliúria (aumento no volume normal de urina) / nictúria (maior eliminação de urina durante a noite;
Polidipsia (sensação de sede) / boca seca/Polifagia (fome excessiva);
Emagrecimento rápido/Fraqueza / astenia / letargia;
Prurido vulvar ou balanopostite;
Diminuição brusca da acuidade visual;
 Achado de hiperglicemia ou glicosúria em exames de rotina.
Complicações
Sinais ou sintomas relacionados às complicações do Diabete Mellitus:
Proteinúria (perda excessiva de proteínas através da urina);
Neuropatia periférica (síndrome caracterizada por disfunção dos nervos periféricos);
Retinopatia (lesões não inflamatórias da retina ocular);
Ulcerações crônicas nos pés;
Doença vascular aterosclerótica;
Impotência sexual;
Paralisia oculomotora;
Infecções urinárias ou cutâneas de repetição.
Diagnóstico
O diagnóstico do diabetes acaba se tornando difícil quando se considera que os sintomas clássicos da doença (poliúria, polidipsia e polifagia) não estão presentes na maioria dos casos de diabetes tipo 2 (DM2). Portanto, o diagnóstico do diabetes tipo 2 e do pré-diabetes só poderá ser confirmado através de testes laboratoriais de glicemia e de hemoglobina glicada (A1C).
Critérios para o diagnóstico de diabetes:
A1C ≥ 6,5% - ou –
Glicemia de jejum ≥ 126mg/dL - ou -
Glicemia pós-prandial de duas horas ≥ 200mg/dL no teste de tolerância à glicose. - ou –
Glicemia ao acaso (em qualquer horário) ≥ 200mg/dL em pacientes sintomáticos (poliúria, polidipsia e perda de peso).
Critérios para o diagnóstico de pré-diabetes:
A1C entre 5,7% e 6,4% - ou –
Glicemia de jejum entre 100-125 mg/dL – ou -
Glicemia pós-prandial de 2 horas entre 140 e 199 mg/dL, no teste oral de sobrecarga à glicose.
Tratamento Clínico
O tratamento do paciente diabético tem como objetivo reduzir o índice de complicações inerentes à doença e evitar descompensações que coloquem o indivíduo em risco de vida, além de aliviar os sintomas. Para tanto, é proposto que medidas não-farmacológicas sejam implementadas em todos os pacientes, como: melhorar a alimentação, o controle da pressão arterial e das taxas de colesterol, o abandono do fumo, a atividade física frequente, a revisão anual do fundo de olho e a avaliação anual da função renal. 
O tratamento farmacológico será avaliado de acordo com alguns critérios, conforme uma série de parâmetros clínicos e laboratoriais, porém é bastante comum a necessidade de uma combinação de medicamentos para controlar o nível da glicose no sangue, tendo como principais: Metformina e Sulfuniluréia. Alguns ajudam a insulina a trabalhar melhor nas células do corpo, ou seja, reduzindo a resistência à insulina. Outros, aumentando a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas. Há medicamentos que reduzem a absorção de glicose no intestino e também que suprem o hormônio glucagon. Mas de antemão os pacientes com diabetes tipo 1 quase sempre terão de fazer uso da insulina injetável (Insulinoterapia) e os pacientes com diabetes tipo 2 eventualmente necessitarão de insulina e quase todos usarão medicamentos chamados hipoglicemiantes orais.
INCLUIR TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA CARTILHA??? VEJAM A CARTILHA EM ANEXO MENINAS PÁGINAS 27-28 (EU ACHO)
Atuação da fisioterapia no tratamento do paciente diabético
O Diabetes pode trazer inúmeras complicações para a saúde. Associado a ele está à neuropatia diabética, que ocorre devido a lesões de vasos e nervos (os mais finos e posteriormente os mais grossos), por causa da variação da taxa de glicose no sangue. Essas lesões causam perda de sensibilidade e de força muscular em longo prazo, principalmente nos pés e tornozelos. Muitas vezes, os sintomas são sensação de queimação, formigamento, agulhadas, e outros tipos de dor, que pioram à noite e com o repouso.
A fisioterapia pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida de diabéticos. Com exercícios específicos de fortalecimento e alongamento muscular, treino de equilíbrio e orientações, as dificuldades que surgiram por causa da doença no dia a dia podem diminuir e até desaparecer. A capacidade de ficar em pé, caminhar com mais velocidade e por mais tempo, andar de ônibus ou outras tarefas como essas são devolvidas ao paciente, e com isso vem também mais independência.
Além disso, a fisioterapia trata de outros distúrbios que podem ou não estar relacionados com o Diabetes, como dores na coluna, tendinites, bursites, artroses, reabilitação de AVE – Acidente Vascular Encefálico, “derrame” – problemas posturais através do RPG – Reeducação Postural Global- doenças respiratórias (bronquite, asma, enfisema pulmonar, etc). A fisioterapia também atua em problemas de retenção de líquidos, através da drenagem linfática, técnica de massagem manual que auxilia o organismo a eliminar esses líquidos acumulados por insuficiência do sistema linfático.
Outra técnica que pode ser aplicada pelo fisioterapeuta é o Pilates, que é um conjunto de exercícios físicos de fortalecimento, alongamento, e coordenação que podem ser feitos tanto para o tratamento de problemas posturais quanto para dores musculares ou na coluna.
Mesmo que você não sinta esses sintomas, ou não tenha tantas dificuldades nas tarefas do dia a dia, vale a pena passar por umaavaliação e orientação dos exercícios mais indicados para o seu caso, pois a prevenção é a melhor amiga de uma vida saudável.
Referências
Entenda o Diabetes: O que é Diabetes. Disponível em: <http://www.portaldiabetes.com.br/diabetes/diabetes-sobre/> Acesso em 11 mai 2015, 20:12
<http://www.pbh.gov.br/smsa/biblioteca/protocolos/diabetes.pdf> Acesso em 11 mai 2015, 20:37
Associação Nacional de Assistência ao Diabético. Multiprofissionais da ANAD: Fisioterapia. <http://www.anad.org.br/Multiprofissionais/fisioterapia.asp> Acesso em 12 mai 2015, 09:45
COSTA, Márcia. Diabetes mellitus: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://orientacaomedicaessencial.com.br/diabetes-mellitus-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao/>. Acesso em 12 mai 2015, 10:27.
Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Tratamento Farmacológico do Diabetes Tipo 2. 2006. n.16, p.25-28. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF>

Outros materiais