Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

História da Fisioterapia
A história da Fisioterapia acompanha a História Geral nos principais períodos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Industrialização.
1
Na Antiguidade, período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C. havia uma forte preocupação de cura em pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incômodas".
Idade Antiga
Usavam recursos da natureza como o sol, o calor, a água. Além do próprio movimento humano, incluindo músculos, articulações e respiração foram, desde a antiguidade, utilizados. 
 
 
 A eletroterapia vem da época em que os homens viviam em cavernas, e um deles, com dores crônicas no calcanhar, ao banhar-se em um rio, encostou acidentalmente seu pé em uma espécie de enguia elétrica e obteve uma melhora dos sintomas. No Egito, 500 a.c, os egípcios sabiam a capacidade do bagre elétrico e o tinham como uma divindade.
 
Na Antiguidade, grupos de monges utilizavam as pedras quentes sobre o abdome após as refeições, para favorecer a digestão e jejum. Posteriormente, descobre-se o relaxamento proporcionado pelas pedras quentes e da sua atuação profunda sobre os músculos,a normalização do fluxo energético para obtenção da homeostase (equilíbrio).
 
Contra- Indicações:
Indicações:
Fraturas;
 Ferimentos;
Osteoporose;
Tumores;
Cistite aguda;
Gravidez;
Infecções;
Câncer;
 
 Problemas musculares e articulares;
 Dores e tensões musculares;
Complicações intestinais;
 Músculos atrofiados;
 Cólica menstrual;
 Estresse físico/mental;
 Depressão;
 
A Medicina Ayurveda faz parte do milenar 
conhecimento holístico, tal herdado das tradições da Índia, e está presente nas práticas medicinais globalistas, valoriza a promoção do equilíbrio desde o interior da totalidade física e mental do ser humano e suas relações com a realidade externa. Os primeiros textos sobre a Ayurveda são datados de 1000 a 1500 A.C.
 
Solarizavam ervas e dinamizavam produtos da natureza para tratar doenças em níveis energéticos. 
Possuiam tratados específicos de herbologia, fitoterapia, uso de cristais, e produtos animais.
Iniciaram princípios da Yoga, uso de florais e homeopatia.
 Como a Índia foi invadida inúmeras vezes, muitos dos seus materiais foram queimados e outros levados para outros países, mas a essência e todo conhecimento jamais foi extinto.
 
 (460 - 370 A.C) Hipócrates, considerado "pai da medicina", recebeu ensinamentos do pai e em sua formação, estudou Retórica e Filosofia; Foi um dos primeiros a descrever e documentar tratamentos para a coluna vertebral. 
Claudio Galeno (130 a.C 199 d.C) também conhecido como Galeno de Pérgamo, foi um proeminente médico e filósofo romano de origem grega. Ele conseguiu, através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões, corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar á condições normais. 
 
O imperador chinês Hong-Ti (2698 A.C) criou exercícios de movimento respiratório, posteriormente chamada de "ginástica curativa". É considerado o ancestral de todos os chineses da etnia Han (a principal etnia da China), bem como o criador lendário de importantes elementos da cultura chinesa como: a astrologia chinesa, o feng shui e a medicina chinesa.
 
Acupuntura: deriva do latim (acus) agulha e punctura (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do paciente. 
A fabricação do aço é uma grande referência para associar a etnia chinesa Han ao desenvolvimento da Acupuntura.
 As primeiras referências à fundição do ferro são anteriores à esta, correspondendo à dinastia Chou (513 a.C.).
 
Em 1968, historiadores encontraram na tumba familiar da dinastia Han (sec. II a.C), nove agulhas para Acupuntura, quatro em ouro e cinco em prata, foi a primeira vez que se descobriu agulhas de metal usadas nos tempos antigos. 
Segundo a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, os pontos podem transmitir a função e as mudanças dos órgãos do interior do corpo para a superfície e, ao mesmo tempo, comunicar os fatores exógenos da superfície até ao interior.
BIBLIOGRAFIA
www.medicinachinesapt.com/acupunctura_chinesa.html
The Nighantu and the Nirukta, the oldest Indian treatise on etymology (pdf)
www.crefito3.org.br/dsn/fisioterapia.asp
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda
http://www.pedraluz.com.br/2010/01/historia-da-terapia-das-pedras-quentes.html
13

Mais conteúdos dessa disciplina