Buscar

Listeria Monocytogenes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SLIDE 1
O nosso artigo é uma revisão dos métodos rápidos para identificação e detecção de Listeria monocytogenes na cadeia alimentar.
SLIDE 2
Listeria monocytogenes é um microrganismo patogênico que se tornou um dos mais importantes patógenos veiculados por alimentos na década de 80 devido a eclosão de diversos surtos de listeriose. Já foi encontrado em diferentes ambientes, em humanos e em animais, em alimentos naturais e também em plantas de processamento de alimentos.
A listeria monocytogenes é uma bactéria do tipo bacilo gram positivo. Ela é móvel graças aos flagelos perítriquios. Aqui temos alguns aspectos relevantes:
TEMPERATURA: Cresce de 0ºC até 45ºC - Temperatura ótima de crescimento: 37ºC
ATIVIDADE DE ÁGUA: Aw ótima para seu crescimento é próxima de 0,97
pH: Valores de pH favoráveis: 4,3 até 9 - Crescimento mais elevado em pH de 6 até 8
RELAÇÃO COM O OXIGÊNIO: Anaeróbia facultativa
Além disso, L. monocytogenes é capaz de aderir a uma variedade de superfícies de contato de alimentos, de aço inoxidável e poliestireno, e podem persistir em instalações de processamento de alimentos por vários meses ou mesmo anoscomo biofilmes. Protegida em biofilmes, pode tolerar altas concentrações de muitos agentes ambientais, como desinfetantes, sanificantes e antimicrobianos, que podem resultar na contaminação de superfícies de contato de alimentos. 
Sua capacidade de crescer a baixas temperaturas e sob condições aeróbicas e anaeróbicas e em embalagens com atmosfera modificada torna-se uma grande preocupação para a indústria alimentícia e requer controle ao longo da cadeia alimentar.
SLIDE 3
Foto listeria
SLIDE 4
Listeriose é a infecção bacteriana provocada pela Listeria monocytogenes.
No início da infecção, a listeriose pode se assemelhar a qualquer estado febril, comum nas viroses e bacterioses. Quando atinge o sistema nervoso central, podem ocorrer dores de cabeça, confusão mental, perda do equilíbrio e convulsões. Na sua forma mais grave pode causar meningite purulenta, falência múltipla de órgãos e abortos durante os primeiros seis meses de gravidez.
Dentro do grupo de risco, as gestantes são o principal motivo de preocupação. A listeriose pode ser transmitida ao feto através da placenta, mesmo que a mãe não apresente sintomas. A listeriose pode levar a parto prematuro, aborto espontâneo, nascimento de natimorto ou conduzir a graves problemas para os recém-nascidos (septicemia e meninginte). De acordo com o Centro para Controle de Doenças norte-americano, as mulheres grávidas são cerca de 20 vezes mais suscetíveis a contrair a doença do que os adultos saudáveis.
SLIDE 5
Por ano nos Estados Unidos são estimados 1600 casos de listeriose com 250 mortes. A tabela apresenta os surtos com maior números de mortos.
SLIDE 6 Carol - SLIDE 7 Gui - SLIDE 8 Carol - SLIDE 9 Carol - SLIDE 10 Gui 
SLIDE 11 
Aplicações baseadas em bacteriófagos na segurança e diagnóstico de alimentos foram revisados ​​anteriormente. As vantagens mencionadas da detecção baseada em fagos incluem especificidade de alvo, sensibilidade, distinção de células vivas e mortas e facilidade de detecção de amplificação. Os imunoensaios comerciais utilizando proteínas da cauda de bacteriófagos para detectar Listeria e L. monocytogenes estão disponíveis. Um sistema utilizando fagos para produzir proteínas também está no mercado. Na literatura, proteínas baseadas em fagos têm sido aplicadas para a separação e detecção de Listeria através do uso de contas paramagnéticas e cultura. A sensibilidade foi melhor do que com o método de cultura padrão. 
SLIDE 12 Luan - SLIDE 13 Gui - SLIDE 14 Luan - SLIDE 15 Carol - SLIDE 16 Luan 
SLIDE 17 
Os métodos rápidos surgiram como consequência da necessidade de se abreviar o tempo necessário para a obtenção de resultados analíticos e melhorar a produtividade laboratorial. Além desses objetivos, esses métodos visam também a simplificação do trabalho e a redução de custos. Para alguns métodos a essas vantagens aliam-se outras, como maior sensibilidade e especificidade que os métodos convencionais.
Por fim, concluímos que Existe uma ampla seleção de métodos para segmentação de Listeria que podem ser concluídos em 48 h. O número de métodos validados é próximo a cem e, adicionalmente, dezenas de outros métodos comerciais estão no mercado. Os métodos alternativos da literatura recente se baseiam em vários métodos de amplificação, com o aumento do número de aplicações isotérmicas. 
Os níveis de sensibilidade dos métodos de cultura padrão também foram alcançados por diferentes tecnologias alternativas, mas em um tempo de detecção mais curto. Além disso, o tempo de enriquecimento é encurtado ou o enriquecimento não está incluído nos novos métodos
Os usuários dos métodos, laboratórios da indústria e do setor público estão adotando métodos rápidos e rápidos de usar, junto com os métodos padrão, ou mesmo substituindo-os.
SLIDE 18 Referências

Continue navegando

Outros materiais