Buscar

EDUCAÇÃO INTEGRAL QUADRO SINTESE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PROVA Educação Integral
Educação integral sofre influência do contexto histórico mundial, das Correntes filosóficas, sociológicas, religiosas, e políticas aos quais eles se orientavam. 
	MOVIMENTOS
	PENSAMENTO
	PRINCIPAIS SEGUIDORES
	
CORRENTE ANARQUISTA
	A integralidade da educação significava uma formação crítica e de confronto em relação ao capitalismo e objetivava, sobretudo, emancipar a classe trabalhadora, pois os anarquistas não confiavam na educação que era oferecida à classe operária e consideravam os indivíduos como unidades independentes que almejavam a organização do trabalho a partir da autogestão, desprovidos assim de influências religiosas e políticas do Estado. Defendiam que a escola não era a única instituição capaz de educa, e que A educação integral, portanto, deveria ser uma imbricação da educação formal, não formal e informal.
	Pierre-Joseph Proudhon - foi articulador de uma proposta de educação integral que relacionava a instrução científica e literária com conhecimentos do mundo industrial. o autor propunha uma íntima ligação entre educação e trabalho
Mikhail Bakunin - Defendia uma educação igualitária e integral para todos, e a aniquilação do antagonismo entre cientistas e trabalhadores assim haveria mais produtividade no trabalho.
Paul Robin - Postulava que a instrução deveria ter caráter laico, racionalista, antidogmático, desprovido de hierarquias e integral e defendia uma tripartização (especificidades físicas, intelectuais e morais do sujeito) da educação integral.
Francisco Ferrer - que defendia uma escola calcada nos ideais de fraternidade, igualdade e liberdade, criador das escolas, no Brasil, frequentadas por crianças de ambos os sexos.
	
MOVIMENTO INTEGRALISTA
	Tinham como base filosófica para a educação integral, a espiritualidade, o nacionalismo físico e a disciplina elementos com forte conotação conservadora, O indivíduo seria moldado para servir aos interesses do Estado Integral. Junto dos interesses do Estado, da família e da religião abria espaços para o privatismo, os objetivos da educação integral na perspectiva do integralismo eram diferentes dos anarquismo, pois buscavam dos indivíduos, dentre várias características, a adaptação e aceitação à ordem, a disciplina, elementos que apontam para uma inspiração conservadora na concepção de educação proposta.
	
Vários...
	
MOVIMENTO ESCOLA NOVA
	A escola deve fornecer a cada indivíduo os meios para participar, plenamente, de acordo com as suas capacidades naturais, na vida social e econômica da civilização moderna, aparelhando-o simultaneamente, para compreender e orientar-se dentro do ambiente em perpétua mudança que caracteriza esta civilização
	Anísio Teixeira - manifestou uma concepção curricular que oferecesse uma “formação mais completa” para os alunos, baseada no desenvolvimento de atividades que abarcassem, em conjunto, o desenvolvimento cognitivo, físico e estético alcançando áreas mais amplas nos âmbitos da cultura, da socialização primária e de preparação para o trabalho e defesa de um sistema de educação pública para o país, além da defesa da alfabetização das classes populares e o fim da associação entre má qualidade da educação e oferta educacional para as massas, criou e apresentou um plano que previa a construção de escolas nucleares.
	EDUCAÇÃO POPULAR
	As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas pelo levante de intensos movimentos sociais de caráter popular. Além disso, mobilizações políticas também marcavam o cenário histórico brasileiro da época. No âmago desses movimentos, também se fortaleceram, no país, manifestações em prol de um projeto de educação popular que teve origem, sobretudo nas campanhas para ampliação da educação de jovens e adultos e do campo.
	Paulo Freire - A integralidade no processo educativo e as relações do sujeito com seu lugar social eram preocupações eminentes. defende o desenvolvimento da educação como prática da liberdade ao criticar a concepção de educação bancária, considera o sujeito e seu saber de experiência como elementos importantes no processo educativo
CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA∕CIEPS.
	CONCEPÇÃO
	CARACTERÍSTICAS
	OBJETIVO
	CONTRIBUIÇÃO
	Baseava-se na educação popular e atendia a requisitos de uma escola que se propunha a desenvolver um processo educativo para as classes populares. Preponderava ainda a concepção de que uma forma de reduzir a injustiça social brasileira seria uma escola com no mínimo seis horas diárias de 
atividades que ultrapassassem a noção de conteúdos acadêmicos
	Uma se relaciona com o espaço necessário para se praticar atividades de convivência social durante o período de escolarização, já que esses espaços eram previstos tanto para crianças, quanto para docentes
A ampliação da jornada escolar aparece também como elemento central na concepção dos CIEP’s, pois a extensão do tempo na escola possibilitaria a realização de atividades educativas variadas, como leitura em bibliotecas, estudos dirigidos, educação física e atividades recreativas. Outro requisito importante diz respeito à formação docente, na medida em que o professor tem relevante protagonismo na mediação do conhecimento e pode suscitar a construção de instrumentos para a comunicação social e cultural dos educandos
	Oferecer educação em tempo integral e de qualidade no sistema público
	Reside no caráter popular dos CIEP’s e na objetivação de uma educação que contemple as mais variadas dimensões de formação do sujeito. Os CIEP’s também representam um marco por trazer enfaticamente a defesa da ampliação do tempo escolar, por mais que atualmente questionamos a necessidade de ampliação do tempo para a promoção da educação integral.

Outros materiais