Buscar

discursiva ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A brincadeira de f az de conta como ação lúdi ca pedagógica, d e acordo com o livro -base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como
Um tipo de brincadeira de representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de sit uações. De acordo com o livro -base, existem quatro tipos de b rincadeiras: as educativas, as tradicionais, as de faz de conta e as de co nstrução. Uma brincadeira de faz de conta é uma importante ferramenta para a ação lúdica pedagógica, pois nela a criança vivencia papéis, enfrenta desafios, elabora sentimentos e organiza o pensamento
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitud e pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância. Destaqu e os motivos pelos quais o prof essor precisa reconhecer a importância da fantasia para as crianças.
Vygotsky defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua própria r ealidade e o faz por meio da prática da fantasia”
estaque os asp ectos positivos e relevantes da ludicidade desenvolvida em sala de aula.
O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social, oferecendo inúm eras possibilidades educacionais. Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial. Se o jogo e a brincadeira forem deix ados à margem, ele não será uma forma d e recurso pedagógico. E, inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras é uma forma d e ter seres “mais criativos, críticos e aptos para tomar decisões”, ou seja, o fo co da aprendizagem (livro-base, p. 37).
De acordo com o livro -base A Ludicidad e na Educação: uma atitude pedagógica, por que a ação pedagógica deve levar em conta o corpo como parte da aprendizagem?
As práticas corporais na educação infantil estimulam o desenvolvimento afetivo e emocional, na medida em que desenvolvem a relação entre o corpo e os objetos. “O desenvolvimento do corpo caminha junto com o desenvolvimento da personalidade do indivíduo”
 ludicidade, na área da Educação, segundo o livro-base A Lud icidade na Educação: uma atitude pedagógica , define-se entre os conceitos de jo gos, b rinquedos e brincadeiras. Com suas palavras, defina a função dos jogos na educação infantil: 
 Nota: 20.0 A prática dos jogos educativos na educação infantil tem função de desenv olver saberes, conhecimentos e apreensão de mundo. Ou ainda, “a função educativa, quando a prática do jogo leva o sujeito a desenvolver seus saberes, seus conhecimentos e sua apreensão de mundo” (livro-base, p. 33).
base A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PED AGÓGICA , discorra sobre lateralidade. RESPOSTA: É a capacidade de vivenciar as noções de direita e esquerda sobr e o mundo ex terior independente da sua própria situação física
1-Explicar o jogo na concepção de Piaget. Na concepção de Piaget os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, na medida em que ocorre o processo chamado de assimilação.
2-Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula. O lúdico deve ser trabalhado por meio dos diferentes tipos de linguagens: como a musica, a arte, o desenho, a dramatização, a dança, entre outros, torna significativo os conceitos a serem trabalhados. 
Explicar o jogo espontâneo.
 O jogo espontâneo ele é livre e nele a criança tem prazer: ela estabelece a vontade de brincar, como, quando, com quem e durante quanto tempo. 
5- Explicar como o jogo ajuda na aprendizagem. Os jogos educativos ajudam na aprendizagem, porque eles aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.

Continue navegando