Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dentro da Teoria dos Grupos de Interesse as Políticas Públicas representam o equilíbrio mínimo alcançado na disputa dos grupos de interesse pelo poder político. Aponte a alternativa que indicam os responsáveis em dar uma resposta às demandas dos diversos grupos sociais que os pressionam através de barganha, negociação e concessões frente às petições de grupos de influência concorrentes.
A - Policy makers (formuladores de políticas).
B - Policy network ( processo de inter-relações entre os atores sociais).
C - Policy arena (processos de conflitos e consensos entre os atores sociais).
D - Policy cycle (fases ou ciclos de políticas).
E - Policies (dimensão procedimental da política pública).

A Teoria dos Jogos também é utilizada no campo das Políticas Públicas.
Com relação a esta Teoria, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( )Conceituada como o estudo das decisões racionais dos atores políticos quando postos em situações nas quais, interagindo com outros atores, têm que fazer opções e o resultado dessas escolhas depende das escolhas feitas por cada um dos atores envolvidos.
( )Tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
( )O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores.
( )A teoria dos jogos não possui a capacidade de descrever como os atores realmente fazem suas escolhas, mas como eles fariam se fossem totalmente racionais.
a. V, V, V, V.
b. V, V, V, F.
c. V, F, V, F.
d. V, V, F, V.
e. F, V, F, V.

No campo das ciências especializadas nos estudos de Políticas Públicas, notadamente a Ciência Política e a Administração, muitos são os modelos teóricos utilizados na análise das Políticas Públicas.
Aponte a alternativa que exemplifica estes modelos:
a. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites.
b. Capitalismo, Teoria das ideias e Incrementalismo.
c. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites e Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.

Existem, no mínimo, três grandes diferenças entre as instituições do Estado (ou governo) e as organizações privadas no que tange às Políticas Públicas.
De acordo com esta afirmação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( )É o estado que dá legitimidade às Políticas Públicas, são apenas as políticas governamentais que estão submetidas às obrigatoriedades legais.
( )O objetivo das políticas governamentais está em atender a sociedade como um todo, em caráter universal.
( )Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção.
( )O Estado influência nas ações dos grupos constitutivos da sociedade, para reivindicar os interesses comuns.
a. V, F, V, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. V, V, V, F.

A análise da política externa como um campo teórico científico inicia-se em meados dos anos 1950.
Em relação às afirmacoes acima, qual a alternativa CORRETA:
I) a teoria de política externa como instrumento de comparação entre as ações externas dos Estados.
II) a análise dos contextos da política externa.
III) a análise dos processos de tomada de decisão de política externa.
a. As alternativas I e III estão corretas.
b. As alternativas I e II estão corretas.
c. As alternativas II e III estão corretas.
d. Apenas a alternativa III está corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Atualmente é notório o crescimento dos estudos de Políticas Públicas nas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e no mundo.
Sobre o aspecto da “fragmentação” em relação a sua validade e efetividade, marque a alternativa CORRETA:
a. As alternativas “a”e “c”estão corretas.
b. Há uma corrente teórica que afirma que este processo é prejudicial para a eficiência e eficácia da aplicação das Políticas Públicas, pois argumentam que a fragmentação é o resultado de um processo descoordenado, sem consistência e que não atenta à coerência na formulação/implementação de políticas, programas ou projetos.
c. A corrente teórica que considera esse processo benéfico faz ressalvas, no entanto, de que é possível uma unidade na formulação, mas não na implementação de políticas.
d. Uma segunda corrente entende que a expansão e fragmentação do campo de análise de Políticas Públicas traz uma série de novas interpretações possíveis e que vem a somar para consolidação dessa vertente de análise.
e. Todas as correntes teóricas consideram que esse processo é prejudicial ao desenvolvimento do campo de estudos.

As principais consequências provenientes do adensamento dos processos de globalização para a politização do campo da política externa, teve como ponto (s) essencial (is):
Escolha uma:
a. Somente o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.
b. A ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, porém as ações externas de um Estado não influenciam a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
c. Somente a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
d. A diminuição da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente nos países comunistas que sempre concentram suas decisões políticas sem a participação de outros atores sociais, o que se torna benéfico a eles, pois as decisões são mais rápidas e acertadas.
e. a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns; e o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.

Na presidência de FHC, foi extinto o Ministério do Bem estar Social e criado um novo Órgão, que era responsável pela descentralização da execução dos programas de habitação para âmbitos estaduais e municipais com o objetivo de priorizar as diferenças e as demandas de cada região específica do país.
Este Órgão se chamava:
a. Secretaria de Políticas Habitacionais (SEPHA).
b. Secretaria de Programas Habitacionais (SEPROHA).
c. Secretaria de Política Urbana (SEPURB).
d. Secretaria de Programas Sociais (SEPROS).
e. Secretaria de Assistência Social (SEAS).

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assume a presidência do Brasil e seu governo traz grandes modificações para as políticas de habitação e ajudam a reestruturar a situação da moradia no país.
Estão corretas as alternativas:
I)“moradia não compreende somente as edificações que lhes são inerentes”, portanto todo “o conjunto de condições de habitabilidade relacionados” a ela deveria ser considerado;
II) “a provisão adequada de moradias deve estar amparada por um sistema financeiro, que lhe sirva de suporte, objetivando o atendimento do maior número possível de famílias assim como a criação de mecanismos para a formação de poupanças, que devem ser canalizadas para a produção de unidades habitacionais;
III) “a focalização das Políticas Públicas habitacionais voltadas para o atendimento das camadas populacionais de baixa renda;
IV) a necessidade de descentralizar e aumentar o controle social sobre a questão dos programas federais de habitação” e, com isso, “estimular a participação e a cidadania;
V) o reconhecimento, por parte do governo, de sua incapacidade de resolver sozinho o problema habitacional do país e a necessidade de tentar melhorar o funcionamento do mercado de moradias no Brasil” através de uma política de Estado que envolva todas as esferas de poder e que não seja interrompida a cada mudança de governo;
VI) “o reconhecimento de que as Políticas Públicas não devem negligenciar a grande parcela da população de baixa renda do país que trabalha no setor informal da economia e/ou habita moradias informais” (SANTOS, 1999, p. 22).
A - Somente as alternativas II, III, IV, V e VI.
B - Somente as alternativas I, II, III e IV.
C - Somente as alternativas III, IV e V.
D - Somente as alternativas II, IV e VI.
E - As alternativas I, II, III, IV, V, VI.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dentro da Teoria dos Grupos de Interesse as Políticas Públicas representam o equilíbrio mínimo alcançado na disputa dos grupos de interesse pelo poder político. Aponte a alternativa que indicam os responsáveis em dar uma resposta às demandas dos diversos grupos sociais que os pressionam através de barganha, negociação e concessões frente às petições de grupos de influência concorrentes.
A - Policy makers (formuladores de políticas).
B - Policy network ( processo de inter-relações entre os atores sociais).
C - Policy arena (processos de conflitos e consensos entre os atores sociais).
D - Policy cycle (fases ou ciclos de políticas).
E - Policies (dimensão procedimental da política pública).

A Teoria dos Jogos também é utilizada no campo das Políticas Públicas.
Com relação a esta Teoria, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( )Conceituada como o estudo das decisões racionais dos atores políticos quando postos em situações nas quais, interagindo com outros atores, têm que fazer opções e o resultado dessas escolhas depende das escolhas feitas por cada um dos atores envolvidos.
( )Tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
( )O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores.
( )A teoria dos jogos não possui a capacidade de descrever como os atores realmente fazem suas escolhas, mas como eles fariam se fossem totalmente racionais.
a. V, V, V, V.
b. V, V, V, F.
c. V, F, V, F.
d. V, V, F, V.
e. F, V, F, V.

No campo das ciências especializadas nos estudos de Políticas Públicas, notadamente a Ciência Política e a Administração, muitos são os modelos teóricos utilizados na análise das Políticas Públicas.
Aponte a alternativa que exemplifica estes modelos:
a. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites.
b. Capitalismo, Teoria das ideias e Incrementalismo.
c. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites e Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.

Existem, no mínimo, três grandes diferenças entre as instituições do Estado (ou governo) e as organizações privadas no que tange às Políticas Públicas.
De acordo com esta afirmação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( )É o estado que dá legitimidade às Políticas Públicas, são apenas as políticas governamentais que estão submetidas às obrigatoriedades legais.
( )O objetivo das políticas governamentais está em atender a sociedade como um todo, em caráter universal.
( )Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção.
( )O Estado influência nas ações dos grupos constitutivos da sociedade, para reivindicar os interesses comuns.
a. V, F, V, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. V, V, V, F.

A análise da política externa como um campo teórico científico inicia-se em meados dos anos 1950.
Em relação às afirmacoes acima, qual a alternativa CORRETA:
I) a teoria de política externa como instrumento de comparação entre as ações externas dos Estados.
II) a análise dos contextos da política externa.
III) a análise dos processos de tomada de decisão de política externa.
a. As alternativas I e III estão corretas.
b. As alternativas I e II estão corretas.
c. As alternativas II e III estão corretas.
d. Apenas a alternativa III está corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Atualmente é notório o crescimento dos estudos de Políticas Públicas nas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e no mundo.
Sobre o aspecto da “fragmentação” em relação a sua validade e efetividade, marque a alternativa CORRETA:
a. As alternativas “a”e “c”estão corretas.
b. Há uma corrente teórica que afirma que este processo é prejudicial para a eficiência e eficácia da aplicação das Políticas Públicas, pois argumentam que a fragmentação é o resultado de um processo descoordenado, sem consistência e que não atenta à coerência na formulação/implementação de políticas, programas ou projetos.
c. A corrente teórica que considera esse processo benéfico faz ressalvas, no entanto, de que é possível uma unidade na formulação, mas não na implementação de políticas.
d. Uma segunda corrente entende que a expansão e fragmentação do campo de análise de Políticas Públicas traz uma série de novas interpretações possíveis e que vem a somar para consolidação dessa vertente de análise.
e. Todas as correntes teóricas consideram que esse processo é prejudicial ao desenvolvimento do campo de estudos.

As principais consequências provenientes do adensamento dos processos de globalização para a politização do campo da política externa, teve como ponto (s) essencial (is):
Escolha uma:
a. Somente o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.
b. A ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, porém as ações externas de um Estado não influenciam a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
c. Somente a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
d. A diminuição da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente nos países comunistas que sempre concentram suas decisões políticas sem a participação de outros atores sociais, o que se torna benéfico a eles, pois as decisões são mais rápidas e acertadas.
e. a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns; e o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.

Na presidência de FHC, foi extinto o Ministério do Bem estar Social e criado um novo Órgão, que era responsável pela descentralização da execução dos programas de habitação para âmbitos estaduais e municipais com o objetivo de priorizar as diferenças e as demandas de cada região específica do país.
Este Órgão se chamava:
a. Secretaria de Políticas Habitacionais (SEPHA).
b. Secretaria de Programas Habitacionais (SEPROHA).
c. Secretaria de Política Urbana (SEPURB).
d. Secretaria de Programas Sociais (SEPROS).
e. Secretaria de Assistência Social (SEAS).

Em 1995, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assume a presidência do Brasil e seu governo traz grandes modificações para as políticas de habitação e ajudam a reestruturar a situação da moradia no país.
Estão corretas as alternativas:
I)“moradia não compreende somente as edificações que lhes são inerentes”, portanto todo “o conjunto de condições de habitabilidade relacionados” a ela deveria ser considerado;
II) “a provisão adequada de moradias deve estar amparada por um sistema financeiro, que lhe sirva de suporte, objetivando o atendimento do maior número possível de famílias assim como a criação de mecanismos para a formação de poupanças, que devem ser canalizadas para a produção de unidades habitacionais;
III) “a focalização das Políticas Públicas habitacionais voltadas para o atendimento das camadas populacionais de baixa renda;
IV) a necessidade de descentralizar e aumentar o controle social sobre a questão dos programas federais de habitação” e, com isso, “estimular a participação e a cidadania;
V) o reconhecimento, por parte do governo, de sua incapacidade de resolver sozinho o problema habitacional do país e a necessidade de tentar melhorar o funcionamento do mercado de moradias no Brasil” através de uma política de Estado que envolva todas as esferas de poder e que não seja interrompida a cada mudança de governo;
VI) “o reconhecimento de que as Políticas Públicas não devem negligenciar a grande parcela da população de baixa renda do país que trabalha no setor informal da economia e/ou habita moradias informais” (SANTOS, 1999, p. 22).
A - Somente as alternativas II, III, IV, V e VI.
B - Somente as alternativas I, II, III e IV.
C - Somente as alternativas III, IV e V.
D - Somente as alternativas II, IV e VI.
E - As alternativas I, II, III, IV, V, VI.

Prévia do material em texto

Concluída em	segunda, 1 Abr 2019, 12:10
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentro da Teoria dos Grupos de Interesse as Políticas Públicas representam o equilíbrio mínimo alcançado na disputa dos grupos de interesse pelo poder político. Aponte a alternativa que indicam os responsáveis em dar uma resposta às demandas dos diversos grupos sociais que os pressionam através de barganha, negociação e concessões frente às petições de grupos de influência concorrentes.
Escolha uma:
a. Policy cycle (fases ou ciclos de políticas).
b. Policy arena (processos de conflitos e consensos entre os atores sociais).
c. Policy makers (formuladores de políticas).
d. Policy network ( processo de inter-relações entre os atores sociais).
e. Policies (dimensão procedimental da política pública).
Feedback
A resposta correta é: Policy makers (formuladores de políticas)..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Teoria dos Jogos também é utilizada no campo das Políticas Públicas. Com relação a esta Teoria, marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( )Conceituada como o estudo das decisões racionais dos atores políticos quando postos em situações nas quais, interagindo com outros atores, têm que fazer opções e o resultado dessas escolhas depende das escolhas feitas por cada um dos atores envolvidos.
( )Tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
( )O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores.
( )A teoria dos jogos não possui a capacidade de descrever como os atores realmente fazem suas escolhas, mas como eles fariam se fossem totalmente racionais.
Escolha uma:
a. V, V, V, F.
b. V, V, F, V.
c. V, V, V, V.
d. V, F, V, F.
e. F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No campo das ciências especializadas nos estudos de Políticas Públicas, notadamente a Ciência Política e a Administração, muitos são os modelos teóricos utilizados na análise das Políticas Públicas. Aponte a alternativa que exemplifica estes modelos:
Escolha uma:
a. Capitalismo, Teoria das ideias e Incrementalismo.
b. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites.
c. Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites e Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.
d. Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Institucionalismo (neoinstitucionalismo), Grupos de interesse e Teoria das elites e Racionalismo, Incrementalismo, Teoria dos jogos e Teoria dos sistemas..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Existem, no mínimo, três grandes diferenças entre as instituições do Estado (ou governo) e as organizações privadas no que tange às Políticas Públicas. De acordo com esta afirmação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( )É o estado que dá legitimidade às Políticas Públicas, são apenas as políticas governamentais que estão submetidas às obrigatoriedades legais.
( )O objetivo das políticas governamentais está em atender a sociedade como um todo, em caráter universal.
( )Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção.
( )O Estado influência nas ações dos grupos constitutivos da sociedade, para reivindicar os interesses comuns.
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, V, F.
e. F, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A análise da política externa como um campo teórico científico inicia-se em meados dos anos 1950. Seu desenvolvimento fez-se essencialmente tendo como base a(s) seguinte(s) dimensão(ões) principal(is) de análise:
I) a teoria de política externa como instrumento de comparação entre as ações externas dos Estados.
II) a análise dos contextos da política externa.
III) a análise dos processos de tomada de decisão de política externa. São essas três dimensões que irão estar presentes na quase totalidade das teorias e conceitos de política externa.
Em relação às afirmações acima, qual a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. As alternativas II e III estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas a alternativa III está corretas.
d. As alternativas I e III estão corretas.
e. As alternativas I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Atualmente é notório o crescimento dos estudos de Políticas Públicas nas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e no mundo. Várias áreas do conhecimento, e não só a Ciência Política, vêm realizando pesquisas sobre o que o governo faz ou deixa de fazer. Além dessa expansão do campo de estudos de Políticas Públicas, a sua fragmentação também se caracteriza como fenômeno de renovação do campo e objeto de discussão da validade e efetividade dessa fragmentação, tem sido objeto de discussões. Sobre o aspecto da “fragmentação” em relação a sua validade e efetividade, marque a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. As alternativas “a”e “c”estão corretas.
b. Há uma corrente teórica que afirma que este processo é prejudicial para a eficiência e eficácia da aplicação das Políticas Públicas, pois argumentam que a fragmentação é o resultado de um processo descoordenado, sem consistência e que não atenta à coerência na formulação/implementação de políticas, programas ou projetos.
c. A corrente teórica que considera esse processo benéfico faz ressalvas, no entanto, de que é possível uma unidade na formulação, mas não na implementação de políticas.
d. Uma segunda corrente entende que a expansão e fragmentação do campo de análise de Políticas Públicas traz uma série de novas interpretações possíveis e que vem a somar para consolidação dessa vertente de análise.
e. Todas as correntes teóricas consideram que esse processo é prejudicial ao desenvolvimento do campo de estudos.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas “a”e “c”estão corretas..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ao se abordar a política externa enquanto Política Pública, podemos mencionar os seguintes: /p>
I - Os primeiros questionamentos sobre a possibilidade de se abordar a política externa enquanto Política Pública está no fato da primeira ser considerada por muito tempo como exterior ao próprio Estado e desconectada das demais políticas domésticas.
II - A política externa sempre carregou sobre si uma “mística de especialidade, segredo e confidencialidade” que a tornava acessível somente a alguns poucos “magos” capazes de operá-la.
III – Há uma corrente que concebe como Políticas Públicas somente as políticas domésticas, aquelas que impactam diretamente e em um curto prazo a sociedade.
IV - Para entendermos de que maneira é possível estudar a política externa enquanto uma Política Pública é preciso inicialmente rever seus conceitos para compreendermos as suas particularidades frente às outras políticas do Estado e analisar quais os caminhos possíveis para sua abordagem no campo das Políticas Públicas.
V – Devido a sua complexidade e diversidade, a política externa pode ser considerada um campo de estudos interdisciplinar, uma ponte de ligação entre os estudos de relações internacionais e Ciência Política, porém não se utiliza de ferramentas metodológicas pertencentes a esses dois ramos das ciências humanas, utilizando de metodologias próprias.
Em relação as afirmações acima, qual a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. As alternativas I, II,IV e V estão corretas.
c. As alternativas, I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas III estão corretas.
e. As alternativas I. III e V estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas, I, II, III e IV estão corretas..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As principais consequências provenientes do adensamento dos processos de globalização para a politização do campo da política externa, teve como ponto (s) essencial (is) :
Escolha uma:
a. A diminuição da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente nos países comunistas que sempre concentram suas decisões políticas sem a participação de outros atores sociais, o que se torna benéfico a eles, pois as decisões são mais rápidas e acertadas.
b. A ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, porém as ações externas de um Estado não influenciam a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
c. a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns; e o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.
d. Somente o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada.
e. Somente a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns.
Feedback
A resposta correta é: a ampliação das agendas de política externa e sua complexificação, de forma que as ações externas de um Estado passam a influenciar mais nitidamente a vida cotidiana dos cidadãos comuns; e o aumento da demanda por participação nos processos de formulação e execução das políticas do Estado em geral e na política externa especificamente, influenciado principalmente pela onda democratizante de finais da década de 1970 na Europa e nas décadas de 1980 e 1990 na América Latina, além do chamado boom das Organizações Não Governamentais (ONGs) no início da década passada..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Na presidência de FHC, foi extinto o Ministério do Bem estar Social e criado um novo Órgão, que era responsável pela descentralização da execução dos programas de habitação para âmbitos estaduais e municipais com o objetivo de priorizar as diferenças e as demandas de cada região específica do país. Este Órgão se chamava:
Escolha uma:
a. Secretaria de Programas Habitacionais (SEPROHA).
b. Secretaria de Assistência Social (SEAS).
c. Secretaria de Programas Sociais (SEPROS).
d. Secretaria de Política Urbana (SEPURB).
e. Secretaria de Políticas Habitacionais (SEPHA).
Feedback
A resposta correta é: Secretaria de Política Urbana (SEPURB)..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em 1995, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assume a presidência do Brasil e seu governo traz grandes modificações para as políticas de habitação e ajudam a reestruturar a situação da moradia no país. São algumas das destas modificações:
I)“moradia não compreende somente as edificações que lhes são inerentes”, portanto todo “o conjunto de condições
de habitabilidade relacionados” a ela deveria ser considerado;
II) “a provisão adequada de moradias deve estar amparada por um sistema financeiro, que lhe sirva de suporte, objetivando o atendimento do maior número possível de famílias assim como a criação de mecanismos para a formação de poupanças, que devem ser canalizadas para a produção de unidades habitacionais”
III) “a focalização das Políticas Públicas habitacionais voltadas para o atendimento das camadas populacionais de baixa renda;
IV) a necessidade de descentralizar e aumentar o controle social sobre a questão dos programas federais de habitação” e, com isso, “estimular a participação e a cidadania;
V) o reconhecimento, por parte do governo, de sua incapacidade
de resolver sozinho o problema habitacional do país e a necessidade de tentar melhorar o funcionamento do mercado de moradias no Brasil” através de uma política de Estado que envolva todas as esferas de poder e que não seja interrompida a cada mudança de governo;
VI) “o reconhecimento de que as Políticas Públicas não devem negligenciar a grande parcela da população de baixa renda do país que trabalha no setor informal da economia e/ou habita moradias informais” (SANTOS, 1999, p. 22).
Estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. Somente as alternativas II, III, IV, V e VI.
b. Somente as alternativas I, II, III e IV.
c. Somente as alternativas III, IV e V.
d. Somente as alternativas II, IV e VI.
e. As alternativas I, II, III, IV, V, VI.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas I, II, III, IV, V, VI..

Mais conteúdos dessa disciplina