Buscar

Apanhado Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

R: D)
R: B)
R: E)
R: A)
R: C)
R: B)
R: E)
R: B)
R: E)
R: E)
R: D)
R: A)
R: A)
R: A)
R: B)
R: C)
R: D)
R: A)
R: C)
R: D)
R: D)
R: C)
R: E)
R: D)
R: E)
R: D)
R: A)
R: B)
R: B)
R: D)
R: A)
R: A)
R: A)
R: E)
R: A)
R: E)
R: D)
R: C)
R: C)
R: C)
R: D)
R: Quantitativa
R: Isso pode providenciar a tomada de decisões importantes a respeito da estratégia de produtos e mercados e quanto à entrada ou saída de determinadas indústrias ou setores.
R: A liderança em custo se referem a como competir, pois um custo baixo gera preço final mais baixo. A diferenciação pode fazer com que o cliente opte por aquele produto exclusivamente. A focalização se refere em onde competir, ou seja, que locais irei injetar meu produto ou serviço.
R: Liderança no custo total, a diferenciação e a focalização.
R: Seus segmentos de mercado ficam saturados com seus produtos, não há oportunidade para fazer crescer seus nichos de mercado e identifica uma situação de retomada de projetos.
Questão 1: A diversificação pode ser uma estratégia de desenvolvimento das empresas. Geralmente elas procuram oportunidades no mercado ... Dessa forma, quais são os modelos de diversificação ?
R: Concêntrica, vertical, horizontal, conglomerada e mista.
R: As organizações podem não ser capazes de desvendar a complexidade que elas vivenciam em seus mercados. Frequentemente, possuem vasta quantidade de dados a respeito do comportamento, das preferências e dos padrões de compra do cliente, mas falta capacidade de tirar conclusões adequadas sobre esses dados coletados.
R: Fixação de objetivos para explicar e quantificar as metas da organização, auditoria externa, auditoria interna, avaliação da estratégia, operacionalização da estratégia e programação do processo.
R: Rivalidade entre concorrentes, Poder de negociação dos clientes, Poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e Ameaça de produtos substitutos.
R: Essa Aplicação representa um estudo interno e externo dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças de uma empresa, com o objetivo de formular um planejamento estratégico coerente com as características e particularidades da empresa.
R: Os valores de uma organização são os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Esses valores compõem-se de regras morais seguidas pelos seus fundadores, executivos e funcionários em geral. 
R: Alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce, traduzir a missão e a estratégia em objetivos e medidas.
R: Significa que elas optam pelo crescimento por meio da aquisição de outras organizações. Tem como objetivos a obtenção de maior controle sobre determinada linha de negócios e o aumento dos lucros por meio de maior eficiência.
R: Satisfação: podemos planejar e executar em pouco tempo, com baixo custo e menor quantidade de recursos técnicos. Otimização: o planejamento é visualizado para ter eficácia, otimizando o processo de tomada de decisão. Adaptação: equilibra externa e internamente a organização após qualquer ocorrência ou mudança identificada.
R: As empresas devem criar e manter constantemente um plano estratégico, já que nenhum plano se mantém com as mudanças ambientais.
R: As oportunidades e ameaças sinalizadas, a missão ou razão de ser da organização e os pontos fracos e fortes identificados internamente.
R: É preciso definir a missão, visão e valor da empresa e consequentemente definir objetivos estratégicos, táticos e operacionais e criar mecanismos de controle e avaliação. 
Questão 1: A Matriz BCG é um modelo utilizado para análise de Portfólio de produtos ou negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Explique o motivo :
R: A Matriz BCG tem duas dimensões: Crescimento do mercado e Participação Relativa de Mercado. Quanto maior a participação de mercado de um produto ou quanto mais rápido o mercado de um produto cresce, melhor para a empresa. Seu objetivo principal o auxílio na tomada de decisão dos administradores. Consiste no cruzamento do índice de participação do mercado e o índice de crescimento do produto no mercado.
Questão 2: As cinco forças de Porter não são independentes uma das outras. Uma destas forças é “ A ameaça de novos entrantes no mercado.” A ameaça de novos entrantes dependerá das barreiras para se entrar em um determinado mercado. Esses são fatores que devem ser superados pelos novos entrantes, caso eles venham a competir com sucesso. Eles devem ser vistos como atrasos para a entrada no mercado e não como barreiras permanentes para determinados entrantes potenciais. Eles podem deter alguns potenciais entrantes, mas não outros. Algumas barreiras típicas são:
R: Economias de escala, Capital de entrada, Acesso a canal de distribuição ou fornecimento, Lealdade do cliente ou fornecedor, Experiência, Retaliação esperada, Legislação ou ações de um governo, diferenciação.
Questão 2: As diretrizes organizacionais são o conjunto de orientações que a organização deve seguir. De acordo com esse código de conduta, explique o que é a missão da organização. 
R: É a razão de ser de uma organização, compreende às necessidades sociais que ela atende e o seu foco fundamental de atividade. É a proposta que uma empresa faz nas suas relações com o mercado, consigo mesma e com a comunidade onde atua.
Questão 1: As três formas mais conhecidas de Estratégia de Manutenção são: 
R: Estratégia de nicho, estratégia de especialização e estratégia de estabilidade.
Questão 2: As três formas mais conhecidas de estratégia de manutenção são : .....Quando se apresenta a Estratégia de Estabilidade?
R: Quando a empresa tem como objetivo primeiro equilibrar algo que está muito errado, por exemplo, o nível de estoque ou fluxo de caixa. Essa fraqueza interna precisa ser combatida por gerar um desequilíbrio financeiro.
Questão 2: Os valores de uma organização são os principais éticos que norteiam todas as suas ações. (...)São princípios ou crenças que servem de critério para avaliar os comportamentos, as atitudes e as decisões, e também para que os funcionários, no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, saibam como devem executar a visão e a missão da empresa. Nesse sentido, o que definem e facilitam os valores?
R: Definem e facilitam a articulação da visão com a missão. Facilitam o comprometimento dos funcionários e dos empregados com o mercado, comunidade e a sociedade.
Questão 1: Não basta apenas as empresas elaborarem e implementarem o planejamento estratégico, é preciso estar atento para não incorrer em alguns erros relativamente comuns:
R: O planejamento deve ser apenas estratégico e não ser feito para controlar os processos e as pessoas. Não resolve todos os problemas da empresa, pois a execução é a parte do dia a dia. Deve se adequar aos objetivos da missão, da visão, respeitando os valores organizacionais da empresa.
Questão 2: Para que todo o diagnóstico estratégico da empresa seja bem feito, a gestão dos sistemas de informação precisa contribuir para o desenvolvimento do processo de planejamento. (...) Assim, o que precisa ser gerado pela gestão de informações?
R: Informações comparativas e uma base para a análise crítica do desempenho dos resultados dos diversos setores.
Questão 1: Porter principal autor da escola do posicionamento, prega em sua obra Competitive Strategy(...) Tecnicamente, o “modelo das cinco forças competitivas” é utilizado com qual objetivo?
R: Para a elaboração da análise estrutural da indústria, ou seja, a análise do setor ao qual a organização pertence, ou análise setorial.
Questão 2: Sabemos que administrar não é fazer o que os outros devem fazer,mas garantir e controlar a execução das atividades, das políticas e dos procedimentos organizacionais determinados pelo planejamento. A gestão das empresas tem sido cada vez mais objetiva. Hoje existe a proposta de compartilhamento das lideranças, para que se tenha eficácia e eficiência nas ações necessárias para o sucesso das instituições. O que devem estabelecer essas lideranças ?
R: As diretrizes organizacionais, sintetizadas pela missão, visão e pelos valores organizacionais, que devem representar a verdadeira identidade da empresa.
Questão 1: Segundo a teoria geral dos sistemas, as organizações humanas são estruturadas em sistemas. Assim, uma empresa é um sistema como todos os outros. (...) Assim, é possível dizer que os recursos mais importantes de uma empresa moderna são:
R: A Informação e o Recurso humano.
Questão 2: Segundo Oliveira (2002,p.199), “ a combinação de estratégias deve ser feita de forma que se aproveitem todas as oportunidades possíveis (...) estratégia de Sobrevivência. Quais são suas características e possíveis desvantagens?
R: Esse tipo de estratégia deve ser adotado pela empresa apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas caóticas. Tem desvantagem de não poder ser utilizada por um período longo, os problemas que identificam esse tipo de estratégia são: O desinvestimento e a redução de custos.
Questão 1: Quais as quatro formas para se estabelecer os objetivos que se enquadram nos métodos de planejamento para o alcance da situação desejada?
R: 1 - Realizar um detalhado diagnóstico estratégico. 2 - Elaborar a visão da empresa. 3 - Estabelecer as regras de ação e as metas quantitativas. 4 - Criar os mecanismos de controle e avaliação.
Questão 2: No Balanced Scorecard o que significa a perspectiva na clientela?
R: Esta tem como preocupação com os consumidores a qualidade dos produtos e serviços, além de seus custos. Pensar também no tempo de atendimento das necessidades e dos desejos dos futuros clientes.

Mais conteúdos dessa disciplina