Buscar

atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 4º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Ritieli Cassandra Krummenauer RGM: 053. 12564
Polo: IEP- IGREJINHA
Atividades da Aula 5
Para você realizar as atividades, precisa assimilar o conteúdo da Aula 5, fazer a leitura do artigo “Como organizar a brinquedoteca” e assistir o vídeo “Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender”. 
5.1 Escreva dentro dos parênteses (V) ou (F) conforme considerar verdadeira ou falsa cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,6
	Na Suécia, em 1967, professoras organizaram uma “Lekotek” (ludoteca em sueco) para emprestar brinquedos e orientar as famílias como brincar com as crianças excepcionais, para estimular seu desenvolvimento.
	
(F )
	O termo brinquedoteca empregado aqui no Brasil na década de 80, inicialmente por Huizinga, substituiu a expressão ludoteca, em uso nos países da América e da Europa.
	
(F )
	A brinquedoteca deve ser um espaço organizado para expressão da ludicidade, necessidade de todo ser humano, independente da idade, etnia, cultura ou escolaridade, onde todos podem vivenciar a prática de jogos, brincadeiras e outras atividades, respeitando as orientações dos brinquedistas que determinam as ações ali realizadas. 
	
(F )
	A brinquedoteca UNIGRAN, nestes 20 anos, tem oportunizado aos acadêmicos e a comunidade em geral, um espaço lúdico com acervo variado, oficinas para construção de brinquedos e projetos variados para divulgar a brincadeira, em diferentes espaços.
	
(V )
	As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia determinam a formação lúdica do educador que deve acontecer na vivência prática da brincadeira, do jogo e de todas as atividades que proporcionem alegria, prazer e divertimento a quem delas participa, seja em espaços escolares e não escolares, de educação formal ou não formal.
	
( V ) 
	Para a organização de uma brinquedoteca, antes é preciso conhecer suas finalidades (pedagógicas, recreativas, terapêuticas, comunitárias ou comerciais), o espaço disponível, a clientela a ser atendida, a equipe que vai trabalhar e os meios necessários para a aquisição do acervo e de sua manutenção.
	
(V )
5.2 Justifique a importância e a necessidade das brinquedotecas nos seguintes locais:
Valor: 0,0 a 0,6
a- Brinquedoteca hospitalar: É muito importante a brinquedoteca hospitalar por que é uma maneira de auxiliar a recuperação de pacientes, e tem como objetivo humanizar o atendimento. A brinquedoteca tornou-se obrigatória depois de promulgada a lei em 2005, n. 11.104. 
b- Brinquedoteca nas escolas: Tem a finalidade pedagógica em instituições de educação infantil (creches e pré-escolas) e também como apoio a professores com diversidade de brinquedos, destinados a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento.
5.3 Após assistir o vídeo da aula 5, observe com atenção as imagens da Brinquedoteca UNIGRAN e descreva num texto, o ambiente, a organização dos espaços, mobiliário, os brinquedos que aparecem e complete citando todos os demais itens que devem constar nesse espaço. O texto deve no mínimo 8 linhas. Lembre-se que não será aceita só uma listagem. Valor: 0,0 a 0,4
Pode-se perceber que a brincadeira da unigran foi criada em 1996 em uma sala de aula da disciplina de ludicidade em espaços escolares e não escolares. Nos dias atuais esta brinquedoteca foi reformada contendo prateleiras com brinquedos na grande maioria ao alcance das crianças, pode ser encontrado neste espaço histórias para contação, brinquedos de afeto, jogos de construção, um espaço para bebes gatinharem e brinquedos adequados para sua idade. No espaço da brinquedoteca percebi que tem alguns itens que poderiam conter como uma casinha feita de papelão decorada ou até mesmo com fitas de TNT presas no forro para meninas e meninos soltaram sua imaginação, também pode-se perceber na parte de brinquedos dobebes que faltam mobiles e brinquedos que podem ser levados na boca, pois nesta faixa etária eles começam a descobrir a via oral. 
Atividades da Aula 06
Antes de realizar essas atividades, estude o conteúdo da Aula 6 e o artigo “Formar professores para brincar: uma leitura do projeto BRINCASOL” 
6.1 A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, etnia ou cultura, portanto é correto assegurar que:
 I Segundo Vygotsky, o crescimento e o desenvolvimento decorrem do vaivém dialético entre parceiros, quando os envolvidos têm os mesmos objetivos, como ocorre nas atividades lúdicas como a brincadeira e o jogo. 
II Friedmann destaca o aumento das práticas lúdicas nas últimas décadas, tanto em contextos formais e não formas de educação, como os culturais, psicológicos e artísticos entre outros. 
III Para Macedo, no jogo de regra, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim com uma vida regularizada e harmônica. Sem regra não há trabalho, e sem trabalho, não há regra. Esta é necessária para que haja solidariedade e compartilhamento. 
IV O jogo é a porta informal de entrada, o rito de iniciação para a vida e a sociedade. (...) a brincadeira e o jogo são ações que não resultam de aprendizagem. Ensinar a brincar e jogar é tarefa exclusiva do educador na Educação Infantil.
V Carneiro afirma que o sentimento de liberdade ao brincar, do que e como quiser, é bom para que a criança desenvolva a independência e a criatividade. A criança precisa fazer tudo o que a sua imaginação permitir, o que significa ausência de limites. 
São afirmações corretas: Valor: 0,0 a 0,3
A ( ) I, II e IV
B ( X ) I, II e III 
C ( ) II, III e IV
D ( ) II, III e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas
6.2 Argumente sobre a seguinte afirmação: “Ciente da importância da ludicidade no desenvolvimento integral da criança, surge a necessidade de propiciar-lhe um processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso (...). A partir daí, é necessário repensar o foco das práticas pedagógicas, os espaços, os tempos de educação, os cuidados, as brincadeiras, o lúdico e a convivência nas instituições de educação, por excelência, devido aos espaços de produção de pesquisa e conhecimento dos universos infantis.” 
- Seu texto deve ter no mínimo 8 linhas, espaço simples, ser coerente, coeso, sem erros de escrita ou de concordância nominal e/ou verbal. Valor: 0,0 a 0,6
Acredito que devemos mesmo repensar nas nossas práticas pedagógicas, se realmente nossas crianças estão aprendendo de maneira correta e o que podemos fazer para melhorar nossas práticas para as crianças desenvolver cada vez mais a aprendizagem. Também devemos observar como estão nossos cuidados com os alunos, mas percebo muito a convivência nas instituições de educação, como podemos melhorar? Bem, talvez brincadeiras pedagógicas e atividade dirigidas em que ocorra participação prazerosa da turma toda, fazendo com que os alunos interajam uns com os outros, assim mostrando cada um as suas diferentes ações e opiniões para ocorrer uma boa convivência. 
Referências 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2014/2.

Outros materiais