Relatorio de estagio supervisionado
49 pág.

Relatorio de estagio supervisionado


DisciplinaEstágio Supervisionado Pedagogia131 materiais413 seguidores
Pré-visualização9 páginas
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA 2ª LICENCIATURA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TATIANA DANIELE DUARTE \u2013 180105078
ADAMANTINA
2018\ufffd
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA 2ª LICENCIATURA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia 2ª Licenciatura da Faculdade Educacional da Lapa \u2013 FAEL.
Orientador: Prof. (a). Carlos Eduardo Frederico
TATIANA DANIELE DUARTE \u2013 180105078
ADAMANTINA
2018\ufffd
Sumário
41	INTRODUÇÃO	\ufffd
2	DESENVOLVIMENTO	6
2.1	CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (educação Infantil)	7
2.1.1	CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (anos iniciais do ensino fundamental)	9
2.2	INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA (educação infantil)	12
2.2.1	INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA (anos iniciais do ensino fundamental)	13
2.3	OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA (educação infantil)	15
2.3.1	OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA (anos iniciais do ensino fundamental)	17
2.4	DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA (educação infantil)	18
2.4.1	DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA (anos iniciais do ensino fundamental)	22
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
\ufffd\ufffd\ufffd	REFERÊNCIA	26
	ANEXO A \u2013 Ficha de Avaliação na Escola-campo	28
	ANEXO B- Planos de Aula	30
\ufffd
\ufffd
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere \u2013 se ao relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental realizado nas Escolas: Escola Cristã de Ensino e Escola Teruyo Kikuta, instituições pertencentes à Rede Particular de Ensino e Rede Municipal de Educação da cidade de Adamantina SP, respectivamente.
O estágio supervisionado na Educação Infantil e nos anos iniciais tem como objetivo possibilitar a continuação de sua formação vivenciando o processo de ensino aprendizagem, elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos que ajude no desenvolvimento da criança como um todo e o principal desenvolver as habilidades, conhecimentos e atitudes referentes à sua futura formação. 
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação básica tendo o cuidar e o educar como ações primordiais para esta etapa. A Educação Infantil atende crianças de 0 a 6 anos de idade, esta fase está dividida em duas etapas: creche (0 a 3 anos) e pré escola (4 a 6 anos incompletos):
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. É a única que está vinculada a uma ideia própria: atende criança de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB, art.29)
O Ensino Fundamental foi ampliada de 8 para 9 anos, onde atende crianças de 6 a 14 anos, divididos em duas modalidades: os anos iniciais e os anos finais. A Educação básica busca alcançar, propiciar o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum necessária para o exercício da cidadania, oferecendo meios para progredir no trabalho.
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. (LDB, art.32)
 
	Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes e aplicados dez planos de aula, sendo cinco intervenções realizadas na educação infantil e cinco nos anos iniciais do ensino fundamental, com conteúdos diversos que envolveram as disciplinas de Português e Matemática dando continuidade ao planejamento anual com a supervisão da professora. 
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: Introdução que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da escola; a observação frente aos processos de inclusão; a descrição da docência; considerações finais. 
DESENVOLVIMENTO 
Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado, seu desenvolvimento se dará conforme cronograma acadêmico iniciando com a caracterização das instituições através de mapeamento da escola e verificação do PPP da instituição. Como é a inclusão nas escolas estagiadas, seus processos de inclusão, o que traz o PPP e como a escola se posiciona frente à inclusão. Descreverá os aspectos observados em sala de aula: rotina, organização da sala, relação professor/aluno e a metodologia utilizada pelas escolas e professores através da observação da turma em que estará cumprindo o estágio supervisionado.
Aplicaram-se dez planos de aula sendo cinco na educação infantil e os outros cinco no ensino fundamental, será descrito como foi o desenvolvimento das aulas aplicadas nessas intervenções.
O relatório será concluído com as considerações finais descrevendo como foi esta experiência durante a permanência na escola como estagiário e suas contribuições para a formação pedagógica.
2.1 	CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO (educação Infantil)
O estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na Escola Cristã de Ensino, situada à Rua Pastor Pedro Pereira de Araújo nº 30 \u2013 Parque Itapuã \u2013 Tel. (18) 3522-5004, Adamantina SP.
	A escola conta com os seguintes funcionários: uma diretora, vinte e cinco professores, um inspetor de aluno, três secretárias, duas estagiárias, dois ajudantes gerais.
	A escola atende 438 alunos, no período matutino, todos em suas respectivas classes encontram se dentro da faixa etária apropriada a idade escolar.
	A escola tem acessibilidade para deficientes em todas as suas dependências e sua estrutura física e composta por: uma secretaria, uma diretoria, uma sala de professores, dezessete salas de aula, uma biblioteca, uma quadra coberta, um pátio coberto, uma cozinha, um refeitório, um depósito, três bebedouros de água coletivo, quatro banheiros para alunos: um masculino e outro feminino, todos acessíveis às crianças com deficiências, dois banheiros com diversos sanitários para professores sendo: um feminino e outro masculino, todos acessíveis a pessoas deficientes.
	A escola conta com alguns projetos: \u201cFeira de História\u201d \u2013 que acontece uma vez ao ano no mês de outubro, onde todos os alunos do Ensino Fundamental II participam com visitação para a escola toda, \u201cPROERD\u201d \u2013 realizado em parceria com a polícia militar, nas turmas do 5º ano, com o objetivo de prevenção às drogas.
	A relação família/escola é muito boa os pais são presentes, a maioria acompanha a vida escolar de seus filhos e a instituição está sempre disposta a melhorar a relação mostrando com transparência a importância da educação tratando sempre os alunos com muito amor e educação. 
	Sempre que possível à escola faz gincanas, passeios ciclísticos, festa junina, café da manhã com os pais e outras atividades culturais, mantendo viva a ludicidade, afinal mesmo os adolescentes precisam de distração para melhorar o processo ensino aprendizagem. Friedmann (2002, p.26):
	Especificamente na área do jogo, Piaget permitiu uma melhor compreensão de suas regras, que é o mais característico nos jogos tradicionais. Piaget analisa de forma minuciosa o processo de desenvolvimento do indivíduo detalhando e explicando a função do jogo