Buscar

portfolio do 8 semestre em administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................4
2.1 A IMPORTÂNCIA DO CICLO PDCA ....................................................................4
2.1.1 PLANEJAR.........................................................................................................5
2.1.2 FAZER................................................................................................................5
2.1.3 VERIFICAR.........................................................................................................6
2.1.4 AÇÃO .................................................................................................................6
3. CONTRATAÇÃO DE PESSOAL ............................................................................7
4. INTEGRAÇÃO DE DEPARTAMENTO ...................................................................8
CONCLUSÃO ...........................................................................................................10
REFERÊNCIAS .........................................................................................................11
��
INTRODUÇÃO
De um hobbie nasceu uma empresa próspera e de sucesso: a Doces Sensações. Idealizada e criada por Julia Andrades em meados de 2015, no estado do Paraná, a crescente da empresa foi tão grande e positiva que Júlia precisa entender a fundo o que fazer, como fazer, onde e quando tomar decisões para que o negócio deslanche ainda mais. 
A empresária montou sua empresa tendo como diferenciais sabores exoticos e tradicionais de brigadeiros, a localização, estacionamento próprio, vista privilegiada, e um exclusivo rodízio de brigadeiros que acontence duas vezes por semana. Até o dado momento a única forma de comunicação utilizada é o marketing boca-a-boca, válida ressalta que esta é uma ferramenta relevante que fortalece o posicionamento da empresa no mercado através da troca de ideias e opiniões dos consumidores, estes satisfeitos ou não. 
Júlia precisa desenvolver uma gestão para que a empresa continue a crescer, entre suas dúvidas, a principal é a questão de expandir a loja atual ou abrir uma filial. Para responder a estas indagações a jovem precisa entender como a gestão de uma empresa funciona e o quanto o sucesso desta está relacionado à organização da tomada de decisões.
Para nortear à empresária na gestão do negócio a aplicabilidade de determinados pontos é fundamental, como o ciclo PDCA, implantação de um sistema que integre todos os departamentos funcionais da empresa, um planejamento estratégico de TI. 
Todos os itens citados anteriormente serão abordados detalhadamente nas páginas a seguir, tudo com intuito de promover a reflexão das pessoas sobre a gestão de empresas e contribuir com a expansão da “Doces Sensações”, ao final será possível compreender como é doce o sabor de um expansão positiva, significativa, estratégica e assertiva, trabalhando com os recursos que trazem conversões, em vendas e transforma clientes em defensores da empresa. 
DESENVOLVIMENTO
Para realizar uma gestão empresarial de maneira assertiva existem várias ferramentas, técnicas, meios e ensinamentos a serem adotados. Um método fundamental para melhoria dos processos e para solução de problemas é o Ciclo PDCA. Este, um método cíclico que pode e deve ser repetida continuamente dentro de qualquer tipo de organização, privada ou sem fins lucrativos. 
	O ciclo PDCA tem origem no método científico desenvolvido por René Descartes, entretanto, foi totalmente reformulado e sua popularização aconteceu graças ao consultor Edward Deming, que uni-se a empresas japonesas para aperfeiçoar conceitos da gestão de qualidade total.
O PDCA possui quatro quadrantes interligados que possibilita ao gestor um direcionamento positivo nas tomadas de decisões e resolução de problemas do negócio. Este conjunto de consoantes e vogal originou-se da tradução das palavras: plan, do, check e act. A letra “P” (plan) tem por significado planejar. “D” (do) fazer. “C” (check) checar. Já a vogal “A” (act) representa o agir. 
A importância do ciclo pdca 
É de suma importantância definir prioridades na gestão de negócios para a resolução de problemas e a antecipação de solução daqueles que podem vir aparecer futuramente. 
Os quadrantes do ciclo PDCA têm por intuito contribuir com o entendimento não só como um problema surge, mas também como pode ser solucionado. É uma ferramenta essencial. Júlia deve seguir às etapas do ciclo para iniciar sua gestão. 
PLANEJAR
Assim, é importante definir o planejamento da empresa. Júlia deve inicialmente criar um briefing para reunir informações detalhadas do seu negócio, em seguida fazer uma análise delhada dos concorrentes mais próximos. A Análise Swot é uma ferramenta que examina forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Para planejar é crucial de antemão conhecer tudo sobre a empresa. 
Após conhecer tudo sobre a empresa é o momento de Júlia programar ações de comunicação para divulgar sua empresa, tanto em mídias off como televisão, rádio e mídias online como as redes sociais. A empresa precisa ter participação ativa principalmente na internet. Expandir o cardápio é uma estratégia para atender todos os tipos de segmentações de públicos. Um delivery conseguirá atender outra parte da população da cidade. Um cartão fidelidade para a empresa será uma ótima maneira para cativar clientes. Investir na ambientação do ponto de venda – PDV é uma criativa solução para atrair clientes através do visual. Um ponto muito importante para a gestão é a instalação ferramentas de gerenciamento de dados, programas para automação de caixas, comandas e etc. 
FAZER 
Para ser participava na internet, Júlia deve investir nas redes sociais, a criação de perfil comercial da empresa nos sites Facebook e Instagram é importantíssima. Gerenciar o conteúdo é passo seguinte, ser algo relevante para a sua audiência. É o momento de investir no visual, tanto das redes como do PDV. A expansão do PDV deve valorizar um dos diferenciais que é a vista previlegiada, ressaltando-a juntamente com o estacionamento próprio. 
Júlia deve investir em cursos profissionalizantes para que o leque de produtos seja mais abrangente e agrade uma audiência maior. A ferramenta do cartão fidelidade afagará os clientes e o retorno desses é certo. A implantação de sistema de gerenciamento acontecerá com software para controle do caixa, comandas e pedidos do delivery. Prática esta que reduzirá o tempo de Júlia nos diversos departamentos, a gestão fluirá, ela terá mais tempo hábil para pensar no negócio. A contratação de um funcionário responsável pelas entregas acontece neste ciclo. 
VERIFICAR 
Mudanças feitas e estratégias em prática é momento de verificar e analisar feedback. Entender o que foi assertivo e o que necessita sofrer alterações. Júlia chegou a conclusão que as redes sociais trouxeram um retorno gigantesco, os clientes além de consumirem os produtos, compartilham online imagens e mensagens falando da empresa, as fotos sempre são bonitas, o que causa retorno sgnificativo. As vendas cresceram exponencialmente com a adoção do delivery, toda a cidade é atendida e mais clientes conquistados. 
AÇÃO 
Tudo o que foi positivo deve continuar sendo otimizado. A grande técnica para fazer o ciclo PDCA funcionar é sempre colocar em prática. Destinar um tempo específico mensal e analisar o que foi positivo e negativo, a continuidade faz total diferença na gestão. A organização em todos os sentidos norteia o empresário. 
CONTRATAÇÃO DE PESSOAL
A empresa precisa contar com funcionarios engajados, mais que empregados, verdadeiros parceiros dos negócios,
dispostos a fazerem o negócio crescer. Para a ampliação da equipe de pessoal da “Doces Sensações” uma seleção será realizada, onde um jogo empresarial será adotado, para melhor avaliação do candidato, sendo o jogo de processos. Os jogos são importantes, pois são alternativas didáticas capazes de analisar teoria e prática das pessoas.
Os jogos de processos analisam habilidades técnicas das pessoas. Este jogo foi escolhido, pois como é uma empresa alimentícia que trabalha a fim de promover experiência gastronômica, é necessário ter e comprovar habilidades específicas para desempenhar as funções na empresa, principalmente no departamento de produção dos brigadeiros. 
A estratégia é preparar o ambiente adequado para os candidatos, neste caso a cozinha da doceira, lá vai acontecer a demonstração das atividades ali exercidas e em seguida os candidatos deveram reproduzir o que lhes foi apresentado. 
Os quatro candidatos que desenvolverem o trabalho com estética mais bonita, em menor tempo, com sabor próximo ao apresentado passará para a próxima fase. Em seguida, eles passarão por um teste em duplas para análise de do papel integrativo entre ambas as partes. 
O critério de escolha dessa fase levará em consideração o tempo, entrosamento e habilidades dos candidatos. Por meritrocaria, a dupla que se sair melhor passapara a próxima fase, esta, uma entrevista com a proprietária Júlia. 
Júlia fará suas endagações e escolherá quem melhor encaixa para o cargo. Este jogo será utilizado para contratação específica de pessoal para o departamento deprodução, ou seja, a cozinha da empresa. 
integração de departamentos 
É de suma importância a integração de departamentos para que o fluxo da empresa seja produtivo e não tenha áreas obsoletas. Com a integração, a refração é evitada, a falta de diálogo preenchida e os conflitos evitados. O retorno dessa ação é o engajamento da equipe, todos os setores trabalhando rumo ao mesmo objetivo. 
A primeira etapa é a análise de ambiente, capacidade atual, contibuidade, análise da TI dos concorrentes. Em seguida formular as estratégias e em seguida o plano de execução, nos quais os indicadores medem o que está sendo realizado. O monitoramento de a execução significar avaliar tudo de acordo com uma frequência pré-determinada e por fim, fazer os ajustes necessários ao plano. 
A forma do plano da doces sensações será algo simplificado, onde a prioridade é que haja uma boa governança de TI. 
Forças competitivas
Analisar os concorrentes é uma estratégia que contribui com o desenvolvimento da empresa e auxiliam na gestão, as cinco forças competitivas é um modelo que permite analisar a atratividade do mercado. É composta por: ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos clientes, pelas ameaças dos produtos subtitutos, pelo poder de barbanha dos fonecedores, tudo isso centrado na rivalidade entre concorrentes. 
A Doces sensações possui dois concorrentes muito próximos, um deles é a Doce Delícia, a empresa de nome parecido fica a três quilômetros e o preocupante são as formasde pagamentos facilitados e a imensa variedade de doces, além de oferecer aos domingos um festival de tortas. 
A segunda concorrente é a Doçuras da Thalita, possui duas lojas na cidade, tem um preço abaixo das duas citadas anteriormente e uma grande audiência nas redes sociais. 
Para concorrer diretamente com as duas empresas, a Doces Sensações precisa aperfeiçoar suas formas de pagamento, aceitar mais bandeiras de cartões, criar um espaço infantil. O preço não é algo que deve ser alterado no momento, o rodízio ofertado pela empresa supre as necessidades da empresa em quesito financeiro, e o delivery é um grande diferencial. 
conclusão
	É notório o crescimento da empresa Doces Sensações, Júlia entendeu profundamente como funciona a gestão de uma empresa. Em todas as etapas desenvolveram-se estratégias para alavancar vendas e reter clientes. 
	A gestão empresarial vai muito além de resolver problemas, é necessário que a causa do problema seja entendido para não volte a acontecer. Estimular a capacidade de gerir empresas nas pessoas é algo que faz o mercado ser expandido, com profissionais e empresarios capacitados, com demanda suprida e sempre crescente. 
	Cada etapa do processo de gestão é importantíssima, pois são fases para que o sucesso seja alcançado. 
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Título da obra Marketing 4.9 Do tradicional ao digital. Edição 4. Rio de Janeiro. Sextante, 2017. 
REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
edmar dias da silva
João paulo esteves costa
lúcia dayane rodrigues costa
A DOCE SENSAÇÃO DE EXPANDIR UM NEGÓCIO DE SUCESSO
Empresa: Doces Sensações
Anápolis
2018
EDMAR dias da silva 
JOÃO PAULO ESTEVES
LÚCIA DAYNE RODRIGUES COSTA 
A DOCE SENSAÇÃO DE EXPANDIR UM NEGÓCIO DE SUCESSO
Empresa: Doces Sensações
Produção textual apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral em disciplinas Atividades interdisciplinares. 
Orientador: Prof. Lucas Leivas de Souza 
Anápolis
2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando