A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Apol  Organização Pedagógica em Espaços não Escolares

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Considere o excerto a seguir:     
“Há na educação não formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. A informal opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências, ou pertencimentos herdados.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em 11 abr. 2017.             
Considerando os múltiplos espaços de educação que existem na cidade, leia as sentenças a seguir, analisando-as a partir do conteúdo apresentado no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico:
I. ( ) É necessário resgatar e valorizar os aspectos locais na promoção de uma educação voltada para o século XXI.
II. ( ) Para os profissionais da educação, ainda é um desafio materializar práticas pedagógica em ações comprometidas com a construção de novos espaços educativos.
III. ( ) A cidade, como possibilidade educadora, tem a função de formar cidadãos conscientes do seu papel social e do exercício da cidadania.
IV. ( ) Os professores têm pleno domínio das práticas pedagógicas e, portanto, no século XXI, educar já é não é mais um desafio. 
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F - V
	
	B
	F – V – V - V
	
	C
	V – F – V - F
	
	D
	F – F – V - V
	
	E
	V – V – V-  F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são VERDADEIRAS e a afirmativa IV é FALSA.  “[...]  a cidade como possibilidade educadora, que tem por base formar cidadãos conscientes do seu papel e do exercício pleno da cidadania, contextualizando as questão do desenvolvimento local e global [...]. na promoção de uma educação voltada ao século XXI também será desafio a ser conquistado por profissionais que tenham uma prática pedagógica materializada em bases teóricas sólidas e em ações comprometidas com a construção de novos espaços educativos. 
Questão 2/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento a seguir: 
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19. 
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico sobre o processo de conhecimento, analise as assertivas a seguir:
I. O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II. Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III. A educação é o meio pelo qual ocorre a articulação entre os indivíduos em rede.
IV. A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade da manutenção dos grupos sociais economicamente privilegiados.
São corretas as assertivas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
Você acertou!
As assertivas I, II e III são VERDADEIRAS. “A educação oportuniza a articulação dos indivíduos em rede, trabalhando de forma sincronizada e harmônica [...].  O conhecimento socialmente produzido pela humanidade [...] é repassado para todos pelos sistemas de ensino [...] esses sistemas contam com o apoio de outros sistemas educacionais que complementam o processo educacional [...].”  (Livro-base, p. 31)
A assertiva IV é FALSA. “ A modernidade está fundamentada [...] reconhecimento dos direitos dos indivíduos [...] concede a todos os indivíduos os mesmos direitos, sejam quais forem seus atributos econômicos, sociais ou políticos.” (Livro-base, p. 30)
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, IV, apenas.
Questão 3/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de mudanças. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 89. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, o relatório publicado por Jacques Delors (2006) recomenda que a educação seja sustentada por quatro pilares. Sendo assim, relacione, corretamente, os pilares às suas características: 
Aprender a conviver
Aprender a ser 
(  ) A vida dos cidadãos deve ser vista como bem maior e, portanto, deve ser respeitada.
(  ) Formação autônoma e coerente com o  seu próprio projeto de vida.
(  ) Desenvolver a criatividade e imaginação e, consequentemente, desenvolver-se como cidadão.
(  ) Conhecer o outro e a sua cultura e o respeito à diversidade.
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1 - 2
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	1 – 1 – 2 - 2
	
	E
	1 – 2 – 2 - 1
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 2 – 2 - 1
1 - “Aprender a conviver – constitui grande desafio à sociedade moderna, pois aprender a viver com o outro é exercício que necessita de conhecimento, habilidade e atitude.
Conceber uma educação para a paz, desenvolvendo assim como o respeito à diversidade, significa considerar a si próprio e aos outros, bem como oferecer condições para estes participantes. [...]
2 - Aprender a ser - Integra todos os anteriores e é indispensável a qualquer pessoa para a construção, de forma mais coerente e autônoma, de seu próprio projeto de vida. [...] elaborar pensamentos críticos; [...] entrar em contato com a criatividade, com os sentimentos e com a imaginação, desenvolvendo-se como pessoa e integrante de uma sociedade. ” (Livro-base, p. 42-43)
 
Questão 4/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A cidade tem sido historicamente um lugar de encontro e de civilização. Desde o seu aparecimento, há mais de 6 mil anos, a cidade tem estado estritamente vinculada ao conceito de cidadania e cultura.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GÓMES-GRANELL; C. VILLA; I. A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 61. 
Em uma cidade, são os habitantes que determinam a função que ela terá. Para que isso ocorra, é importante compreender o seu modelo de vida social. Tomando como referência o livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, analise as alternativas a seguir e responda à seguinte pergunta: qual será o benefício que  compreensão do modelo de vida social irá trazer para a cidade? Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A demarcação dos seus espaços geográficos.
	
	B
	A formação de novos espaços educativos.
“Os habitantes de uma cidade determinam a função que esta terá. A compreensão do modelo de vida social que se estabelece será fundamental para oportunizar espaços educativos que promovam o significado social que se almeja.” (Livro-base, p. 60).
	
	C
	O estabelecimento das suas fronteiras.
	
	D
	A influência do seu poder econômico na região.
	
	E
	As possibilidades de inclusão da cidade no processo de globalização.
 
Questão 5/5 - Questão 1/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Considere o excerto a seguir:     
“Há na educação não formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. A informal opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais