Buscar

APOL 2 ARTES VISUAIS, HISTÓRIA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL ARTES VISUAIS, HISTÓRIA E SOCIEDADE
NOTA 100
Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: Vênus de Milo, c. 200 a.C. Mármore, 2,02 m de altura. (Link: <https://br.fotolia.com/Content/Comp/75199909>. Acesso em: 15 fev. 2017). 
Considerando a imagem acima e o conteúdo abordado no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina, sobre o período Alexandrino ou Helenístico, leia as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
( ) Os artistas ainda se baseavam na observação do real para representar a figura humana.
( ) A escultura Vênus de Milo apresenta uma menor rigidez, parece mais descontraída que as obras do Período Clássico.
(  ) A escultura Vênus de Milo é uma cópia da original e, mesmo assim, perdeu os braços por ter sido feita em mármore, um material menos resistente que o bronze.
( ) O único material que os gregos do período Alexandrino ou Helenístico utilizavam para a escultura era o mármore. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F - F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a seguinte imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente a imagem, ela está disponível em: GAUGUIN. Paul: Autorretrato (Perto de Gólgota) –, 1896. Óleo sobre tela, 76 cm x 64 cm, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo – Brasil. 
Considerando a imagem dada e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o artista Paul Gauguin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O artista Paul Gauguin foi ao Taiti na tentativa de se libertar das tradições e de ver o mundo de forma diferente de um europeu.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere a seguinte citação: 
“[...] representou-se a si mesmo caminhando pelo campo com a mochila de pintor às costas, e respeitosamente saudado por seu amigo e cliente. Chamou à tela Bonjour. Monsieur Courbet. Para quem estava habituado aos quadros espetaculares da arte acadêmica, essa tela deve ter parecido inteiramente pueril. Não há poses graciosas, linhas fluentes, cores impressionantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p 403. 
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Realismo e as características da obra de Gustave Courbet, é correto afirmar que:
	
	A
	A pintura de Courbet obedecia às regras acadêmicas, como as da perspectiva e da representação realista da luz e da sombra.
	
	B
	A pintura de Courbet era abstrata e não apresentava temática clara e objetiva.
	
	C
	A pintura de Courbet apresenta aspecto empastado, ou seja, a pincelada não é lisa. O artista desafiou a tradição ao representar pessoas comuns em suas obras.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Observe a imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira observar atentamente esta imagem, ela está disponível em: O artista: retrato de Marcellin Desboutin – Édouard Manet, 1875. Óleo sobre tela, 195,5 cm x 131,5 cm. Museu de Arte de São Paulo, São Paulo – Brasil. 
Considerando a imagem dada e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre os precursores do modernismo, analise as afirmativas a respeito da obra O artista: retrato de Marcellin Desboutin assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Esta obra foi recusada no Salão de Belas Artes de 1875.
II. ( )  Manet fundiu o solo com o fundo, uma característica modernista.
III. ( ) Manet reforçou a expressão de indiferença do retratado reforçando a imagem do artista boêmio que vagueia pelas ruas.
IV. ( ) O cachorro bebendo no copo é uma representação do amor que Manet tinha por cães. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – V – F
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade
Considere a seguinte citação: 
“O pintor que espera captar um aspecto característico não dispõe de tempo para misturar e combinar suas cores, muito menos para aplicá-las em camadas sobre uma base castanha, como tinham feito os velhos mestres. Ele tem que fixá-las imediatamente em sua tela, em pinceladas rápidas, cuidando menos de detalhes do que do efeito geral do todo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.p 410. 
Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Artes Visuais, história e sociedade: diálogos entre a Europa e a América Latina sobre as origens do movimento moderno na Europa, o primeiro movimento de arte moderna foi o:
	
	A
	Realismo.
	
	B
	Cubismo.
	
	C
	Impressionismo.

Outros materiais