Buscar

Radiologia Torácica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4
Radiologia Torácica: Casos Clínicos
Incidências da radiografia de Tórax:
PA
Perfil
Laurell
Ápico-Lordótica
Oblíquas
Com PA e PE é possível analisar 3 dimensões: crânio-caudal, latero-lateral e ântero-posterior, a importância disso é localizar as lesões sejam elas corpo estranho, projétil, nódulos, lesão cavitária. 
O PE é importante para avaliar a área retrocardíaca e 10% das lesões estão presentes nessa área.
Avaliação da técnica:
Posicionamento – É importante saber se o paciente está em pé ou deitado. Tem que visualizar se tem o nível hidroaéreo presente.
Expansão pulmonar - Contar pelo menos 9 arcos costais postais acima do diafragma. E pelos menos 6 arcos costais anteriores acima do diafragma 
Penetração - A quantidade de raio-x vai ser baseada no tamanho paciente. A penetração é importante para avaliar corretamente.
Espaço pleural, região do mediastino e pulmão são os locais possíveis de ver lesões nesse raio-x. Existem também as patologias que acometem a parede torácica, arcabouço ósseo e também pode trazer alteração na radiografia do toráx.
Lesões fundamentais:
Hipotransparentes – Aumentam a densidade do tecido, então a imagem fica mais “branca”. Opacidade (infiltrado), nódulo, massa, atelectasia (colapso dos alvéolos), derrame pleural (liquido no espaço pleural, geralmente fica na base).
Hipertransparentes – Diminui a densidade do tecido, a imagem fica mais “escura”, pois passa mais raio-x. Enfisema, bolha, cisto, cavitação, bronquiectasia, pneumotórax.
Nódulo tem o tamanho máximo de 3 cm e com mais de 3 cm é massa.
Lesão hipotransparente, é uma massa localizada no lobo superior do pulmão direito – Metástase de leiomiossarcoma.
*atelectasia tem redução volumétrica
O lado que tem alteração é o direito, lesão hipotransparente. É um derrame pleural, pois é possível visualizar a parábola de Damoiseua.
Lesão hipertransparente no pulmão esquerdo. É um pneumotórax, presença de ar dentro da cavidade pleural e assim a pleura visceral fica afastada da pleura parietal, então é possível ver a linha pleural. Colapso quase total do pulmão esquerdo.
Lesão hipotransparente no lobo superior do pulmão direito é um nódulo (carcinoma pulmonar).
Lesão hipotransparente, nódulo no lóbulo superior no pulmão direito. Tem uma área hipertransparente dento do nódulo que é uma calcificação – Hamartoma pulmonar (lesão benigna).
Lesão hipertransparente – Bolha/cisto. A bolha está relacionada a um enfisema já o cisto não. 
Lesão hipotransparente no terço médio do pulmão direito é uma pneumonia (opacidade).
Hipotransparência - Infiltrado. Na TC apresenta secreções preenchendo os alvéolos, sinal do broncograma aéreo (brônquio cheio de ar) típico de processo inflamatório, pneumonia. Pneumonia bilateral.
 Traqueia deslocada para a esquerda, o pulmão velado é o direito. Não pode ser atelectasia, por que a traqueia teria que estar desviada para a direita. Síndrome do hemitoráx velado. A traqueia está empurrada porque tem algo ocupando o espaço, ou é derrame pleural ou massa ou os dois nesse caso tem que fazer TC. Velamento total do hemitoráx direito com desvio contra lateral das estruturas do mediastino.
Nesse caso tem uma hipotransparência. Velamento quase que total do hemitoráx direito com atração da traqueia e mediastino então é o quadro de atelectasia do pulmão direito.
Hipotransparência no lobo superior do pulmão direito na 1º imagem- pneumonia. 15 dias depois no raio x apresentou uma atelectasia do pulmão, mostra um S de Golden (S invertido) que representa um tumor da região central com atelectasia do lobo superior por obstrução do brônquio do lobo superior. 
Lesão hipertransparente e dentro possui liquido, pois forma um nível hidroaéreo. Uma cavitação com parede espessa com nível hidroaéreo é um abcesso pulmonar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando