Buscar

ATIVIDADE 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): RITIELI CASSANDRA KRUMMENAUER RGM: 053. 12564
Polo: IEP- IGREJINHA
Atividades da Aula 1
Todas as atividades deverão ser respondidas respeitando as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidade postadas no Arquivo. Faça uma leitura criteriosa, salve e imprima para ter acesso com frequência atendendo os 13 itens ali descritos. 
Antes de responder as questões estude com calma o conteúdo da Aula 1, assista a aula vídeo sobre Fundamentos da Ludicidade e leia o artigo postado no arquivo: Paideia, paidia ou ludus? 
Atenção: as Atividades 4, 6 e 8 deverão ser postadas gradativamente, aguarde!
1.1 Brincar é a principal atividade infantil, nessa atividade a criança entra em contato com o meio e com outras crianças. Sobre essa interação os autores confirmam:
I. Atividades que são necessárias para ela conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao seu grupo social e cultural.
II. A brincadeira facilita a imitação e a representação que vão desenvolver a inteligência simbólica e a linguagem.
III. Na brincadeira ela pode vivenciar ações impossíveis de realização na vida real.
IV. Na brincadeira ela usa a simbologia e a analogia para compreender o mundo que a cerca e manifestar suas experiências, marcadas por alegrias, medos, angustias e decepções.
V. Na brincadeira a criança expõem suas emoções, sem as restrições que ocorrem em outros momentos que exigem a seriedade da vida real.
São afirmações corretas: (Valor: 0,0 a 0,3)
A ( ) I, II e IV 
B ( ) I, III e V 
C ( ) I, II e III 
D ( ) II, IV e V 
E ( X ) Todas as afirmações são corretas.
1.2 O educador lúdico precisa conhecer a teoria que fundamenta o uso da ludicidade na educação e dominar seus principais conceitos. 
Marque com um X o conceito simplificado que define os brinquedos educativos:
(Valor: 0,0 a 0,3) 
( ) Objetos ou suportes das brincadeiras, destinados a divertir a criança.
( X ) Materiais que permitem à criança ingressar no universo socio-cultural, ampliando o desenvolvimento das áreas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais.
( ) Qualquer atividade espontânea ou momento de criação da criança que resulte em alegria, diversão e prazer.
( ) Todo jogo sujeito à regras ou desempenho de habilidades com uma estrutura sequencial numa situação lúdica.
( ) Qualquer ação lúdica dirigida pelo professor com objetivos didáticos ou pedagógicos.
1.3 Assista o vídeo “Fundamentos da Ludicidade” e caracterize como a brincadeira facilita a capacidade de representação infantil. Valor: 0,0 a 0,3) 
A brincadeira já nasce nos primeiros anos de vida da criança, que é uma necessidade do ser humano, a criança começa a brincar por meio da imitação assim lhe causando prazer. Conforme a criança cresce vai aprendendo novas brincadeiras, assim a criança percebe que brincar é gratificante e com isso a brincadeira segue até a vida adulta. 
É através da brincadeira que a criança demonstra tudo que sente e que pensa, pois talvez ainda não seja capaz de expressar por linguagem. 
1.4 Segundo Huizinga uma atividade é lúdica se apresenta cinco características. Descreva cada uma delas, conforme seu entendimento. Texto copiado não é pontuado. Valor: 0,0 a 0,4 
a- Ocupação voluntária: A atividade deve surgir da criança, ou seja deve estar disposta e também o adulto não pode impôs se não deixaria de ser brincadeira. 
b- Regras livremente consentidas: Geralmente as crianças aceitam as regras, mais pode acontecer de durante a brincadeira elas “negociarem” uns com os outros, mas sempre respeitam as regras.
c- Fim em si mesmo: o jogo e a brincadeira são realizados sem objetivos, mas o que importa é a atividade em si, para que a criança descubra as coisas e demonstre seu jeito de pensar, sentir e agir.
d- Tensão e alegria: Realizado as brincadeiras num clima de seriedade o jogo sempre traz aos participantes sensação de prazer e também de satisfação, sem importando o resultado.
e- Diferente da “vida cotidiana”: Toda a atividade lúdica realizada com seriedade sempre tem um clima de faz de conta.
Atividades da Aula 02
Para responder as questões estude o conteúdo da Aula 2, faça a leitura do artigo “O brinquedo na educação: considerações...” e assista o vídeo: Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental. 
2.1 Escreva parênteses Verdadeira (V) ou Falsa (F) conforme considerar cada afirmativa: 
Valor: 0,0 a 0,6
	Na Grécia Antiga, as expressões “paidia” (jogo) e “paidéia” (educação), eram similares porque brincando a criança aceitava as regras, as normas da sua cultura e, os jogos que imitavam as ocupações dos adultos, preparavam-na para a vida adulta.
	
(V )
	Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (Século IV), a educação era disciplinadora e as escolas só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas em desenvolver o intelecto, a criatividade e os jogos pela obediência. 
	
(F )
	Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.
	
( V )
	Afonso X, “O Sábio”, rei de Castela e Leon (Espanha- Século XIII), percebeu nos jogos uma importante contribuição cultural e solicitou que fosse organizada uma coletânea dos jogos da época e dentre eles, o xadrez e a dama. 
	
( V )
	Pestalozzi (1746-1827) foi influenciado pela obra “Emilio” de Rousseau. Fundou escolas e escreveu seu método pedagógico na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. É considerado um dos pioneiros da pedagogia moderna.
	
( V)
	Froebel foi o primeiro educador a elaborar uma proposta pedagógica para a pré-escola, destacando a relevância dos brinquedos em sala de aula. Fundou o primeiro jardim de infância em 1837.
	
( V )
2.2 A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei suprema e fundamental do Brasil, também denominada Carta Magna. Está dividida em títulos, capítulos e artigos.
No Título VIII – Ordem Social, Capítulo VII – Da família, da criança, do adolescente e do idoso, copie o artigo 227, que garante à criança o direito ao lazer e escreva sua opinião a respeito: Valor: 0.0 a 0,3
ATIGO 227
É dever da família da sociedade e do estado assegurar a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade, e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência crueldade e opressão.
Acredito que com está lei o ensino as nossas crianças e adolescentes deve melhorar cada vez mais, pois é direito do estado, da família, e sociedade, mas também não apenas o ensino mais saúde alimentação e assim coloca-los a salvo para que não haja negligencia e opressão. 
2.3 O direito a brincadeira e ao lazer da criança está garantido em diferentes documentos, nos últimos 60 anos e deve ser atendido pelas políticas públicas dos governantes. Dentre eles destacamos:
I - O brincar como direito e necessidade da criança foi reconhecido mundialmente em 20 de Novembro de 1959, quando os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
II – A Constituição da República do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, em seu artigo 227, assegura a criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer e à cultura, dentre outros.
III – A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 ratifica o direito da criança (...) “ao lazer, aodivertimento, e às atividades recreativas próprias da idade (...).”
IV – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990, dispõe sobre a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, incluindo no Artigo 16 o direito à liberdade e, no Inciso IV: o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
V – A Aliança pela Infância (Alliance for Childhood), que nasceu na Inglaterra em 1997, existe para “... oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir.”
Das afirmações acima assinale as que pertencem a legislação brasileira: Valor: 0.0 a 0,3
A ( ) I e II
B ( ) I, e III 
C ( ) II e III 
D ( ) III e V 
E ( X ) II e IV
Constate o significado de expressões usadas nos enunciados:
Argumentar: apresentar argumentos, discutir, deduzir, sustentar controvérsias. 
Caracterizar: determinar o que é específico de algo ou alguém; distinguir as particularidades. 
Conceituar: representação de algo pelo pensamento, por meio de suas características gerais.
Definir: enunciar os atributos essenciais e específicos de uma coisa de modo que a torne inconfundível com outra; explicação precisa, significação, determinar com exatidão;
Descrever: fazer a descrição de; expor ou contar minuciosamente.
Exemplificar: dar exemplos; elucidar, ilustrar, explanar. 
Explicar: ação de detalhar, desenvolver a ideia, fazer compreender. 
Fundamentar: dar fundamentos, documentar, justificar, alicerçar, basear.
Justificar: demonstrar, provar, legitimar, dar razão a...
Opinar: expor o que julga acerca de um assunto em estudo, dar o seu parecer.
Sintetizar: resumir, reunir as diversas partes de um todo, apresentação sucinta de um texto.
Referências 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.

Outros materiais