Buscar

Esportes coletivos Basquetebol e Handebol

Prévia do material em texto

MÁRCIO DE SOUZA BARBOSA
RA 1111036
ESPORTES COLETIVOS: BASQUETEBOL E HANDEBOL – UNIDADE I
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina: ESPORTES COLETIVOS: BASQUETEBOL E HANDEBOL, para o Professor Anderson Vasconcelos Soares.
TAGUATINGA – DF
2013
Questões:
Quais as datas de criação do basquetebol e do handebol, e quais fatores forma determinantes para que tais modalidades fossem criadas?
BASQUETEBOL:
	O Basquetebol surgiu no ano de 1891, durante o longo e rigoroso inverno do estado norte-americano de Massachusetts, que inviabilizava tanto a prática de esportes ao ar livre como as aulas de Educação Física nas escolas de ensino básico e superior naquela região dos EUA, de modo que, poderia ser praticado em locais fechados, em ginásios.
	Desta maneira, o gestor do Springfield Colege, da ACM (Associação Cristã de Moços), o Sr. Luther Halsey-Gullick, incumbiu o Professor canadense James Naismith de elaborar uma modalidade de jogo que não fosse violento como o futebol americano e que servisse de opção de prática desportiva no inverno.
HANDEBOL:
	O marco de criação do Handebol moderno deu-se em 1919, quando o professor Karl Schelens alterou o Torball praticado no período de Primeira Guerra Mundial.
Ele criou as primeiras regras oficiais da modalidade que seria praticado com 11 jogadores de cada lado e em um campo de futebol. Esta modalidade, assim como o Basquetebol, também devido a rigorosos invernos, o Handebol foi adaptado para ginásios poliesportivos. 
Tomando como base o ano de criação e a prática atual, quais foram as principais alterações nas regras das modalidades supracitadas?
BASQUETEBOL:
	Inicialmente foram criadas 13 regras pelo Professor James Naismith, uma das alterações atuais é em relação do tempo de jogo; na sua criação o basquetebol era jogado em dois tempos de quinze minutos cada, com cinco minutos de descanso entre eles, atualmente o jogo tem duração de quatro tempos de dez minutos cada, sob a direção de três árbitros, um com autoridade máxima e dois como fiscais, além de três mesários.
HANDEBOL:
	Com a mudança de local de jogo para ginásios poliesportivos houve uma redução do número de jogadores de onze para sete, que passou a ser chamada de Handebol de salão ou Handebol de sete.
Quais as dimensões da quadra de jogo e quantos jogadores podem participar de cada partida nas duas modalidades?
BASQUETEBOL:
	A quadra de jogo deve ter 28 m de comprimento por 15 m de largura, com uma linha central que delimita as áreas de ataque e defesa de cada equipe. De cada lado existe uma tabela com um aro de 45 cm de diâmetro, em posição horizontal, à altura de 3,05 m do piso.
	O número de jogadores que participam da partida são cinco em cada equipe.
HANDEBOL:
	A quadra mede 40 m de comprimento por 20 m de largura, os grandes lados são chamados de linhas laterais, os pequenos, linhas de gol.
	O jogo é realizado com duas equipes, cada equipe com sete jogadores, sendo um goleiro e seis jogadores na linha, com objetivo de marcar gol na baliza adversária, com duração de dois tempos de 30 minutos e intervalo de 10 minutos.
Em ambas as modalidades são utilizadas as mãos para dominar a bola. Entretanto, existem diferenças em relação ao manejo de bola e objetivo final de cada modalidade. Relate essas diferenças.
BASQUETEBOL:
	O jogador não pode correr com a bola na mão ou golpeá-la com o punho. Porém ele pode andar com bola, quicando-a no chão. Não é correto segurar a bola com as palmas da mão. A empunhadura é feito com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da bola.
	A principal característica é o arremesso da bola em uma cesta na quadra do adversário, com o objetivo de acertar o aro, marcando o ponto para sua equipe.
HANDEBOL:
	No handebol o manejo da bola nas mãos deve ser feita com a bola sendo lançada na baliza do adversário, com o objetivo de marcar o gol. Os jogadores podem caminhar com a bola, mas tem que batê-la no chão como no basquetebol. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de três, o jogador poderá passar a bola de uma mão para outra sem perder o contato com ela.
Em ambas as modalidades existem punições que desqualificam os jogadores. Explique essas punições, porque e como elas devem ser aplicadas.
BASQUETEBOL:
	O jogador que totalize cinco faltas é desqualificado da partida, mas pode ser substituído. 	Nas faltas técnicas a equipe passa a sofrer dois lances livres se o infrator está na quadra. 	A falta intencional é punida com mais um lance livre.
HANDEBOL:
	O jogador que entrar na quadra de jogo sem está inscrito na súmula de jogo, pode ser desqualificado, assim como praticar conduta anti-desportiva com o adversário em quadra ou fora de quadra, agressões fora de quadra praticadas por um oficial da equipe; em casos de reincidência das faltas cometidas, poderá ser desqualificado, mas não poderá ficar na zona de substituições.
MÁRCIO DE SOUZA BARBOSA
RA 1111036
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno de Referências e Conteúdo do material de apoio.
Unidade I do material de apoio.
E-REFERÊNCIAS
www.linkatual.com.br/regras-handebol.html de 07/06/2013.
www.brasilhandebol.com.br
MÁRCIO DE SOUZA BARBOSA
RA 1111036

Continue navegando