AV2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
3 pág.

AV2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS


DisciplinaEducação e Tecnologias677 materiais3.353 seguidores
Pré-visualização1 página
1) Leiam a letra da música "Aquarela" do Toquinho.
"E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar..."
Podemos dizer que o progresso, que a evolução da tecnologia é essa astronave que faz o seu percurso, e nós, estamos tentamos pilotar. Para o bem ou para o mal as tecnologias estão inseridas em nosso meio e tendem a ampliar a sua abrangência a cada dia. Por isso, além de sobreviver nesse meio, precisamos fazer o melhor possível. Mas como?
Assinale a alternativa que apresenta a maneira possível de sobreviver e usar as tecnologias na escola:
Alternativas:
a) Tentando usar as tecnologias de um modo geral para conhecê-la sem preocupações metodológicas.
b) Buscar conhecer os recursos tecnológicos como experimentação e projeto piloto na escola, sem vínculo pedagógico.
c) Conhecer os recursos tecnológicos e suas especificidades, depois dominar as técnicas e por fim planejando as aulas.
d) Conhecer as diferentes tecnologias, implicando em um domínio estritamente técnico em detrimento ao pedagógico.
e) Reconhecer a importância do uso das tecnologias para aqueles que se sentem confortável com a máquina e dispensável para aqueles que não sabem usá-las.
2) As crianças nem sempre entende o sentido da propaganda televisiva, por isso, aceitam falsos argumentos e representações enganosas na mensagem comercial. Essa situação vem acontecendo na atualidade por conta da busca do (a):
Alternativas:
a) Violência exposta na matemática.
b) Difusão de estereótipos veiculados na carta esferográfica.
c) Autoridade dos pais e professores.
d) Merchandising social veiculado no telégrafo.
e) Consumismo exagerado disseminado pelas mídias.
3) Além do consumo, o excesso de violência, o apelo à sexualidade precoce e a formação de estereótipos são aspectos preocupantes na mídia televisiva. Também encontramos tais situações veiculadas pela rede de internet o que implica para as crianças e adolescente:
Alternativas:
a) A aprendizagem de formas estereotipadas de valores e normas dos quais ainda não tem maturidade para assimilar adequadamente. 
b) A propagação por esses meios de comunicação de formas estereotipadas dos valores e modelos de comportamentos dos quais ainda nos dias de hoje, eles tem maturidade para assimilar e discernir adequadamente.
c) A propagação por esses meios de comunicação de formas estereotipadas dos valores e modelos de comportamentos dos quais ainda nos dias de hoje, eles não tem maturidade para assimilar e discernir adequadamente, por isso é necessário desligar os aparelhos de TV e proibir o uso da internet.
d) Tornar-se um alfabetizado em mídia para saber distinguir o que é bom ou ruim na televisão e na rede de internet, para isso, necessita uso prolongado desses meios para aprender.
e) Aprender sobre publicidade para compreender as influências nos meios de comunicação que eles usam.
4) Existem vários componentes da aprendizagem que dão origem a estimulação para a aprendizagem do aluno. Assim tanto os recursos materiais como o quadro de giz, o retroprojetor, os cartazes e outras tecnologias são importantes, como também os recursos humanos, ou seja, os professores, os colegas de classe, o pessoal do apoio escolar, etc. Partindo dessa ideia, entendemos que é preciso planejar e articular o melhor:
Alternativas:
a) Recurso Documental.
b) Recurso de ensino. 
c) Projeto Pedagógico.
d) Recurso Analógico.
e) Projeto Diagnóstico.
5) Pense na sua história enquanto aluno na educação básica. Quais eram os recursos tecnológicos utilizados? Como era a utilização desses recursos? Geralmente a maior parte das pessoas responde que a utilização dos recursos se dava de forma muito esporádica, ou seja, um ou outro professor se aventurava a inovar. E ainda tinha aqueles professores que quando usavam tais recursos corriam o risco de serem tachados como professores que não queriam dar aulas. Sobre essa situação, o autor José Manuel Moran apresenta como deve ser o bom uso do:
Alternativas:
a) Pen-Drive.
b) Retroprojetor.
c) Rádio.
d) Vídeo.
e) Celular.
karyta Rithielly
karyta Rithielly fez um comentário
obrigadooo!!Me ajudou bastante
0 aprovações
Carregar mais