Buscar

Exercícios 3

Prévia do material em texto

Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O estudo do papel e das ações do Estado, não é novidade na história humana Nos séculos XVIII e XIX, as principais funções eram: Manutenção da Segurança Púbica interna, Preservação da Propriedade privada e a Defesa Civil. Aponte qual a nova função do Estado a partir do século XX:
Escolha uma:
a. Promoção do bem-estar social.
b. Inclusão educacional.
c. Inclusão social.
d. Prevenção das elites.
e. elaboração de preceitos.
Feedback
A resposta correta é: Promoção do bem-estar social..
Questão 2
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com Frey (2000), o termo “política” em língua inglesa possui três dimensões de significação. Enumere os significados que seguem:
(1) Dimensão institucional (polity).
(2) Dimensão processual (politics).
(3) Dimensão material (policy).
( ) Refere-se ao processo político como comumente entendemos, às relações conflituosas entre os diversos atores políticos, partidos e agentes do governo, diz respeito aos objetivos a serem alcançados, aos conteúdos e às decisões de distribuição de poderes.
( ) Refere-se especificamente as Políticas Públicas, são os conteúdos concretos da ação política, são os programas políticos ou planos de governo, são as resoluções do Estado para os problemas técnicos e mais imediatos da sociedade em sua concepção mais material.
( ) Refere-se ao ordenamento institucional do sistema político, às disposições jurídicas a que está sujeito e à estrutura institucional do sistema político-administrativo.
Escolha uma:
a. 3, 1, 2.
b. 3, 2, 1.
c. 2, 3, 1.
d. 1, 2, 3.
e. 2, 1, 3.
Feedback
A resposta correta é: 2, 3, 1..
Questão 3
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre as razões para se estudar Políticas Públicas, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, que impulsionam os diferentes atores sociais a se aprofundarem sobre o assunto Políticas Públicas:
( Razões científicas.
( )Razões pessoais.
( )Razões profissionais.
( )Razões políticas.
Escolha uma:
a. V, F, V, V.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, F, V
e. V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V..
Questão 4
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O século XX é marcado pelo surgimento de uma nova e importante função do Estado, a promoção do bem-estar social. Assinale a alternativa que essa nova demanda social requer do Estado:
Escolha uma:
a. Manutenção da segurança pública interna.
b. Preservação da propriedade pública.
c. Preservação da propriedade privada.
d. Uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade..
Questão 5
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O déficit habitacional quantitativo relaciona-se:
Escolha uma:
a. À quantidade (imensurável) da população que não tem estudos.
b. À quantidade (mensurável) da população que não possui saúde.
c. À quantidade (mensurável) da população que não possui habitação.
d. À quantidade (mensurável) da população que não possui trabalho.
e. À quantidade (imensurável) da população que não possui filhos.
Feedback
A resposta correta é: À quantidade (mensurável) da população que não possui habitação..
Questão 6
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No Livro de Gestão de Políticas Públicas no capítulo 4 diz que na Constituição Federal o direito à moradia é assegurado no seu artigo 6.º, o qual apresenta o rol de direitos sociais, dentre os quais estão incluídos o direito à educação, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à saúde, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância e à assistência aos desamparados. De acordo com Lorenzetti (2001, p. 12), no momento em que a moradia passou a ser um direito assegurado pela constituição, “podemos cobrar do Estado:
Escolha uma:
a. Maiores leis quanto à formulação e implementação de Políticas Públicas voltadas para a satisfação do usufruto do direito a construção de estradas”.
b. Maiores responsabilidades quanto à revogação de Políticas Públicas voltadas para a garantia da casa própria.”.
c. Maiores responsabilidades quanto à formulação e implementação de Políticas Públicas voltadas para a garantia do usufruto do direito a moradia”.
d. Melhores condições de Políticas Públicas voltadas para a garantia do usufruto do direito a moradia”.
e. Melhores financiamentos e diretrizes quanto à prática e implementação de Políticas Públicas voltadas para o usufruto do direito a moradia”.
Feedback
A resposta correta é: Maiores responsabilidades quanto à formulação e implementação de Políticas Públicas voltadas para a garantia do usufruto do direito a moradia”..
Questão 7
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para resolução dos problemas sociais deve haver uma interação entre os policy makers e a sociedade civil, num processo de troca de conhecimentos e experiências para consecução dos objetivos das Políticas Públicas formuladas. Nesse processo a teoria dos sistemas propõe algumas questões essenciais que caracterizariam uma Política Pública sistêmica Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para a alternativa que compõe estas questões:
( )De que maneira os “outputs” da sociedade afetam as características específicas do sistema político?
( )Como as demandas e pressões sociais influenciam no conteúdo das Políticas Públicas?
( )De que maneira a Política Pública influencia, através de “feedback”, o ambiente social e as características específicas do sistema político?
( )Quais dimensões significativas do sistema social que acarretam em demandas sobre o sistema político?
( )Quais características significativas do sistema político geram a possibilidade de transformação das demandas sociais em Políticas Públicas?
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V.
b. F, V, V, V, V.
c. F, V, F, V, F.
d. V, V, V, F, F.
e. V, V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V, V..
Questão 8
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre a Teoria dos Sistemas, aponte a alternativa que define a sua utilidade no processo de Políticas Públicas:
Escolha uma:
a. Sempre priorizando a eficiência Quanto maior for o cálculo racional inserido numa política, maior será sua eficiência prática.
b. Utilizada no campo das Políticas Públicas e pode ser conceituada como o estudo das decisões racionais dos atores políticos.
c. Utilizada para unir e reivindicar interesses comuns sobre outros grupos constitutivos da sociedade.
d. É a teoria concorrente da teoria racionalista, visto que, a primeira considera as Políticas Públicas um “continuum” das políticas adotadas no passado efetuando-se apenas pequenas modificações.
e. Utilizada como ferramenta para resolução das problemáticas das Políticas Públicas preconiza que os diversos sistemas sociais estão em constante interação e, não devem ser considerados isoladamente, mas sim nas suas relações de interdependência mesmo que sejam estes extremamente heterogêneos.
Feedback
A resposta correta é: Utilizada como ferramenta para resolução das problemáticas das Políticas Públicas preconiza que os diversos sistemas sociais estão em constante interação e, não devem ser considerados isoladamente, mas sim nas suas relações de interdependência mesmo que sejam estes extremamente heterogêneos..
Questão 9
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Foi evidente, que os Conselhos de Saúde funcionaram como espaços fomentadores da constituição de identidades coletivas e sujeitos políticos. Com isso podemos afirmar que em meados de 1990, este Conselho representou para a sociedade:
Escolha uma:
a. Uma oferta da repressão partidária, senão na decisão, pelo menos na discussão popular, configurando um fenômeno comum na história brasileira, pela grandeza e pela imensidão em que ocorreu.b. Uma oferta de individualização e exclusão, na decisão, sobre a discussão pública, configurando um ato inédito na história brasileira, pela escala e pela velocidade em que ocorreu.
c. Uma oferta de imparcialidade democrática na decisão, pelos fatos da discussão pública, configurando um fenômeno político e social na história brasileira, pela escala e pela velocidade em que ocorreu.
d. Uma oferta de participação e inclusão, senão na decisão, pelo menos na discussão pública, configurando um fenômeno inédito na história brasileira, pela escala e pela velocidade em que ocorreu.
e. Uma oferta de exploração cultural, senão na decisão, pelo menos na discussão pública e social, configurando um fenômeno democrático na história brasileira, pela escala e pela velocidade em que demorou a surgir.
Feedback
A resposta correta é: Uma oferta de participação e inclusão, senão na decisão, pelo menos na discussão pública, configurando um fenômeno inédito na história brasileira, pela escala e pela velocidade em que ocorreu..
Questão 10
Correto
 Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No governo de Vargas uma preocupação com a erradicação das formas coletivas de moradia, a qual seria alcançada através de uma política de casas próprias (COELHO, 2003, p. 12). Contudo, não havia uma política habitacional sólida para assegurar tal mudança. Neste período o que existiam eram as chamadas Caixas de Pensão. O que eram estas Caixas de Pensões que o governo criou?
Escolha uma:
a. Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
b. Eram órgãos nomeados para a implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus funcionários, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
c. Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que investiam este capital na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
d. Eram departamentos criados através da implantação do INSS no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados.
e. Eram órgãos nomeados através da implantação do Programa Minha Casa Minha Vida, e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim.
Feedback
A resposta correta é: Eram órgãos criados através da implantação da Previdência Social no Brasil e que aplicavam parte de suas receitas na construção de moradias para seus associados, mesmo não sendo essa sua atividade-fim..

Continue navegando