Buscar

Casos Clínicos Psicofarmaco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASOS CLÍNICOS PSICOFARMACO
Antipsicóticos
Um jovem de 19 anos de idade é levado ao consultório médico por sua mãe que estava muito preocupada. Ele foi expulso da república onde mora por seu comportamento. Acusou vários colegas estudantes e professores de espioná-lo para a polícia. Parou de frequentar as aulas e passa todo seu tempo assistindo televisão, e diz que os anunciantes estão enviando-lhe mensagens secretas sobre como salvar o mundo. Ele parou de tomar banho e troca de roupas apenas uma vez por semana. No consultório, você o encontra despenteado, silencioso e sem demonstrar emoção. A única declaração espontânea que ele faz é quando pergunta por que a mãe o levou para o escritório de "outro espião do governo." Seu exame físico e exames de sangue estão normais. O exame farmacológico deu negativo. Você o diagnostica com psicose aguda provavelmente secundária a esquizofrenia, interna-o na unidade psiquiátrica do hospital e inicia a administração de haloperidol.
Qual é o mecanismo de ação terapêutica do haloperidol?
O que medeia os efeitos colaterais extrapiramidais dos agentes antipsicóticos?
Que receptores do sistema nervoso autônomo são antagonizados por agentes
antipsicóticos?
Anticonvulsivantes 
Um rapaz de 18 anos de idade com história clínica de epilepsia desde a infância apresenta-se via ambulância no pronto-socorro devido a estado de mal epiléptico. Ele foi estabilizado, finalmente, por doses repetidas de lorazepam por via IV. Sua mãe afirma que ele teve história de nascimento sem intercorrências, nenhum traumatismo craniano prévio e RM de crânio negativa no passado. Ele não se trata com antiepiléptico fenitoína. Sua última convulsão foi há três meses e, geralmente, é controlada se toma a medicação regularmente. No PS, o paciente encontra-se confuso, combativo, mas tem exames neurológico e cardiovascular normais. Também não há evidências de qualquer trauma. Seus exames laboratoriais iniciais, incluindo hemograma, painel metabólico abrangente e análise de urina para rastreamento de drogas, são negativos. Seu nível de fenitoína é indetectável. Você administra uma dose
IV de fosfenitoína e prescreve a dose oral para tomar em casa.
Qual é o mecanismo de ação da fenitoína?
Quais são os principais efeitos adversos da fenitoína?
Antidepressivos
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se em seu consultório para avaliação de fadiga. Nos últimos dois meses, ela tem se sentido exausta. Diz que não tem vontade de participar de atividades que anteriormente apreciava, como seus treinos semanais de vôlei. Não tem dormido bem e não tem muito apetite. Ao ser questionada, admite sentir-se triste na maior parte do tempo e chora com frequência. Ela nunca passou por isso antes. Nega qualquer sintoma atual ou anterior de mania. Também nega qualquer alucinação visual/auditiva, paranoia, ilusões ou outros sintomas psicóticos. Exceto o fato de ficar com os olhos marejados durante a entrevista, o exame físico é normal. Seus exames de sangue, como hemograma completo e função da tireoide, são normais. Um teste sorológico de gravidez deu negativo. Você a diagnostica com depressão maior e, além de encaminhá-la para aconselhamento, inicia o uso de fluoxetina.
Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina?
Quais são os efeitos colaterais mais comuns da fluoxetina?
Ansiolíticos
Um estudante universítario de 22 anos é levado ao PS pois seus colegas não consegem acorda-lo. De acordo com seus amigos, ele apresenta um histórico de depressão e ultimamente tem aparentado estar deprimido nas aulas. O paciente possui receita de Lorazepam para tratamento de ansiedade e insônia. No PS os medicos prescreveram Flumazenil por via IV.
Que tipo de medicamento é o Flumazenil e qual é o seu papel no tratamento de uma overdose por benzodiazepínicos?
Que tipo de precauções devem ser tomadas com esse paciente?
Um paciente com 62 anos de idade é diagnosticado com Doença de Parkinson. 
Qual a fisiopatologia da doença de Parkinson?
O paciente está com a doença em curso, nos estágios iniciais. Quais as opções de tratamento para este caso?
Após alguns anos a doença do paciente progride bastante e foi recomendado o uso de Levodopa. O que este medicamento faz e como ele deve ser administrado?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando