Buscar

questões socie e contemp

Prévia do material em texto

Prova
1 
1) Nos períodos de 60 e 70 vários sociólogos buscaram formular o conceito de sociedade pós-industrial para inclusive gerar uma interpretação acerca desta nova configuração da realidade social, bem como novas teorias. Porque podemos nos referir ao industrialismo neste período específico? 
O industrialismo estava a apresentar inúmeras contradições que exigiram novas concepções acerca do que podemos mencionar de sociedade industrial. Neste sentido o industrialismo não poderia mais responder às inúmeras mudanças no que podemos conceber de fase industrial. 
Essencialmente na década de 60, considerando-se o modo de produção capitalista, não se tornavam necessárias novas teorias explicativas das transformações sociais presentes na realidade social envolvente 
O industrialismo respondia às transformações presentes na realidade social envolvente, considerando-se o modo de produção capitalista à época. 
As contradições presentes no modo de produção capitalista, revigoravam o industrialismo. 
O industrialismo revigorado originava confirmações acerca das estabilidades nos períodos das décadas de 60 e 70 no funcionamento da denominada Era Industrial.
2) Na contemporaneidade estamos a vivenciar uma nova forma de compreender-se a relação público-privado. Podemos dizer que experenciamos no contexto do século XXI a: 
reconfiguração da relação público-privado, onde o público torna-se "coisa atinente ao privado”, ou seja, a própria privatização do que é público. 
ausência do que é privado.
reconfiguração essencial do espaço público, tornando -se este espaço fundamental de interação entre indivíduos e grupos. 
estatização do espaço público 
nenhuma das alternativas está correta.
3) Assinale a seguir, a única assertiva que está em consonância correta com o ponto de vista analítico dos autores dos textos: 
A interconexão de todas as regiões do planeta por redes de comunicação digital que permitem a troca de informações on-line e em tempo real produz um efeito de unificação das estruturas e processos que configuram os subsistemas, social, político, econômico e cultural da sociedade pós-industrial, induzindo à estabilização do sistema social emergente. 
Devido à criação de uma realidade virtual no ambiente da comunicação através de redes digitais multimídia, os indivíduos a ela conectados se sentem flutuando num ambiente nunca experimentado, que permite a comunicação linear, cronológica e sincrônica entre pontos distantes do planeta. 
Mesmo levando-se em consideração a complexidade crescente da sociedade pós-moderna, o fator econômico segue sendo determinante para a correta compreensão de seus aspectos centrais, pois a mesma ainda é uma sociedade capitalista, dívida em classes sociais que lutam somente e tão somente pelo controle da riqueza socialmente produzida. 
A maior parte das pesquisas científicas conhecidas e divulgadas sobre o impacto dessas novidades contemporâneas tem seu foco nas transformações econômicas e políticas que elas estão causando no mundo todo. No entanto, para uma adequada compreensão do impacto dessas transformações sociais, faz-se necessário analisar a nova realidade sob um ponto de vista mais amplo e complexo, que considere aspectos culturais, comunicacionais, psicossociais, dentre outros. 
Todas as alternativas estão incorretas
4) Nesse novo sistema social a produção e a veiculação de mensagens envolvem relações de poder. O uso estratégico das redes de comunicação por agentes sociais, econômicos e políticos, visando influenciar condutas e atitudes políticas, sociais e/ou de consumo, tornou-se parte do novo jogo do poder econômico e político no mudo. Antes se falava em sindicatos poderosos, partidos poderosos, empresas poderosas. Hoje se fala em polos de poder distribuídos pelo tecido social, envolvendo, ONGs, movimentos sociais, religiões, mídia, dentre outras forças em operação na cena do poder nacional e internacional. Entender como funcionam esses polos de poder e como se estabelecem as relações de poder numa sociedade que se articula em redes é condição para enxergar e aproveitar oportunidades e escapar da condição de vítima ingênua do jogo de interesses alheios. Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Os novos polos de poder que irão definir os contornos políticos da sociedade do futuro são os sindicatos e os partidos políticos. 
A comunicação através de redes digitais é um fenômeno restrito ao mundo social, sem relação com as relações de poder vigentes. 
A única forma de obter poder político e econômico na sociedade tecnológica é preciso se filiar a partidos políticos e concorrer a cargos eletivos. 
As ONGs, movimentos sociais, religiões, mídia, dentre outras forças em operação na cena do poder nacional e internacional, se converterão em uma nova instituição internacional unificada que governará o mundo do futuro. 
As redes digitais estão revolucionando também as relações de poder em escala mundial, dado que a veiculação de informações na rede influencia o comportamento dos indivíduos, constituindo-se, assim, em instrumentos de luta política.
5) Ao invés de identidades, herdadas ou adquiridas, alguns autores defendem a utilização da categoria de análise identificação, concebida como: 
Uma atividade que nunca termina, sempre incompleta, na qual todos nós, por necessidade ou escolha, estamos engajados; 
Uma atividade com poucas chances de gerar tensões, confrontos e conflito;
Resíduo dos tempos pré-globalização que ainda não foi totalmente extirpado da era atual; 
Guerra de identidade que está em plena marcha na contemporaneidade;
As alternativas a), b) e d) estão corretas,
6) De acordo com vários estudiosos, a condição do indivíduo na sociedade contemporânea apresenta-se paradoxal, pois: 
Passa a viver em uma sociedade onde ganhou em liberdade, mas perdeu em certezas; 
Emancipa-se, torna-se livre por dispor de meios para realizar e cumprir o que se apresenta como seu destino pessoal (no consumo, em comunicação e mobilidade, etc.); 
O indivíduo evolui em um universo em que as regras se tornaram mais frouxas e/ou instáveis, dando-lhe uma sensação de bem-estar permanente; 
Cabe ao indivíduo descobrir o que é capaz de fazer, esticar essa capacidade ao máximo e escolher os fins a que essa capacidade poderia melhor servir. 
As alternativas a) e d) estão corretas.
7) A geração digital, que se distingue radicalmente das gerações de todos os tempos, vem desencadeando transformações na educação, especialmente, porque: 
Cresceram em um ambiente digital e, por isso, eles contam com a velocidade 
Estão acostumados a respostas instantâneas, ininterruptamente; 
Eles têm na ponta dos dedos, acesso à boa parte do conhecimento do mundo. Para eles, o aprendizado deve acontecer onde e quando quiserem; 
Para a geração Internet, ir a uma aula expositiva de um professor tradicional em um lugar e horário específicos, em uma sala na qual eles são receptores passivos, parece estranhamente inapropriado; 
Todas as alternativas estão corretas.
8) Assinale a seguir, a única assertiva que está em consonância correta com o ponto de vista analítico dos autores dos textos: 
A identidade é um fator fundamental para nos sentirmos seguros por sabermos situarmo-nos no ambiente social que integramos. Demarcamos nossa identidade social e individual com a constituição personalidade já na primeira infância, a partir das influências paternas que recebemos na família. Essa construção influenciada pelos vínculos familiares e religiosos, e pelos grupos de amigos cujas interações também são mediadas pelas relações de convívio e confiança, mas permanece imutável em sua essência ao longo de toda a nossa vida. 
A construção da identidade individual é resultado de uma reflexão interior do sujeito pós-moderno, que se origina e depende de referenciais adquiridos pelo convívio grupal na adolescência, que nos sirvam de termo de referência a partir do que auto definimos o que somos na vida adulta. A identidade, portanto, constrói-se pela demarcação da personalidadena fase adolescente da vida do indivíduo contemporâneo. 
A globalização, entendida como processo multidimensional de integração social, econômica, política e cultural, decorrente da interconexão de todas as regiões e as comunidades do planeta Terra por sistemas de comunicação online em tempo real, segundo Stewart Hall estaria fragmentando as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. Esses elementos culturais é que forneciam sólidas localizações aos indivíduos sociais aos indivíduos e às coletividades no período que aqui caracterizamos como sociedade moderna. 
As fronteiras nacionais e os sentimentos de lealdade e submissão à autoridade constituída com formação do Estado moderno correspondem às formas de identidade nacional construídas no contexto da sociedade pós-industrial. Na Antiguidade, essa função era cumprida pela vida tribal e seus símbolos que enquadravam os indivíduos às instituições religiosas que impulsionaram o sentimento nacional. 
Todas as assertivas estão incorretas
9) Considerando os enunciados a seguir, qual das alternativas de interpretação dos mesmos contempla a única opção totalmente correta?
I - Se convertermos o verbete identidade do dicionário Aurélio à condição de "conceito sociológico", isto é, de ferramenta para a compreensão científica de um determinado fenômeno social, podemos dizer, então, que esse conceito define a forma como indivíduos e coletividades se ve em ou são percebidas socialmente. 
II - Para Stewart Hall, o "sujeito do iluminismo" partia de uma concepção de indivíduo autocentrado, segundo a qual a pessoa humana seria totalmente unidimensional, racional e absolutamente consciente de suas ações, orientadas a partir de um núcleo que emergia de seu interior desde o nascimento e desenvolvia-se ao longo de sua vida, permanecendo, essência, inalterada. 
III - Para Stewart Hall, a "crise de identidade" individual e coletiva da sociedade atual, tem origem no impacto das revoluções burguesas dos séculos XVII e XVIII, decorrentes do processo de formação dos mercados e estados nacionais em escala mundial ainda em curso, sendo esse o fator que estaria abalando os quadros de referência que forneciam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social. 
Apenas o primeiro enunciado é totalmente correto. 
Apenas o terceiro enunciado é totalmente correto. 
Apenas os enunciados I e II são totalmente corretos. 
Todos os enunciados são totalmente corretos. 
Todos os enunciados são totalmente incorretos.
10) Digital, digitalidade, vida digital... são fenômenos desencadeados por uma revolução tecnológica e cultural sem precedentes, a partir da transformação de átomos em bits. Esse intenso processo de mudanças na contemporaneidade tem o indivíduo como o principal protagonista das práticas sociais e, por consequência, das práticas pedagógicas em seu conjunto, contando com um poderoso vetor nesse processo de mudanças: as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). Disso decorrem fenômenos que demarcam a contemporaneidade, tais como: 
Intensificação da velocidade da produção das relações sociais, processo no qual se formam as individualidades; 
Promoção da mobilidade (online) dos indivíduos e, consequentemente, de suas práticas sociais; 
Promoção de visibilidade (transparência) às relações sociais e, consequentemente, às organizações sociais;
Rompimento do paradigma da especialização (associado à visão linear), passando a predominar a perspectiva da complexidade; 
Todas as alternativas estão corretas.
11) Assinale a alternativa que NÃO condiz com as características da cultura associada às novas mídias e à sociedade do conhecimento e da informação?
Autonomia e criatividade; 
empoderamento e visibilidade;
compartilhamento e individualização;
passividade e alienação;
participação e colaboração;
12) Quando falamos em Redes Sociais é importante levarmos em conta que redes sociais sempre existiram, porém antes do advento das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), sobretudo a Internet, essas redes eram analógicas e presenciais. As redes sociais nas quais convivíamos e interagíamos envolviam vizinhos, colegas de trabalho, de escola, de clube e de bairro, por exemplo. Hoje, essas redes são digitais e associadas aos códigos que distinguem a era digital. Criam-se assim espaços de sociabilidade, agora on-line.
No que diz respeito às características desse novo espaço de interação mediado pela tecnologia qual alternativa abaixo não corresponde a características das redes sociais digitais.
Redes sociais são espaços de sociabilidade que, por suas características contribuem para tanto para acelerar a velocidade de interação entre as pessoas, quanto para dar visibilidade aos indivíduos e as relações sociais hoje.
Redes sociais constituem-se em espaços públicos que invertem a lógica tradicional de relação entre o que é público e o que é privado, pois as redes sociais trazem o privado para o público e não o inverso, como ocorria com as mídias tradicionais (rádio, televisão, jornal).
Redes sociais criam uma nova forma de cultura na convergência entre o social e o tecnológico, um espaço simbólico que reúne pessoas em torno de interesses comuns, comunidades virtuais independentes da distância física.
Redes sociais são instrumentos tecnológicos que, por suas características inerentes, geram necessariamente uma sociabilidade associada a alienação, desencantamento e individualismo na relação entre os seus usuários.
Redes sociais fomentam uma nova subjetividade (contemporânea), em que os atores sociais criam performances on-line, auto narrativas, que por vezes acabam tornando-se produtos a serem consumidos por outros usuários da rede.
13) A geração digital, que se distingue radicalmente das gerações de todos os tempos, vem desencadeando transformações na educação, especialmente, porque:
I- Cresceram em um ambiente digital e, por isso, eles contam com a velocidade;
II- Estão acostumados a respostas instantâneas, ininterruptamente;
III- Eles têm na ponta dos dedos, acesso à boa parte do conhecimento do mundo. Para eles, o aprendizado deve acontecer onde e quando quiserem;
IV- Para a geração Internet, ir a uma aula expositiva de um professor em um lugar e horário específicos, em uma sala na qual eles são receptores passivos, parece estranhamente antiquado, ou até totalmente inapropriado;
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as afirmativas I, II e III;
Estão corretas as afirmativas I e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas as afirmativas I, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV;
14) O sociólogo Manuel Castells, na esteira da produção teórica de inúmeros cientistas sociais concebe as relações sociais como relações de poder e dominação, de um indivíduo sobre o outro, de um grupo sobre outro, de uma etnia sobre a outra e assim por diante. Castells debruça-se a estudar como as tecnologias modificam essas relações de poder que constituem as sociedades, ou seja, estuda como as transformações na forma como nos comunicamos e como a informação hoje circula, incide sobre a reprodução ou não dessas relações de poder e de dominação. 
Nesse sentido é incorreto afirmar que:
O controle total da informação exercido pelos meios de comunicação de massa, como jornais, rádios e televisões hoje, são centrais para a manutenção das relações de poder e dominação vigentes.
Há uma relação direta entre informação e poder. Na Sociedade em Rede, mudam as relações de poder, pois quem controla a comunicação, controla o poder. A comunicação legitima simbolicamente o controle exercido pela força física (Estado- polícias/ exército).
A dominação a que se refere Castells se dá de duas formas: pela força física/violência física (sobretudo do Estado) e pela tentativa de ¿controlar¿, moldar o imaginário, a subjetividade das pessoas (violência simbólica).
Com o advento das novas mídias interativas (internet) mudam radicalmente as formas de comunicação e de controle da comunicação,mudam as formas tradicionais de exercício do poder, colocadas em cheque pelo acesso universal a informação.
A universalização da informação, baseada hoje em redes horizontais de comunicação interativa, democratiza as relações sociais pois a informação é fonte de poder, sobretudo hoje quando é geradora de valor (lucro).
15)  O sociólogo polonês Zigmund Bauman conceitua a sociedade atual como uma Sociedade Líquido-moderna, esta é uma metáfora para entender as características do nosso tempo e da sociedade contemporânea. Manuel Castells por sua vez utiliza o conceito de Sociedade em Rede, rede dinâmica.
São dimensões do conceito de Rede Dinâmica:
I- A demanda por autonomia dos indivíduos na relação com a sociedade, pois a cultura associada as caraterísticas das novas mídias, é a cultura da autonomia que rompe com a dependência e empodera os agentes.
II- A visibilidade dos fenômenos sociais, cujos fatos são registrados e compartilhados em tempo real por mídias cada vez mais sofisticadas e complexas, transformando relações primárias em relações secundárias.
III- Um padrão de comunicação do tipo todos com todos, que complexifica as interações entre as pessoas e grupos, cuja interconexão de informações se dá através de compartilhamentos diversos e em tempo real.
IV- A previsibilidade e estabilidade dos fenômenos sociais, potencializada pelo acesso universal a informação que hoje é socializada e disseminada em tempo real.
Assinale a alternativa correta: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III;
Estão corretas as afirmativas I e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas as afirmativas I, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV;
16) Quanto à ideia de indivíduo autônomo, na sociedade líquida-moderna isso significa:
I- Ser responsável pelos seus sucessos e pelos seus fracassos.
II- Não ter opção, ter de ser autônomo, pois as tecnologias e a própria sociedade do consumo impõem essa necessidade.
III- Conhecer-se, apoderar-se de si mesmo, de suas capacidades e incapacidades.
IV- Ter flexibilidade e capacidade para assumir riscos.
 Assinale a alternativa correta: 
Estão corretas as afirmativas I, II, III;
Estão corretas as afirmativas I e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas as afirmativas I, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV;
17) Quanto à crise das identidades na contemporaneidade podemos aferir que:
 I- As velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.
II- Tem origem no impacto das mudanças associadas ao processo de globalização, que “desloca” estruturas e processos centrais das sociedades modernas abalando os quadros de referência que forneciam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.
III- É fruto do processo de globalização em todas as suas dimensões, pois ao colocar todos os sujeitos em relação, as tecnologias deslocam sentidos pré-estabelecidos e rompem com tradições culturais, gerando incertezas e desestabilizações aos sujeitos.
IV- Ocorre em função do impacto das tecnologias que impõe nova velocidade aos fenômenos. Esta velocidade não consegue ser acompanhada pela assimilação dessas mudanças na forma de valores fixos e duráveis.
 Assinale a alternativa correta:
Estão corretas somente as afirmativas I, II e III;
Estão corretas somente as afirmativas I e IV;
Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV;
Estão corretas somente as afirmativas I, II, III, IV;
18) Dom Tapscott, em seu livro “A Hora da Geração Digital” (2010), analisa como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando o mundo, das empresas aos governos. Aponta para 8 normas características dessa geração que estão diretamente relacionadas às tecnologias que consomem e que são essenciais para entender como essa geração está modificando o trabalho, o mercado, o aprendizado, a família e a sociedade. Trata-se de uma geração nativa da Internet e que, portanto, constrói-se na relação com as novas tecnologias.
Dentre as normas que constituem esse padrão geracional destaca-se:
 A)  LIBERDADE         B) INTEGRIDADE  
  C) COLABORAÇÃO   D) ENTRETENIMENTO
E) VELOCIDADE         F) INOVAÇÃO
 
As frases abaixo correspondem as normas expressas acima:            
(    )  “Escolha é o oxigênio para eles, nenhuma geração amou tanto esse sentimento”.
(    )  ‘Buscam alinhavar os valores das empresas aos seus próprios valores”.
(   )  “Bate papo em tempo real”  “Comunicação rápida é norma para essa geração”.
(   ) “Jogos em grupos, facebook, compartilham para a escola, trabalho ou por diversão...também para compras...estão em redes”.
(    )  “Querem novos aparelhos pois esses podem fazer muito mais coisas”; “Buscam empresas inovadoras”.
(     ) “Querem diversão também no trabalho, na educação e na vida social”, “seu raciocínio inusitado advém de seu acesso aos videogames”.
Assinale qual alternativa expressa a ordem correta de relação entre as normas dessa geração e as frases apresentadas:
A, B, C, F, D, E;
A, B, E, C, F, D;
A, B, F, C, D, E;
A, B, D, F, C, E;
A, B, E, C, D, F;
19) Nas palavras do sociólogo polonês Zigmund Bauman, “na sociedade líquido-moderna o homem ganha em liberdade mas perde em certezas” (Bauman, 2001). Com essa frase que é central para entendermos sua perspectiva teórica, o autor refere-se a determinados aspectos que distinguem nosso tempo (tempos líquidos). 
Com base no texto acima podemos aferir que:
 I- Pela primeira vez na história, esse estágio do capitalismo não forma os trabalhadores de que necessita para manter a dinâmica da sociedade do consumo, que é incapaz de produzir indivíduos que sirvam a ela, e de servir-se dos indivíduos que ela (sociedade)  produz.
II- Na sociedade líquido-moderna, amplia-se o poder e a dominação dos homens (gênero masculino) sobre as mulheres (gênero feminino), pois afloram as disputas entre os gêneros e entre as classes sociais, impulsionadas pela visibilidade que distingue nosso tempo.
III- A  velocidade das mudanças e das inovações trazem muita incerteza quanto ao futuro e a formação a ser demandada, por exemplo, ao trabalhador, pois “em um piscar de olhos os nossos ativos se tornam passivos e nossas capacidades tornam-se incapacidades”.
IV- O cenário instável que caracteriza nosso tempo impõe aos indivíduos flexibilidade, capacidade de adaptação, autoconhecimento e formação continuada. Pois, ser um indivíduo’ em tempos líquidos significa ser responsável por seus méritos e reparar os seus fracassos. 
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as afirmativas I, II e III;
Estão corretas as afirmativas I e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas as afirmativas I, III e IV
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV;
20) Nas palavras de Manuel Castells, a educação formal como ainda hoje a concebemos reporta-nos a Idade Média. Pouco ou nada mudou no processo educacional desde lá e isso explica a obsolescência da educação de hoje. Esta não forma mais para as exigências da Sociedade Informacional, do conhecimento, Sociedade em Rede. Hoje o indivíduo é o principal protagonista das práticas sociais e a educação necessita, portanto, desempenhar um novo papel frente as novas formas de aprender na contemporaneidade.
Nesse sentido é possível concluir que:
 I- Mesmo que mais de 90% do conhecimento do mundo esteja digitalizado e disponível a todos para o acesso na Internet, o professor ainda é o ator central do processo de ensino e aprendizagem, o legítimo transmissor de conhecimentos e habilidades.
II- Um dos principais desafios dos sistemas educativos é dar conta em suas dinâmicas de um tipo de comunicação todos-todos, característico do nosso tempo e das mídias que consumimos hoje, o que significa um aprendizado mais autônomo, colaborativo e individualizado.
III- Se o conhecimento está disponível a todosna Internet, não tem sentido um fazer pedagógico que não dialogue e não utilize as novas tecnologias disponíveis. Inclusive o uso de aparelhos celulares pelos alunos em sala de aula.
IV- Em um mundo veloz em que a memória (conhecimento) está digitalizada e on-line podendo ser acessada através de um clique no computador ou no celular, não há mais sentido para uma educação que priorize a memorização e a reprodução de conteúdos.
 Assinale a alternativa correta: 
Estão corretas as afirmativas I, II e III;
Estão corretas as afirmativas II, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II e IV;
Estão corretas as afirmativas I, III e IV;
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV;
21) Tendo como contexto a revolução de costumes e padrões de comportamento na contemporaneidade, movimentos alternativos constituídos por grupos que enfatizam a diferença, construirão, a partir de demandas específicas, propostas de democracia participativa, confrontando a diluição e a burocratização promovidas pela democracia representativa.
 Assim podemos afirmar que esses grupos propuseram como postulados:
a aceitação à representação parlamentar tradicional;
o direito à voz, à valorização de especificidades de sua condição minoritária;
a afirmação do ideário socialista;
pensar o mundo a partir de demandas gerais e não específicas;
a afirmação da democracia representativa;
22) A religião tem sido, durante a história da humanidade, um foco permanente de conflito principalmente em função da dominação de territórios, ou mesmo por transposição espacial. A religião tem, também, sofrido com a intolerância. Pode-se referir a perseguição sofrida pelo Cristianismo no Império Romano, das religiões chamadas pagãs pelo Cristianismo, assim como as Cruzadas, a perseguição aos Reformadores e à Inquisição.
Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato também que:
I) às tradições indígenas e africanas religiosas foram perseguidas no período de colonização.
II) a religião judaica igualmente tem sido vítima de perseguição nas mais diversas partes do Ocidente, tendo sido responsabilizada a partir de argumentos políticos e econômicos, pelos mais diferentes problemas sociais.
III) recentemente, tem-se em pauta o conflito de cunho cultural entre Ocidente e fundamentalistas da religião muçulmana, que justificam a partir da religião seus atos políticos.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
23) As organizações criadas pela sociedade ao longo da era moderna tornaram-se ineficientes, lentas, grandes e excessivamente burocráticas. A falência financeira e a corrupção são os sintomas mais visíveis de muitas delas. De fato a democracia liberal está em crise.
Com base nessa afirmação e na leitura de nosso livro texto é correto afirmar que:
I) o descrédito da população nos políticos está nas primeiras páginas dos jornais na maior parte dos países do mundo, bem como a descrença dos cidadãos em suas instituições.
 II) as instituições encarregadas da tomada de decisões coletivas criadas pela sociedade moderna, tais como partidos, parlamentos, governos, são ineficientes.
III) a democracia liberal apesar de tudo ainda é um regime eficiente e capaz de dar conta da complexidade da vida na pós- modernidade.
 IV) tribunais e demais órgãos estatais sofrem crises causadas pela ineficiência e falta de credibilidade perante a sociedade.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I, II e IV estão corretas
As afirmações I, II e III estão corretas.
24) A nova divisão internacional do trabalho, principalmente na segunda metade do século XX, passa a ocorrer entre aqueles países que produzem o conhecimento, tecnologia e inovação, e aqueles que são os consumidores deste conhecimento e destas tecnologias.
 Neste sentido é correto afirmar que:
I) tanto os EUA quanto a Europa e posteriormente alguns países asiáticos foram os grandes produtores de conhecimento.
II) estes países não só se afirmaram pelos investimentos e o acúmulo de capital que realizaram em priscas eras, como pelo acúmulo de conhecimento através do desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas no pós-guerra.
III) este padrão de consumidores de tecnologia e pesquisa, pelos países “periféricos”, “emergentes”, ficou mais ou menos estável até o final dos anos 1980.
 IV) o Brasil é um exemplo de país central produtor de conhecimento de tecnologia de ponta para a Europa e EUA.
 Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
25) O maior patrimônio que alguém pode ter nesta nova economia do conhecimento é o seu capital intelectual, sua formação, é ele que gera valor e que, portanto, deve ser cuidado, fomentado, estimulado, ele se constitui em um ativo, em outras palavras, ele é um investimento, pois é gerador de renda e receita:
 Com base nessa afirmação e na leitura de nosso livro texto é correto afirmar que o autor entende que:
I) o importante é investir em bens, como casa, carro, imóveis de uma forma geral como passivos.
II) o importante é investir em capital que gere rentabilidade, aplicações financeiras diversificadas.
III) o importante é investir em ativos como cursos de línguas, tecnologia, graduação, pós-graduação para manter sua empregabilidade e salário.
 Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I e II estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
26) Com o surgimento da Era Moderna, o ressurgimento do fenômeno urbano na esteira das revoluções comercial e industrial, as formas de organização dos sistemas social, econômico, político e cultural, típicos da sociedade Antiga, de base econômica agrícola e artesanal, foram desestruturadas pelas mudanças provocadas pelas revoluções Comercial e Industrial.
Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato de que:
 I- o sistema de produção industrial baseado na especialização do trabalho, na produção através de linhas de montagem e no uso intensivo de máquinas, então, não substituiu o modo de produção feudal, desencadeando o surgimento do modo de produção capitalista e depois do socialista.
II- estes dois sistemas econômicos e seus respectivos regimes políticos, embora ideologicamente diferentes do pondo de vista da relação do Estado com a economia e a sociedade, tinham seus sistemas econômicos baseados na produção fabril.
III- o surgimento e a expansão do comércio, a mecanização da agricultura e o surgimento das fábricas deslocaram o meio de sobrevivência das populações para as cidades.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I e III estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
27) Do ponto de vista eleitoral, podemos afirmar que a correlação de forças políticas na sociedade brasileira alterou-se e, a eleição presidencial de 2002, definiu – de alguma forma – a mudança do grupo político no poder. Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência da República e com ele houve continuidades e alterações que fizeram com que o país se apresentasse ao mundo de maneira diferente.
Com base nesta afirmação e na leitura do texto base, o autor chama a atenção para o fato de que:
I) o governo Lula propõe alternativas a impasses diplomáticos, servindo de exemplo para construção de políticas decombate à fome e à pobreza no mundo.
 II) as correções de rumo que a moeda (Real) sofreu serviram de base para até mesmo as reformas sociais que aconteceram no período. Isso, de alguma forma, é a evidência de continuidade possível entre o período FHC e Lula.
 III) a desvalorização de 1999 e os ajustes de rota de 2000 até 2005 fizeram com que o país conseguisse manter inflação baixa e as contas públicas organizadas.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I, II e IV estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
28) As organizações criadas pela sociedade ao longo da era moderna tornaram-se ineficientes, lentas, grandes e excessivamente burocráticas. A falência financeira e a corrupção são os sintomas mais visíveis de muitas delas.
Neste sentido o autor chama atenção para o fato de que:
I) o descrédito da população nos políticos está nas primeiras páginas dos jornais na maior parte dos países do mundo.
II) como consequência, as instituições encarregadas da tomada de decisões coletivas criadas pela sociedade moderna, tais como partidos, parlamentos, governos, tribunais e demais órgãos estatais sofrem crises causadas pela ineficiência, que leva à falta de legitimidade e credibilidade perante a sociedade.
III) a crise das instituições políticas encarregadas de processar as decisões coletivas na sociedade atual, não é a causa ou mesmo o efeito dos deslocamentos de poder provocados pelo impacto das novas tecnologias e das transformações por elas geradas.
  Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas as afirmações I e II estão corretas;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I e III estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
29) Segundo o livro texto, três grandes impactos de proporções tectônicas mudaram a ordem política, a ordem econômica e a ordem tecnológica, alterando o panorama internacional de maneira significativamente profunda, na contemporaneidade:
Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato de que:
I) o ataque as torres gêmeas no 11 de setembro de 2001, a livre movimentação de capital e dinheiro com o fim das economia planificadas e as novas tecnologias tornaram o mundo interligado e interconectado.
II) o Fim da URSS e a queda do Muro de Berlim, a livre movimentação de capital e dinheiro com o fim das economias planificadas e as novas tecnologias tornaram o mundo mais interligado e interconectado.
III) o Fim da Estado Islâmico, a livre movimentação de capital e dinheiro com o fim das economia planificadas e as novas tecnologias tornaram o mundo interligado e interconectado.
Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
Apenas a afirmação III está correta;
As afirmações I e III estão corretas;
As afirmações I, II e III estão corretas;
30) Qual é a possível relação existente entre o restaurante Noma (o melhor do mundo) e a Conferência de Copenhague (COP.15) sobre mudanças climáticas? Para tecer a resposta à indagação inicial, transcreve-se a fala do genial chef de cozinha René Redzepi (2012): “O pensamento dos dinamarqueses foi expandido quando passamos a utilizar produtos locais em receitas já existentes, mas antes preparadas com ingredientes de outras culturas”.
 Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato de que:
Essa postura de escolher produtos locais para seus fabulosos pratos está de acordo com as proposições de que só haverá um freio no aquecimento global se forem reduzidos os transportes de mercadorias e houver um aproveitamento dos recursos locais.
Observa-se aqui um dos princípios do desenvolvimento sustentável aplicado a um negócio sem a menor importância no mundo, a alta gastronomia.
A disposição de agir no local também está dentro de outro movimento global, trata-se da preocupação com o consumo pelo consumo.
Não é preciso a valorização da cultura local, mas sim a valorização de uma cultura massificada.
Essa postura de escolher produtos locais para seus pratos está de acordo com as proposições de que só haverá um freio no aquecimento global se forem ampliados os transportes de mercadorias não necessariamente um aproveitamento dos recursos locais

Continue navegando