Buscar

AV Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503045835)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um site noticia diz que Em pleno século 21, uma família vivia isolada dentro de uma caverna. Falam sobre a família Rosales, que criava seus quatro filhos numa caverna na Colômbia. As crianças foram encontradas sujas, desnutridas e em estágio precário de comunicação, pois emitiam alguns grunhidos que não faziam parte da língua nativa. Das alternativas abaixo, marque a única que responde corretamente sobre qual o impacto que isolamento social para o desenvolvimento de seres humanos, tendo como suporte teórico o interacionismo.
		
	 
	Houve um impacto negativo para o desenvolvimento, pois a concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro. A falta de estímulo social e linguagem afetou o desenvolvimento.
	
	Não há qualquer impacto sobre o desenvolvimento, pois na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	
	Houve um impacto significativo, pois para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	
	Não houve impacto algum, pois o padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo. Há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Todo o impacto negativo sob o desenvolvimento das crianças que foram encontradas na caverna, tem relação com a falta de alimentação adequada e com as precárias condições de saúde que apresentavam.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504099010)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(TRT - 6ª Região (PE), 2012) Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, por meio de sublimações. Deste modo, a energia da libido fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais e se dispersa. Esta descrição corresponde ao período:
		
	
	anal.
	 
	de latência.
	
	oral.
	 
	fálico.
	
	genital.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503031572)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel:
I- O subsunçor é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a um novo conceito, ideia ou proposição de modo que o indivíduo possa atribuir significados a essa nova informação.
II- aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e não literal a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz.
III- novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas ideias e conceitos.
É correto afirmar:
		
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503581863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as assertivas sobre expertise musical:
A expertise está relacionada aos processos de acúmulo de conhecimento e aos mecanismos de monitoração e controle dos processos cognitivos. Porque
Visa estruturar o desempenho de um delimitado conjunto de tarefas de forma eficiente, utilizando-se de uma série de estratégias para resolução de problemas presentes no seu repertório de estudo.
Considerando as duas assertivas, é correto afirmar que
		
	
	As duas são falsas.
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	 
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502941319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Piaget descobriu que as crianças são na verdade aprendizes ativos. Ele acredita que o ser humano está sempre querendo entender o mundo e classificou a evolução da capacidade de compreensão em estágios universais, e afirmou que cada estágio apresenta a conquista de certas habilidades que aprimoram essa capacidade de compreensão. Pensando na aprendizagem dos bebês está INCORRETO afirmar que:
		
	
	a experiência com objetos e eventos diferentes também é essencial.
	 
	até o primeiro ano de vida todos os bebês são capazes de classificar ou discriminar qualquer objeto.
	
	eles coordenam e organizam noções iniciais de categorias como macio, duro, achatado, redondo e flexível.
	
	o bebê de 1 ano ainda não desenvolveu a representação mental.
	
	as habilidades de percepção os ajudam a identificar dados que eles recebem de suas experiências diárias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502941325)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O período que vai dos 2 aos 6 anos de idade costuma ser chamado de primeira infância. Nesse período as brincadeiras são fundamentais, pois permitem que as crianças explorem o mundo e desenvolvam novas habilidades. Em relação às brincadeiras, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	aos 2 anos de idade, a criança brinca em grupo, mas, estabelece um monólogo coletivo.
	
	a criança brinca com palavras e ideias, desenvolvendo sua mente; inventa jogos e dramatiza fantasias, aprendendo habilidades sociais e regras morais.
	
	crescer para as crianças é uma brincadeira, e seu entusiasmo por isso parece não ter limites.
	
	a criança corre atrás das outras e desafia a si mesma a tentar novas façanhas, desenvolvendo seu corpo.
	 
	a brincadeira é a única atividade da infância que possibilita que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503534520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estava escrito no documento que a escola recebeu da Secretaria de Educação sobre como fazer o manejo acadêmico de crianças com TDAH: "A escola precisa se apresentar como um espaço aberto de fato, acolhedor, preparado para aceitar o desafio que é desenvolver os processos de construção de conhecimento atendendo às particularidades de cada aluno, pois o que marca a espécie humana é a singularidade e, no cotidiano escolar, é a forma como cada um aprende".
Com esta frase, a escola pretende atender às necessidades educativas especiais de crianças com TDAH, dentre elas, podemos destacar:
		
	
	Déficit cognitivo e linguístico
	
	Prejuízo nos cálculos matemáticos e deficiência cognitiva
	
	Dislexia e baixa memória
	
	Impulsividade e deficiência cognitiva
	 
	Déficit de atenção e impulsividade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504018122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A adolescência é um período de conflitos e de construção da autonomia moral e ética, que permite ao adolescente a vida em sociedade. A esse respeito é correto afirmar:
		
	
	Está correto o ditado popular: "Pau que nasce torto morro torto".
	
	Os princípios éticos do adolescente é construído na primeira infância.
	
	A autonomia moral e os princípios éticos são herança genética.
	 
	A partir de suas especulações ideológicas, o adolescente deve encontrar sua autonomia moral, definindo, assim, seus princípios éticos.
	
	A autonomia moral e os princípios éticos nascem com a pessoa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503538711)
	Pontos:1,0  / 1,0
	A puberdade engloba o conjunto de modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto,constituindo-se em um dos elementos da adolescência. A puberdade é constituída pelos seguintes componentes. Marque a alternativa correta.
		
	
	aparecimento dos caracteres sexuais; puberdade é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em todos os indivíduos; crescimento dos órgãos periféricos;
	
	desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros ; crescimento dos órgãos periféricos; maturação psicológica.
	
	desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros ; crescimento dos órgãos periféricos; aceleração maturação sexual;
	 
	aceleração maturação sexual; desenvolvimento dos órgãos reprodutores; aparecimento dos caracteres sexuais; puberdade é um parâmetro universal e ocorre de maneira semelhante em todos os indivíduos.
	
	crescimento dos órgãos periféricos; desenvolvimento dos órgãos reprodutores; aparecimento dos caracteres sexuais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502941338)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	À proporção que os adolescentes passam a pensar de maneira hipotética e abstrata, começam a deixar de lado o raciocínio simplista e concreto e a construir visões de mundo mais imaginativas, mais abrangentes e mais complexas, então está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	estão interessados na opinião e na crítica de outras pessoas.
	
	são capazes de discutir conceitos como justiça, democracia e ética.
	 
	confiam bastante em suas capacidades e não são vulneráveis a opiniões diferentes das suas.
	
	são altamente sensíveis a críticas reais ou previstas.
	
	estão prontos a questionar cada ideia que alguém tenha diferente das suas.

Continue navegando