Buscar

Adaptação de atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: 
Polo: 
	Ano/Série e idade do aluno: Aluno do 6º ano com 10 anos de idade.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
As características do aluno abordada nesse trabalho é transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O transtorno de atenção e hiperatividade é um dos principais transtornos do desenvolvimento infantil, o TDAH é caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade, que começa na infância e pode se alongar para a vida adulta. O transtorno tem evidência maior no meio escolar do aluno, pois o aluno tem dificuldade de prestar atenção na aula, distrai-se facilmente e fica no “mundo da lua” quando o professor está falando. O aluno apresenta também pouca paciência para estudar e fazer seus deveres apresenta agitação, inquietação e isso dificultam a aprendizagem do aluno e interfere muitas vezes na aula. Nessa hora cabe ao professor atuar da melhor forma, quando o professor acompanha seus alunos em seus progressos e dificuldades, fica mais fácil avaliar a situação de cada um. E nesse caso o professor saberá a melhor maneira de trabalhar com o aluno com TDAH, organizando jogos, brincadeiras, fazendo com que o aluno participe da aula. 
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( X ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
A atividade adaptada foi realizada, primeiramente, com toda a turma, para que o aluno com TDAH interagisse com o resto da turma, e num segundo momento, foi separado cada aluno com sua atividade para que o aluno com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade conseguisse fazer a atividade sozinho. A atividade proposta para o aluno com TDAH, é um caça múltiplos e divisores. Os múltiplos de um número são encontrados através de multiplicações desse numero por outros e, para saber se um número é múltiplo de outro basta realizar a divisão entre eles. O mesmo serve para os divisores. E para essa atividade o aluno vai fazer a divisão e multiplicação e após encontrar um numero final, irá procurar no caça múltiplos e divisores o múltiplo ou divisor desse numero, e assim o aluno vai conseguir prestar mais atenção e memorizar os conteúdos de matemática com mais facilidade. A atividade proposta ajuda o aluno a memorizar os números e também se torna algo atrativo e divertido para o aluno. O caça múltiplos e divisor é realizado em uma folha A4, e o aluno irá procurar o divisor ou múltiplo do valor que esta procurando e irá marcar um X ou pintar para destacar o valor encontrado.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos): 
Ampliar os conhecimentos sobre os múltiplos e divisores dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
Desenvolver a interação entre todos os participantes, e estimular a participação do aluno com TDAH em atividades conjuntas;
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Percebe-se no decorrer das atividades, que o desenvolvimento com projetos e atividades requer uma postura inovadora do educador, exigem pesquisas, domínios sobre os conteúdos trabalhados, para assim melhor atender os alunos com TDAH, e os demais, nós, educadores devemos possibilitar ambientes inovadores para os alunos. A partir dos relatos da turma e do aluno com transtorno, segundo eles conseguiram identificar os múltiplos e divisores e aprenderam de forma diferente e prazerosa. Portanto nessa atividade o aluno com transtorno de déficit de atenção conseguiu prestar atenção, ficar concentrado, e realizar sua atividade até o final, foi algo que chamou sua atenção para os números, e possibilitou sua memorização e aprendizagem sobre os múltiplos e divisores.

Continue navegando