Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	terça, 9 Abr 2019, 10:05
Estado	Finalizada
Concluída em	terça, 9 Abr 2019, 10:24
Tempo empregado	19 minutos 33 segundos
Notas	5,00/5,00
Comentários	
Prezado (a) Acadêmico (a)
Conforme a nova metodologia se você atingiu 60% ou mais receberá nota total neste workshop. A porcentagem de 60% equivale ao acerto de no mínimo três das cinco questões.
Parabéns.
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
Uma aprendizagem transformadora significa sermos ativos em tudo que fazemos. Não por acaso, as crianças costumam perguntar: por quê? Afinal, temos muito a aprender sobre os mais diferentes temas e assuntos do mundo em que vivemos. De que maneira, então, poderíamos “pensar fora da caixa”? 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As empresas querem pessoas que apresentem pontos de vistas imutáveis.
b. As empresas desejam pessoas que apenas aprendam a conectar ideias, tendo em vista o poder de transformação das mídias sociais.
c. As empresas querem pessoas previsivelmente constantes, mas interativas.
d. As empresas não querem e não gostam de pessoas muito questionadoras.
e. As empresas querem pessoas mais criativas, mais flexíveis, capazes de interagir, pensar fora da caixa, questionar, e conectar ideias. Tudo baseado em comunicação, colaboração, inovação e visão holística.
Feedback
A resposta correta é: As empresas querem pessoas mais criativas, mais flexíveis, capazes de interagir, pensar fora da caixa, questionar, e conectar ideias. Tudo baseado em comunicação, colaboração, inovação e visão holística..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O sociólogo norte-americano Jack Mezirow utiliza-se do que ele chama de “dilemas da desorientação”, ou seja, tirar a pessoa do sua “zona de conforto”. Este aspecto nos leva à autonomia do pensamento, ressignificando nossas vidas. 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Aprender significa absorver a chamada Síndrome de Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”.
b. Aprender é, tão-somente, uma atividade solitária.
c. Aprender envolve uma mudança nas estruturas de significado.
d. Aprender não requer mudanças estruturais de significado.
e. Aprender é não correr risco e errar; é acertar sempre.
Feedback
A resposta correta é: Aprender envolve uma mudança nas estruturas de significado..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Estudiosos de processos educacionais convergem para o entendimento de que a dificuldade de aprendizado significativo pode ter origem no próprio ambiente onde se vive, na estrutura familiar, em metodologia de ensino não muito apropriadas para um processo individualizado, em questões emocionais sofridas, dentre outros. No entanto, o sujeito aprendiz tem naturalmente a capacidade de se adaptar, de ser flexível, de moldar e modificar sua estrutura a partir de estímulos externos – conhecido pelos cientistas como plasticidade. Nesta direção, e com base na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção a seguir – e que seja a correta - que traz importantes passos que um sujeito – independente de qual seja a sua área de conhecimento – pode adotar para viver uma aprendizagem transformadora.
Escolha uma:
a. Compreender que o aprender ocorre somente em momentos de absoluta atenção; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a profissionalização; que nem sempre se pode tornar o aprendizado acessível; e que se faz necessário combinar as várias ferramentas e opções que se teêm à disposição, dando destaque apenas àquelas que tenham alguma relação com o objeto de conhecimento em contato.
b. Entender que “aprender é para sempre”; que é preciso “valorizar o aprender como um caminho para a excelência”; que se pode “tornar todo o aprendizado acessível”; que se faz necessário “combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição”; que é preciso “atuar com mentor”; e que é importante medir e premiar qualquer resultado alcançado”.
c. Observar atentamente para o aprender como se fosse o único elemento de sobrevivência adequado para estes tempos; valorizar o aprender como um caminho para a excelência profissional; entender que o aprendizado pode ser acessível somente quando se tem uma biblioteca à disposição; procurar combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição, mas dando relevância apenas às ferramentas que podem provar o conhecimento em discussão.
d. Compreender que aprender é momentâneo, e que ele pode ser descartado e substituído por outro a qualquer momento; que é preciso valorizar o aprender como um caminho para a excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível para todas aquelas pessoas que atenham condições de aprendizagem; que se faz necessário combinar algumas das várias ferramentas e opções que se têm à disposição para atingir conhecimentos empíricos; e que é importante medir, mas não premiar qualquer resultado alcançado.
e. Interpretar o mundo como se fosse um mentor; não premiar qualquer resultado alcançado; valorizar o aprender somente quando realmente ele for por excelência; que se pode tornar o aprendizado acessível” e apenas combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição quando elas tiverem o aval apenas de centros de pesquisas.
Feedback
A resposta correta é: Entender que “aprender é para sempre”; que é preciso “valorizar o aprender como um caminho para a excelência”; que se pode “tornar todo o aprendizado acessível”; que se faz necessário “combinar as várias ferramentas e opções que se têm à disposição”; que é preciso “atuar com mentor”; e que é importante medir e premiar qualquer resultado alcançado”..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Segundo o sociólogo americano Jack Mezirow (século XX), tirar a pessoa da sua zona de conforto é uma forma de desafiá-lo para uma aprendizagem que o leve a reflexões críticas sobre as suas crenças, julgamentos, interpretações, e suposições – no que ele chamou de “dilemas de desorientação”, e que levaria à autonomia de pensamento. E, nessa dinâmica, portanto, ocorreria uma aprendizagem transformadora que se daria por meio de duas diferentes formas. Pergunta-se: quais seriam essas duas formas? Com base neste enunciado e na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção que traz a resposta correta.
Escolha uma:
a. A forma material, que seria saber lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito; e a forma teleológica, que é a forma de expressar a fé, os sentimentos e as necessidades.
b. A forma instrumental, que é saber lidar/conviver com a resolução de problemas e relações de causa e efeito; e a forma comunicativo, que é a forma de expressar sentimentos e necessidades em que o sujeito esteja envolvido.
c. A forma natural, que seria a forma de saber conviver com a resolução de problemas, e relações de causa e sob-efeito; e a forma artística, que é a forma de expressar os sentimentos e os desejos de consumo.
d. A forma abstrata, que é a forma de saber conviver com os problemas, e com as relações de causa e sob-efeito; e a forma instrumental, que é a forma de expressar a fé, os sentimentos, os desejos e as necessidades que a comunidade impõe a cada um dos sujeitos em aprendizagem.
e. A forma comunicativo, que é a forma de saber lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito; e a forma instrumental/comunicativo, que é a forma de expressar sentimentos e necessidades.
Feedback
A resposta correta é: A forma instrumental, que é saber lidar/conviver com a resolução de problemas e relações de causa e efeito; e a forma comunicativo, que é a forma de expressar sentimentos e necessidades em que o sujeito esteja envolvido..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Jack Mezirow foi um sociólogo americano e professor de educação continuada na universidade Columbia, nos Estados Unidos, falecido em 2014. Seu legado
para a nação foi super válido, pois ele lançou a ideia da aprendizagem transformadora. A defesa central dessa teoria resume-se no que ele nomeou de “dilemas de desorientação” defendendo que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto para desafiar o pensamento e, assim, chegando a máxima da autonomia de pensamento. Sobre as ideias de Mezirow, é assertivo dizer que:
I. Mezirow dizia que os adultos aprendem de dois jeitos: instrumental e comunicativo. instrumental é lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito. e comunicativo é expressar sentimentos e necessidades;
II. A estrutura de significado é uma constelação de conceito, crença, julgamento e sentimentos que molda uma determinada interpretação. Mezirow propõe que a gente DERRUBE essas estruturas;
III. Mezirow dizia que uma das condições que define o ser humano é a nossa incapacidade de compreender o significado das nossas experiências.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. II e III, apenas.
c. III, apenas.
d. I, apenas.
e. I e II, apenas.
Feedback
A resposta correta é: II e III, apenas..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando