Buscar

Questões- Contratos civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA REGIMENTAL DE DIREITO CIVIL - CONTRATOS
As respostas deverão ser claras, objetivas e completas, caso contrário, será descontado ou até, anulada a resposta. Não será permitida a utilização de nenhum tipo de ajuda, seja de livros, apostilas, ou mesmo consultas aos colegas.
Serão elaboradas 4 provas diferentes com 6 questões cada prova, lembrando que uma questão será sobre i livro o Mercador de Veneza.
Quais são os elementos da compra e venda – explique; 
1. Partes = são os sujeitos da compra e venda (comprador e vendedor). As partes devem ser capazes, segundo o art. 104 do Código Civil.
2. Coisa = a coisa objeto de compra e venda deve ser lícita, possível, determinada ou determinável. E ainda deverá ser a coisa alienável, ou seja estar no comercio.
3. Preço = o pagamento deve ser em moeda corrente, e em caso de ser convencionado em moeda estrangeira ou ouro, deverá ser convertido na hora de realizar o pagamento. O preço não pode ser fixado por apenas uma das partes, mas poderá ser feito por um terceiro de confiança das partes.
4. Vontade = o contrato de compra e venda deve ser isento de vícios, ou seja, manifestação da vontade livre e consciente.
Explique a cláusula de Retrovenda; 
A retrovenda é uma cláusula do contrato de compra e venda que estabelece que o vendedor tem o poder de readquirir o seu imóvel junto ao comprador ou junto a qualquer terceiro, restituindo o preço pago, as despesas e as benfeitorias necessárias. A retrovenda, além de cláusula potestativa pura, também é um direito real, pois configura uma propriedade resolúvel. O comprador é proprietário resolúvel do bem, porque pode sofrer a perda da coisa; o vendedor é o proprietário reivindicante, pois pode reivindicar aquele imóvel específico. O prazo para tanto é decadencial de 3 anos, nunca podendo ser ampliado.
a) para o comprador: poderes de usar, fruir e dispor do bem (alienando ou gravando). Além disso, sendo possuidor de boa-fé, tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias apenas, perdendo as úteis e as voluptuárias, exceto se tiver autorização expressa.
b) para o vendedor (proprietário reivindicante): tem direito de sequela da coisa, que exercerá por meio da ação reivindicatória.
O prazo da ação reivindicatória é decadencial de 3 anos (é especial, pois em regra as ações reivindicatórias são imprescritíveis). Além disso, o vendedor pode propor ação consignatória (art. 506) se o comprador se recusar a receber o preço pelo resgate (preço, despesas e benfeitorias necessárias).
O réu terá direito de retenção pelas benfeitorias necessárias. Esse direito de seqüela é absoluto? O pacto de retrovenda não é absoluto. Atualmente, só é
possível trazer o bem de volta se o pacto constar da matrícula, ao contrário do que ocorria na vigência do CC/16. Por outro lado, trata-se de direito amplo, pois ao exercer a sequela o vendedor retira todos os ônus reais da coisa, exceto tributos e despesas condominiais.
Existe direito de cessão da retrovenda, ou seja, o vendedor pode alienar o poder real de retroadquirir a um terceiro. Isso torna o direito de retrovenda absolutamente impessoal na vigência do atual do código.
Espécies de depósito por sua natureza – Explique 
Depósito é o contrato pelo qual uma pessoa (depositante) entrega coisa móvel a outra (depositário) para guardar por determinado tempo.
um contrato em que uma das partes (depositário) recebendo de outra (depositante) uma coisa móvel, se obriga a guardá-la, temporariamente, para restituí-la no momento aprazado, ou quando for reclamada pelo depositante. A gratuidade é uma característica deste contrato, porém, a estipulação de uma gratificação a favor do depositário, como permitida pelo parágrafo único do citado art. 265, não o desnatura. Mas o depositante é obrigado a pagar ao depositário as despesas feitas com a coisa depositada, bem como ressarci-lo dos eventuais prejuízos oriundos do depósito (art. 1.278), sob pena de retenção da coisa depositada (art. 1.279)
Diferencie: Jogo de Aposta – De um exemplo de cada um; 
Noção do Instituto de Doação - Explique; 
Elementos do contrato de doação – Explique 
Diferencie: Venda Ad-Corpus e Venda Ad- Mensuram; 
Noção do instituto de Comodato - Explique 
Defina: Arrendamento; 
Defina: Mandato e Representação; 
Noção do Instituto de Permuta - Elementos 
Permuta a “non domínio” – Explique; 
Defina: Empréstimo; 
Diferencie: Preferência de Prelação;
Noção do instituto de Mútuo - Explique; 
Espécie do depósito por sua onerosidade – Explique;
Atte.
Rafael Cisneros

Outros materiais