Buscar

plano de aula frutas


Continue navegando


Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em pedagogia
CIRLENE MARIA SPIER
	
	
	
	
	
 	
 
 QUE BICHO É ESSE?
	
 RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
 Maravilha SC
2019 
CIRLENE MARIA SPIER
 
 Relatório apresentado à Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular Obrigatório I do Curso de Formação Pedagógica. 
tutora: Marinês Schenkel
Coordenadora: Marcia Couto
	
	
Maravilha SC
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: CRECHE FLORIPA NERES DA SILVA
Endereço: RUA PROF HUGO ROPKE
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal (x ) Particular ( ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( X ) Tarde ( X ) Noite ( ) 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos 
Salas de aula (quantas): 05 salas
Tem secretaria? 
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantas? 02
Tem pátio interno?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos? 01	
Tem pátio externo?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos? 01	
Tem quadra coberta?
SIM ( X ) NÃO ( ) 
Quantas? 021
Tem quadra aberta?
SIM ( ) NÃO ( X )
Quantas?	
Tem refeitório?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos? 01	
Tem cozinha?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantas? 01
Tem sanitário feminino?
SIM ( X) NÃO ( ) 
Quantos? 04	
Tem sanitário masculino?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos? 04	
Têm sanitários para professores?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos? 01	
Tem biblioteca?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantas? 01
Tem sala de vídeo e TV?
SIM ( ) NÃO ( X )
Quantas?	
Tem sala de leitura?
SIM ( ) NÃO ( X )
Quantas?	
Tem laboratórios?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantas? 01	
Caso tenha, especificar:
Outros (quais): Informática 
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: Modelo padrão FNDE, 80 unidades.
Tem quadro negro?
SIM ( X ) NÃO ( )
Tem bebedouros?
SIM ( X ) NÃO ( )
Tem mimeógrafo
SIM ( X ) NÃO ( )
Tem copiadora (xerox)
SIM ( X ) NÃO ( )
Tem televisão
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantas: 06
Tem vídeo?
SIM ( ) NÃO ( X )
Quantos:
Tem Dvd
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos: 04
Tem aparelho de som?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quantos: 07
Tem computador com acesso para os alunos?
SIM ( X) NÃO ( )
Quantos: 20
Tem acesso à internet?
SIM ( X ) NÃO ( )
Acervo bibliográfico adequado à disciplina de Artes Visuais?
SIM ( X ) NÃO ( )
Tem Videoteca adequada à disciplina de Artes Visuais?
SIM ( ) NÃO ( x )
Tem materiais didáticos para estudo de Artes Visuais?
SIM ( X ) NÃO ( )
Quais: O acervo comtempla todas as diversas áreas. 
Outros (quais):
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores: 01 
Atribuições do diretor: Zelar pelo bom andamento de todas as atividades que dizem respeito a comunidade escolar de acordo com o regimento e o P.P.P.
Número de Pedagogos: 08
Função que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra): Coordenação e em sala de aula (professores).segundo professor.
Tempo de atuação nesta instituição: Variam de acordo com cada profissional podendo ser anos assim como meses.
Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Coordenação e em sala de aula (professores) e diretoria, secretaria da educação.
Secretário (a) (x ) sim ( ) não 
Número de funcionários administrativos: 03 agentes educativos
.
Atribuições dos funcionários administrativos: auxiliar em tarefas designadas pelo diretor e contribuir para o bom funcionamento da escola.
Número de funcionários de serviços gerais: 02
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Manter em ordem as instalações escolares, efetuar a limpeza, preparar e servir a merenda escolar, realizar pequenos serviços de manutenção.
Outros funcionários e atribuições: Nutricionista- elaborar o cardápio, acompanhar e orientar o preparo e distribuição da merenda bem como cuidar da qualidade dos alimentos oferecidos e fazer acompanhamento nutricional dos alunos.
 
Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF: ( X ) sim ( ) não. 
Atribuições: Acompanhar e participar das decisões relacionadas a comunidade escolar, estimular a participação e ajudar na organização de eventos escolares.
Conselho Escolar: ( ) sim ( x ) não. Atribuições: 
Grêmio Estudantil: ( ) sim ( X ) não. Atribuições: 
Outras: ( ) sim ( X ) não. Especificar: 
Atribuições: 
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Fonoaudiólogo)
(Enfermeiro; Assistente Social ou outro): número: 01.
Especificar: Nutricionista.
Função: elaborar o cardápio, acompanhar e orientar o preparo e distribuição da merenda bem como cuidar da qualidade dos alimentos oferecidos e fazer acompanhamento nutricional dos alunos.
INTRODUÇÃO
	A fundamentação teórica e os planos de aula apresentados a seguir fazem parte do cumprimento do estágio curricular obrigatório na educação infantil.
	As atividades serão cumpridas na Creche Floripa Neres da Silva, no período de 11/02/2019 até 29/04/19. Possui como objetivo contribuir para a formação docente bem como proporcionar e permitir uma visão mais ampla ao ambiente de atuação do professor para os fins de concretizar o conhecimento teórico na prática pedagógica.
	A temática escolhida são as frutas e alimentação saudável, dando mais ênfase para as frutas, pois são esses que as crianças possuem mais contato e conhecimento.
	Quanto ao eixo temático a pesquisa vincula-se a Educação Infantil no setor do Maternal III. Com crianças na faixa etária de 3 anos. Portanto, realizando-se individualmente sendo acompanhada pela professora regente de sala. No que se refere à metodologia, trata-se de uma proposta interdisciplinar com a educação infantil, desenvolvendo o mesmo tema, mas com atividades diferentes.
 	Para aprofundar o estudo teórico acerca da temática, utilizaram-se na pesquisa bibliográfica autores que contribuíram e contribuem para o conhecimento pedagógico. O método utilizado na proposta de trabalho dar-se-á no próprio conteúdo das aulas programadas, através da observação, mediação, interação, avaliação das experiências observadas elaboradas pelas crianças do maternal III.
JUSTIFICATIVA
	Acredita-se que os primeiros anos da infância são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança, por isso é muito importante que o professor proporcione um ambiente acolhedor, com atividades lúdicas e prazerosas, pois quando a criança é estimulada, motivada, se torna mais ativa e consegue realizar as atividades que lhe são propostas.	Justifica-se este trabalho no desafio da prática pedagógica por acreditar que todo o professor assume o papel decisivo, não somente na organização e disposição de recursos, mas também, na distribuição proveitosa do tempo, na forma de mediar as relações, de interagir, de se relacionar com as crianças e de instiga-las na busca do conhecimento.	
	Ainda se justifica a trabalhar a proposta do tema Animais, dando ênfase aos animais domésticos, buscando a conscientização e o respeito aos animais, bem como a preservação do meio ambiente. 
	Além de despertar o interesse natural da criança já que este assunto está presente no seu cotidiano, pode-se apontar: brinquedos, histórias infantis, jogos, brincadeiras, enfim, fazendo com que a criança se identifique com os animais que fazem parte do dia-a-dia das crianças. Sobretudo, adquirir hábitos e atitudes necessárias como respeitar, valorizar e proteger o ambiente.
	Tudo isso se justifica na proposta da apresentação deste projeto pedagógico dentro das possibilidades analisadas trabalhando o conteúdo, a metodologia, a observação, a avaliação e principalmente interagir com o maternal III.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	A educação infantil nos dias atuais compreende a faixa etária de 0 a 5 anos, tem tido um significativo avanço em nosso país, tanto no reconhecimento social dos direitos da criança, quanto no campo da legislação. Portantoa criança hoje está inserida num campo de afirmação de direitos garantidos constitucionalmente principalmente a partir da Constituição Federal de 1998. (VEIGA, 2005).	
	Nas escolas a implementação do Projeto Político Pedagógico, também denominado Proposta pedagógica, resultou de muitas mudanças ocorridas na história da educação brasileira, motivadas pela busca de melhorias na qualidade de ensino. A lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96, prevê, em seu artigo 12, inciso I, que:
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. (BRASIL, 2008).
	Esse regulamento sustenta-se no conceito de que a escola é responsável por suas propostas educacionais, ou seja, deve elaborar o Projeto Político Pedagógico com o objetivo de organizar-se a partir de uma filosofia norteadora da prática educacional em um contexto local, considerando suas especificidades e transformando-as em um projeto educativo. Portanto, "a escola é responsável por suas propostas educacionais." (BRASIL, 2008).
	Vê-se, portanto, que planejar é a palavra chave do projeto político pedagógico da escola. A organização do trabalho pedagógico deve ser pensada em função do que as crianças sabem, dos seus universos de conhecimentos, em relação aos conhecimentos e conteúdo que consideramos importante que elas aprendam. (BRASIL, 2006).
	 Na observação das atividades proporcionadas as crianças, o professor deve criar oportunidades onde as crianças irão desenvolver novos aprendizados, criando possibilidades através das brincadeiras, assim no espaço na qual a criança brinca o professor pode observar suas atitudes e através de estar, criando novos momentos de prazer onde à criança desenvolve novas habilidades, partindo daquilo que a criança já sabe o professor amplia esse conhecimento, enriquecendo sua identidade.
	 MELCHIOR (2009, p. 76), "o conhecimento que um professor desenvolve ao trabalhar com um grupo de crianças incorpora, necessariamente, elementos de outros domínios de sua vida". E na observação, o professor pode constatar dados e aspectos cognitivos bem como as dificuldades e as possibilidades de cada um. Mas também dos aspectos afetivo e psicomotor. Justamente pelo fato de que o acompanhamento do desenvolvimento do aluno é muito importante, pois o professor verifica como cada criança e sua dedicação, pois cada um tem o seu processo de aprendizado, cabe ao professor criar condições para que a criança desenvolva sua personalidade e não apenas adquirir conhecimento.
Quanto a avaliação Luckesi (2002) afirma que: 
É um recurso útil e necessário, a avaliação do educando deve ser voltada para que o maior interesse seja em relação à aprendizagem dos alunos, desta forma pode se dizer que ocorreu uma prática avaliativa no interesse do educando. “Na prática da avaliação da aprendizagem, em que seu sentindo pleno, só será possível na medida em que estiver efetivamente”. “Interessado na aprendizagem do educando, ou seja, há que se estar interessado em que o educando aprenda aquilo que está sendo ensinado” (LUCKESI, 2002, p.99). 
	Compreende-se, segundo o autor citado acima que só haverá um resultado de aprendizagem quando há interesse do professor e alunos. A partir da interação na prática, e que os alunos aprendam aquilo que está sendo ensinado. Para tanto, faz-se necessário refletir a aprendizagem desde a educação infantil, pré-infantil quem são as crianças e como essa fase da vida tem sido compreendida dentro e fora do ambiente escolar.
	Sobre a avaliação pode-se observar os alunos através da interação numa forma de amplitude de conhecimentos e habilidades podendo ser através das atividades realizadas, como jogos de integração, contagem de histórias, artes plásticas, exposições de trabalhos enfim, a avaliação muitas vezes pode partir de um erro, entretanto deste poderá refletir na experiência entre a mediação da criança e do adulto.
	Não se pode apresentar a proposta deste projeto sem apresentar alguns elementos da visão de Vygotsky sobre o processo de aprendizagem. Segundo Vygotsky (1987, p.117) afirma que "na brincadeira a criança se comporta além de seu comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. Portanto, no brinquedo, é como ela fosse maior do que na realidade”. Isso porque a brincadeira na sua visão cria uma zona de desenvolvimento proximal, permitindo que as ações da criança ultrapassem o desenvolvimento já alcançado, ou seja, (desenvolvimento real), impulsionando-a a conquistar novas possibilidades de compreensão e de ação sobre o mundo.
	Na matemática sendo maternal III as crianças podem iniciar com pequenos círculos, a noção de quadrado, redondo triangular, contagem de números de letras, enfim, compreender a primeiras noções, comparações dos objetos, figuras, os símbolos matemáticos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9...). Segundo Piaget (1976), em sua teoria construtivista afirma que o jogo e a brincadeira são vistos como um processo de construção que insere o sujeito no meio social através da adaptação e da interação com o meio, estes serve para a consolidação das habilidades apreendidas e servem como reflexo do nível de desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto, é no jogo e no brincar que a criança aplica tudo o que aprende.
	A criança, desde que nasce, interage de diversas maneiras no ambiente físico e, por isso mesmo, está aprendendo continuamente. Nesse sentido, "deve ser vista como parte de um todo que modifica e que é modificado por ela." (BENJAMIN, 1987).
	A proposta deste trabalho que se pretende implementar tem como público alvo a educação Infantil-maternal III, nesse caso as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas nos planos de aula terão prioridades nas aprendizagens lúdicas, pois acredita-se que favorecem a socialização de várias maneiras para as crianças.
PLANOS DE AULA
PLANO DE AULA 01		
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: Que bicho é esse?
Objetivos
Trabalhar a linguagem oral, visual e a coordenação motora;
Conhecer e identificar as diferentes características dos animais, demonstrados nas figuras em sala de aula;
Compreender a importância dos animais no nosso meio;
Desenvolver atitudes básicas de compreensão, respeito, carinho e cuidados dos animais domésticos;
Conteúdos 
Linguagem oral, visual e lúdica;
Desenhos, colagem, recortes;
A utilidade dos animais no nosso meio, o habitat em que vivem, a saúde, a higiene e os cuidados dos animais;
Metodologia
	Em um primeiro momento, apresentação pessoal para os alunos. Após fazer a chamada de presença dos mesmos. Contar meninos e meninas. Escrever a data no quadro. Primeira atividade: mostrar a foto de vários animais domésticos, como peixe, coelho, cachorro, gato, galinha, pato, pintinho, vaca e outros, questionando quais eles conhecem, como é o nome deles, se alguém possui algum animal de estimação (qual é o nome do mesmo, quanto tempo tem o animal).
	Depois de identificar os animais domésticos propor às crianças a atividade conjunta de construir um mural com papel pardo onde o mesmo terá uma divisão das figuras dos animais da água, terra e do ar e serão expostas na sala de aula.   
	Questionar aos alunos os cuidados que devemos ter com os animais domésticos, como banho, alimentação, etc. Ainda como atividade, dar aos alunos desenhos de animais como gato, cachorro, coelho, etc. para colorir. Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. 
Recursos
	Como recursos metodológicos serão utilizados figuras de vários animais domésticos, cola branca, papel pardo, tesoura (utilizada pela professora), fita crepe, lápis colorido, desenhos de animais para colorir.
Avaliação
	Serão avaliados o interesse e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas bem como a capacidade de desenvolveras atividades propostas.
PLANO DE AULA 02
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: Que bicho é esse?
Objetivos
Trabalhar a natureza dos colehos, as espécies diferentes, levar como exemplo um coelho doméstico;
Desenvolver uma atividade lúdica a partir da observação das características do coelho;
Aguçar a curiosidade;
Propiciar o contato com o animal;
Identificar a características do coelho pelo, cor dos olhos, unhas, etc.;
Avaliar a sensibilidade de cada criança com o animal.
Conteúdos 
Exposição do animal doméstico COELHO;
Roda de conversa sobre os cuidados da saúde com os animais e suas diferenças;
Confecção de máscara do coelho em cartolina.
Metodologia
	 Após acolhimento dos alunos, apresentar a todos uma caixa fechada, com uma surpresa na mesma. Questionar sobre as possibilidades do interior da caixa.
	Apresentar a surpresa aos alunos, o coelho de estimação. Proporcionar os alunos o contato de modo sutil, sempre com supervisão, para que possam ver e sentir a pelagem, observar a cor dos pelos, dos olhos, observar as patas e assim estimular cada um a falar sobre o seu animal. Ressaltar o cuidado com os animais e as diferenças que os mesmos possuem.
	Criar uma máscara de coelhinho usando cartolina (já cortada) para as crianças colarem papel colorido ou algodão. Colocar elástico nas máscaras para que as crianças possam usar as mesmas.
	Cantar a música “coelhinho da pascoa, e trabalhar as cores e quantidade, a partir da confecção de um cartaz. Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. 
Recursos
Como recursos metodológicos serão utilizadas O coelho (Linguagem Visual e Contato), papel colorido, cola, tesoura, algodão, cartolinas, uma caixa de papelão e elástico, aparelham de som e muita criatividade.
Avaliação
	Serão avaliados o interesse e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas bem como a capacidade de desenvolver as atividades propostas.
PLANO DE AULA 03		
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: Que bicho é esse?
Objetivos
Conhecer a diferença entre o coelho e o pintinho;
Levar um pintinho (real) na sala de aula;
Identificar as penas, pés, bico, quantos dedos, asas, etc.;
Propiciar o contato com as mãos;
Desenvolver a motricidade; a sensibilidade, o contato, o visual, o carinho;
Conteúdos 
Linguagem oral, visual e lúdica;
Conhecer a natureza dos animais e quais podemos ou não podemos ter de animal de estimação dentro de nossa casa.;
Compreender e diferenciar as características dos animais através de suas características próprias e específicas.
Metodologia
	Após acolhimento dos alunos, relembrar a aula anterior e questionar as características do coelho observado. Apresentar aos alunos o animal observado no dia: o pintinho. Observar as reações dos alunos frente ao mesmo.
	Deixar as crianças observar a diferença do coelho, da galinha e do pintinho. Para que as crianças percebam e identifiquem as características físicas, como, quantas pernas, formato do bico, orelhas, olhos. Se tem penas ou tem pêlos.
	Com pratinhos descartáveis de papel fazer um pintinho.Cantar a música do pintinho amarelinho e da galinha pintadinha. Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. 
Recursos
	Como recursos metodológicos serão utilizadas o Pintinho, pratinhos descartáveis, papel colorido, tinta guache, pinceis e aparelho de som.
Avaliação
	Nesta aula os alunos serão avaliados pela participação e a curiosidade sobre o que questionam. bem como as atividades desenvolvidas a coordenação motora e a criatividade.
PLANO DE AULA 04	
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: que bicho é esse?
Objetivos
Reconhecer os personagens da história os três porquinhos e as diferentes características;
Desenvolver o gosto pelas histórias infantis;
Desenvolver o raciocínio, relacionar os números, a quantidade;
Questionar as modelos das casas construídas pelos porquinhos;
Diferenciar as características do lobo e de cada porquinho;
Cantar com os alunos a música Quem tem medo do Lobo Mau;
Trabalhar com a argila, desenvolver os personagens da história.
Conteúdos 
CD do filme: Os Três porquinhos e o livro da história dos Três porquinhos;
Cantar a música: Quem tem medo do Lobo mau;
Linguagem Oral e Visual. 
Metodologia
	Após acolhimento dos alunos, ler a história dos Três Porquinhos. Após uma roda de conversa questionar o que cada porquinho fazia, quais os tipos de casa que construíram. Demonstrar que todo livro, filme, histórias tem um autor que escreve uma poesia, uma fábula, um conto. Explicar que sempre aparecem nomes, personagens com comportamentos diferentes, com valores, características diferentes.
	Identificar as características dos personagens os porquinhos, o Lobo, etc., alguns são bondosos, outros, apenas curiosos, alguns maldosos, tristes, felizes, enfim, trabalhar e resgatar os valores em sala de aula e na escola.
	Distribuir para cada criança a argila e um prato descartável onde os alunos desenvolverão os personagens de sua escolha. A argila é uma atividade que exercita, desenvolve o psicomotricidade, as mãos, a mente, de que forma vão trabalhar.
 	Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. 
Recursos
	CD do filme: Os Três porquinhos e o livro da história dos Três porquinhos, argila e prato descartável.
Avaliação
	Os alunos serão avaliados pela participação, atenção e raciocínio das atividades desenvolvidas.
PLANO DE AULA 05		
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: que bicho é esse?
Objetivos
Estimular o desenvolvimento da linguagem através da roda de conversa e da música;
Ouvir a música o sitio do seu lobato e através desta utilizá-la como instrumento de comunicação, movimentação e aprendizagem;
Desenvolver atividades a partir do contexto da música, expressando os sentimentos através da linguagem oral e musical;
Desenhar e pintar os animais do Sítio do seu Lobato;
Identificar quais os animais que são domésticos;
Imitar o animal que mais gostou relacionado com a música.
Conteúdos 
Linguagem artística, artes visuais (desenho, pintura);
Cantiga de roda, imitações, movimentos.
Musicalidade.
Metodologia
	Após acolhimento dos alunos, ouvir a música: O Sítio do se Lobato, imitar os animais conforme os sons ouvidos na música. Desenhar os personagens do Sitio do seu Lobato.
	Fazer a atividade do “ajude a vaquinha a encontrar a grama”, conforme anexo. Fazer ainda a atividade para a mamãe pássaro encontrar seu ninho, também em anexo. Por fim fazer dobraduras com folhas de oficio dos animais vistos no sitio do seu Lobato e colorir com as crianças.
	Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. 
Recursos
	CD, DVD, folhas de oficio, giz de cera. Avental tecido EVA. Palitos de picolés. Balões e pirulitos. 
Avaliação
	Os alunos serão avaliados, através da participação, interação, respeito e atividades apresentadas, valorizando-se o que reproduziram durante as atividades.
PLANO DE AULA 06		
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Creche Floripa Neres da Silva
Professora: Cleuza Dutra
Nível/ano: Maternal III
Período: Matutino
Número de alunos: 
Data: 08/04/2019 a 15/04/2019
Tema: que bicho é esse?
Objetivos
Compreender as atividades lúdicas a natureza dos animais e o desenvolvimento dacapacidade criativa;
Aguçar a curiosidade e a criatividade das crianças;
Contar os números, observar as semelhanças, as cores;
Desenvolver atividades a partir da observação;
Usar um avental para transmitir efeitos lúdicos com o mesmo recheado de ovos.
Conteúdos 
CD com a música: A Galinha do vizinho; (Composição de Marcos Coelho e Ana Favaretto).
Trabalhar as noções de números, quantidade; 
Linguagem e expressão corporal através da música;
Observar a interação das crianças.
Metodologia
	Após acolhimento dos alunos, ouvir, cantar e dançar a música: A galinha do vizinho de (Márcio Coelho e Ana Favaretto). Ainda com a música, utilizando-se o avental onde no bolso se encontram os ovos da galinha. Aguçando a curiosidade das crianças, motivando a contar os números, os ovinhos e saber que nos fornecem como alimento.
	Entregar para cada criança um papel impresso de uma galinha e as crianças vão poder colorir usando tinta guache e um garfo descartável para pintar. Demais partes serão pintadas com giz de cera.
 	Intercalar as atividades com horário de lanche, trocas, água, etc. dos alunos. No final, entregar balões e pirulitos as crianças, como lembranças e agradecimento pela oportunidade.
Recursos
	CD da música a galinha do vizinho, desenho impresso da galinha para colorir, pintar com tinta guache, um garfo descartável, giz de cera. Avental, ovos.
Avaliação
	Os alunos serão avaliados constantemente nas aprendizagens e atividades desenvolvidas, bem como na participação e colaboração das atividades no contexto escolar, durante o período de desenvolvimento do estágio.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Senado Federal, 2008.
BRASIL, Proposta pedagógica e currículo em educação Infantil. Brasília, 1996.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002. 
MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação pedagógica: função e necessidade. 2.ed Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999. 
NEGRINI, Airton. Educação Psicomotora. São Paulo: Ebrasa, 2003.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
VYGOTSKY, Lev. A Formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. 6. ed. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.