Buscar

Plano de marketing 12 05 2011

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de marketing
 de kamylla | trabalhosfeitos.com
 UNIVERSIDADE PAULISTA
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
MARCELLE DA SILVA RODRIGUES
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
INSTITUTO FLORESTA TROPICAL
BELÉM
2009
MARCELLE DA SILVA RODRIGUES
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
[pic]
ORIENTADORA: TYCIANA BARBOSA
BELÉM
2009
Resumo
 O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP - Universidade Paulista.
 O aluno deverá realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização.
 O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem.
 Basicamente o PIM tem como objetivo de Colocar o aluno em contato com técnicas e metodologias de pesquisas voltadas para os cursos de nível superior. Preparar o aluno para a realização de pesquisas bibliográficas. Realizar de um projeto multidisciplinar de pesquisa bibliográfica na área de atuação dos alunos, sob supervisão de um docente.
SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4
 2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.....................................................................5
 1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO..........................................................5
 2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL..........................................................8
 3. TÉCNICAS DE INFORMATICA...............................................................9
 4. MATEMÁTICA APLICADA....................................................................10
 5. ECONOMIA E MERCADO.......................................................................12
 6.MARKETING..............................................................................................13
 3. CONCLUSÃO....................................................................................................14
 4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................15
 1. Introdução
 Neste trabalho será descrito a organização. Seus métodos de comunicação empresarial, técnicas de informática utilizadas na organização, os cálculos e planilhas utilizados para determina os orçamentos, a oferta e demanda que a empresa passa no mercado, técnicas de marketing utilizadas na publicidade da organização.
 A organização solicitada para ser estudada neste projeto e o Instituto Floresta Tropical (IFT) que fomenta a realiza o manejo florestal na Amazônia através de um programa exclusivo que integra o treinamento, trabalho de extensão e pesquisa aplicada. O IFT oferece treinamento prático que promove uma melhor administração dos recursos florestais e que continuamente aperfeiçoa as práticas de manejo florestal através da pesquisa aplicada.
 O IFT é uma organização brasileira não governamental que promove o manejo sustentável das florestas Amazônicas através da educação, pesquisa e programas de extensão cuja missão é: “promover a adoção de boas práticas de Manejo Florestal na Região Amazônica contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população”.
 No início de 2004, o IFT foi designado como Centro de referência (CTR) pelo IBAMA e pelo CENAFLOR. Como um CTR, o IFT garante que todo treinamento em manejo florestal na Amazônia brasileira seja conduzido a parti do mesmo padrão de qualidade.
 O Instituto Floresta Tropical localiza – se na Rua do Mundurucus, 1613 ( entre Apinagés e Padre Eutiquio), no Bairro do Jurunas, CEP: 66025 – 660, Belém Para, email : geral@fft.com.br, telefone:(91) 32202-8300 e fax (91) 3202 – 8310.
04
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Descrição da organização
 O Instituto Floresta Tropical (IFT) CGC/CNPJ nº 05.388.409/0001-40, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999 e que consta do processo MJ nº 08071.007826/2006-71, conforme Despacho da Secretária Nacional de Justiça. O instituto tem como o Nome Fantasia o mesmo nome como Razão Social.
 O IFT, fundado em 22/07/2002, é um centro de excelência em manejo florestal na Amazônia Brasileira, nasceu a partir da Fundação Floresta Tropical, ou FFT, estabelecida na Amazônia desde 1994 como uma subsidiária da ONG internacional Tropical Forest Foundation no Brasil. Inicialmente, o programa da FFT foi estabelecido para desenvolver cinco áreas demonstrativas de manejo florestal e exploração de impacto reduzido na Amazônia em um prazo de 3 anos. Em 1997, a FFT passou a se dedicar a capacitação e treinamento. Desde 2006, o IFT é também reconhecido oficialmente pelo Governo Brasileiro como uma OSCIP, ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
 O IFT atua de forma direta na execução de projetos, programas ou planos de ações, por meio de recursos físicos, humanos e financeiros, ou através de prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos ou a órgãos dos setores públicos que atuem em áreas afins.
 O IFT pode aceitar doações, contribuições, bem como pode firmar convênios e parcerias de qualquer natureza, nacionais ou internacionais, com organismos ou entidades públicas ou privadas, desde que não impliquem em sua subordinação ou vinculação a compromissos e interesses conflitantes com seus objetivos, nem arrisquem sua independência financeira e sua autonomia.
Dentre os serviços prestados pelo IFT, destacam-se os cursos dequalificação de profissionais para um bom desempenho no planejamento e execução de um Manejo Florestal inteligente.
 O IFT promove dois tipos de treinamento:
 Treinamento In – Situ: Realizados em seu centro de treinamento na Fazenda Cauaxi, no Município de Ulianopolis e Paragominas/Pa a cerca de 450 km de Belém.
 Treinamentos Ex – Situ: Realizados em áreas do contratante, onde podem ser ministrados os treinamentos especificamente operacionais e com objetivo voltado a determinado fim.
 Os cursos oferecidos pela IFT através de seus treinamentos são:
 05
 TD — Treinamento de Manejo Florestal para Tomadores de Decisão (Apenas In-Situ)
GM — Treinamento de Gerenciamento de Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido (Apenas In-Situ)
MF — Treinamento de Manejo Florestal Sustentado e Exploração de Impacto Reduzido (Apenas In-Situ)
GE — Treinamento de Gerenciamento de Exploração de Impacto Reduzido (Apenas In-Situ)
TC — Treinamento de Técnicas de Corte em Exploração de Impacto Reduzido (In-Situ e Ex-Situ)
TS — Treinamento de Técnicas de Segurança do Trabalho em Atividades Florestais (In-Situ e Ex-Situ)
TI — Treinamento de Identificação de Árvores na Exploração Florestal (Apenas In-Situ)
TP/TO — Treinamento em Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestrutura ou Planejamento e Operação de Arraste e Exploração de Impacto Reduzido (In-Situ e Ex-Situ)
 Apesar de ter seu foco voltado à área de treinamento e capacitação, o IFT também desenvolve trabalhos como: diagnósticos, avaliações e outros que sejam complementares ou dêem subsídios aos seus programas de treinamentos e extensão.
 Os principais fornecedores são os doadores do Instituto Floresta Tropical. Os quais são: ITTO – International Tropical Timber Organization, USAID – United States Agency for International Development, USFS – United States ForestService, Moore – Fundaçao Gondon e Betty Moore, CATERPILLAR, STIHL e CIKEL.
 O Instituto Floresta Tropical desenvolve suas ações com empresários, funcionários
de empresas florestais, colonos, comunitários, agentes públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, lideranças locais, associações de classe, Ongs, estudantes e pesquisadores.
06
Organograma da Organização
07
2.2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
 A comunicação interna do Instituto Floresta Tropical tem como objetivo receber, oferecer canalizar a informação e construir conhecimentos para só poder tomar decisões mais acertadas, pois cada pessoa numa organização tem um papel a desempenhar na comunicação interna.
 A comunicação interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a informação entre os vários segmentos da organização, por isso a comunicação interna deixa de ser uma área periférica e alia – se aos demais setores, tornando – se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados.
 As ferramentas que são utilizadas no Instituto Floresta Tropical para se facilitar a comunicação interna são: boletins internos, internet, intranet, vídeos institucionais, mural de aviso, reuniões semanais com os funcionários e fazem um senso para melhorar comunicação na organização.
 Dessa forma o processo de comunicação interna bem aplicada dentro da organização evita as informações errôneas e faz com que os colaboradores fiquem cada vez mais satisfeitos e atinjam suas metas desejadas.
08
2.3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
 Para que organização possa obter suporte para melhoria da qualidade e gerenciamento de sua empresa, é necessário que um sistema de informações possa atender às principais necessidades de informações gerenciais, considerando aspectos importantes utilizados para o gerenciamento das empresas. A informática é umaferramenta, utilizada para auxiliar as atividades da empresa. A informação é a base para tomada de decisão. Aos gestores, cabe criar Sistemas de Informação adequada, eficiente e confiável, garantir a qualidade da informação e utilizar a informática para trazer agilidade a esses processos.
 No Instituo Floresta Tropical, utiliza como sistema operacional de seus computadores e notebooks o Windows XP. Os navegadores da web utilizados são Microsoft internet Explore e Mozilla Firefox.
 Os colaboradores utilizam Messenger (programa de mensagem instantânea) e email para a comunicação possa ocorrer de maneira rápida e eficiente.
 A organização utiliza o pacote Microsoft Office 2007 é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos. Os aplicativos mais utilizados nesta organização são: Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Outlook e Microsoft PowerPoint.
09
2.4. MATEMÁTICA APLICADA
 A matemática aplicada oferece à organização a capacidade de analisar, relacionar, comparar, sintetizar, criar e resolver problemas.
A matemática também aliada à tecnologia (Ex: criação de software) facilitando cada vez mais o dia a dia das organizações, permitindo a elas a utilização de cálculos e gráficos cada vez mais precisos que irão possibilitá-lo a criar estratégias de mercado, calcular seus gastos e definir metas a serem alcançadas.
 O Instituto floresta tropical só presta conta de seus relatórios de atividades no primeiro mês do próximo ano, por tanto os relatórios de atividades do ano de 2009 não esta disponível, mas será demonstrado o relatório econômico (demonstrativo financeiro e balancetes) do ano de 2008.
 Diante das iniciativas de crescimento e fortalecimento institucional, tanto as receitas como asdespesas do Instituto aumentaram. No ano de 2008, o IFT teve uma receita total de aproximadamente R$ 3 milhões e despesas totais de R$ 2,5 milhões. O principal doador do IFT continuou sendo a Fundação Gordon e Betty Moore (67% do total), seguida pela USAID e Serviço Florestal Estado Unidense (Programas Internacionais), com 14%, e ITTO, com 15%. Finalmente, aproximadamente 4% da receita do Instituto foram compostas por outras fontes, destacando as taxas de cursos.
|ANO 2008 |
|RECURSOS DE DOADORES |R$ |% |
|USAID-USFS/IP, PROGRAMA CLUTERS |429.323,23 |14,17 |
|ITTO |465.373,67 |15,36 |
|FUNDAÇÃO GORDON & BETTY MOORE |613.469,67 | |
|RENDIMENTO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA |1.344.591,27 | |
| |64.475,18 | |
|FUNDAÇÃO GORDON & BETTY MOORE |2.022.536,12 |66,77 |
|TOTAL DE RECURSOS DE DOADORES 2008 |2.917.233,02 |96,31 |
|OUTRAS RECEITAS/2008 |111.801,90 |3,69 |
|TOTAL DE RECURSOS 2008|3.029.034,92 |100,00 |
10
|DEMONSTRATIVOS DE DESPESAS 2008 |
| |R$ |% |
|DESPESAS ATÉ 31/12/08 |2.535.061,50 |100,00 |
|CURSOS |154.910,07 |6,11 |
|SALÁRIOS E BENEFÍCIOS |1.484.371,00 |58,55 |
|CONSULTORIAS E SERVIÇOS |1.484.371,00 |7,58 |
|DESPESAS COM VIAGENS |65.265,09 |2,57 |
|PUBLICAÇÃO/DISSEMINAÇÃO/EVENTOS |4.979,70 |0,20 |
|DESPESAS COM MANUTENÇÃO |110.565,66 |4,36 |
|DESPESAS COM OCUPAÇÃO |35.029,71 |1,38 |
|DESPESAS COM UTILIDADES E SERVIÇOS |99.796,84 |3,94 |
|DESPESAS COM SEGUROS |15.567,09 |0,61 |
|DESPESAS COM FRETES|5.965,97 |0,24 |
|DESPESAS GERAIS |247.070,90 |9,75 |
|IMPOSTOS E TAXAS |12.987,65 |0,51 |
|DESPESAS FINANCEIRAS |35.977,15 |1,42 |
|DESPESAS NÃO OPERACIONAIS
|- |- |
|IMOBILIZADO |70.460,93 |2,78 |
11
2.5. ECONOMIA E MERCADO
 A Amazônia tem sido um dos maiores alvos de intensa atenção por parte da sociedade brasileira e internacional, preocupada com o crescente ritmo de destruição das florestas desta região. Argumentavelmente, o grande desafio da região neste início de século é encontrar a melhor solução para conciliar de um lado, uma população de 23 milhões de habitantes majoritariamente interessada em gerar desenvolvimento econômico a partir da exploração do capital natural amazônico e, de outro, os interesses nacionais e globais de conservar este imenso patrimônio.
 Conservar os recursos naturais da Amazônia pode ser vital ao futuro da humanidade, na maior parte da Amazônia, o uso dos recursos florestais de forma racional e planejada – pode ser a melhor alternativa para promover a conservação.
 Para mudar este cenário de destruição o Instituto Floresta Tropical que tem como missão Promover a adoção de boas práticas de manejo florestal, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população,coloca em prática todas as suas estratégias para mudar esse cenário de destruição.
 Dentre as várias contribuições que o Instituto fez a causa, houve a melhoria na regulamentação do manejo e o reconhecimento dos múltiplos valores da floresta amazônica. Outro fato, é que o crescimento do setor florestal já havia levado diversas universidades e escolas técnicas a reverem seus currículos e com o surgimento do IFT algumas delas já optaram por inserir no currículo o treinamento realizado no Instituo.
 Os cursos oferecidos pelo Instituto Floresta Tropical são financiados por instituições nacionais e internacionais, porém cabe ao interessado o pagamento de uma taxa de inscrição, que inclui as despesas de alimentação e hospedagem durante o treinamento.
 Comunidades, estudantes e pequenos produtores terão desconto sobre o valor de taxa de inscrição, os preços dos cursos variam de R$ 950,00 a 1.500,00 por pessoa, esses custo dependem de onde ocorre o curso, a data de pagamento, a pessoa inscrita, a quantidades de dias utilizados e também do tipo de treinamento.
12
2.6. MARKETING
 O marketing em uma organização busca prioritariamente a interação positiva com o consumidor, consumidor que é a peça mais importante da organização. Neste caso o composto do marketing é o conjunto de ferramentas que a organização utiliza para atingir seus objetivos no mercado
 O marketing trata de trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing.
 O marketing utilizado pelo Istituto Floresta Tropical e utiizado de maneira de torna seus serviços prestados mas acessiveis a população, tendo como objetivo de promover a adoção de boas práticas de manejo florestal, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população.
 Para que oIntituto venha a alcansar seus objetivos uma série de fatores são levados em consideração, a qualidade do serviço prestado e de sumo importancia, pois atraves dele que busca suprir as necessidades de seus clientes internos e externos; o preço dos cursos oferecidos são estudados minuciosamentes para que se torna acessivel ao seu publico alvo; seus pontos de vendas e diretamente ligado a seu site na internet, pode – se conhecer e se inscrever nos cursos através do site ou se dirigindo a Institição; sua propaganda e feita diretamente através de videos instituicionais, folders, internet (através do site oficial da Instituição), livros, documentarios, filmes, visitas as instituições que desejam oferecer seus serviços,e principalmente ele trabalha seu colaborador, pois ele é o maior propagadista da organização.
 Eles visão uma comunicação que desperte a atenção se seu público alvo, ou seja, uma comunicação que os faça sentir interesse em conhecer o determinado serviço e logo em seguida deseja contrata – lo.
13
 3. CONCLUSÃO
 Este projeto teve como objetivo mostrar de forma clara e concisa, todo o sistema organizacional do Instituto Floresta Tropical baseado nas matérias ministradas na sala de aula, mostrando que o curso está se adequando ao que o mercado de trabalho esta desejando. Profissionais capacitados, formação acadêmica de qualidade, ou seja, que seu perfil profissional esteja adequado ao que o mercado deseja.
 Com a conclusão deste projeto, o aluno vivenciou como se desenvolve todo o processo de funcionamento de uma organização, presenciando os pontos positivos e negativos dentro da organização e com isso esta preparada para saber lidar com tais desafios. Cada experiência, vindo a contribuir para torna – lo apto a se lançar no mercado de trabalho sabendo o que lhe aguarda futuramente.
14
 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituo Floresta Tropical,Relatório de Atividades 2007-2008. Belém – Para 2009. Disponível em:< http://www.fft.org.br/>. Acessado em 20 set. 2009.
Greice Ferreira-IFT. Corpo organizacional. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 15 out. 2009.
Site: http://www.fft.org.br/ acessado em 20 de set 2009.
Apostila de Comunicação Empresarial. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/Belém – Pa, outubro 2009.
Apostila de Técnicas de Informática. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/Belém – Pa, outubro 2009.
Apostila de Matemática Aplicada. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/ Belém – Pa, outubro 2009.
Apostila de Fundamentos de Administração. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/Belém – Pa, outubro 2009.
Apostila de Economia e Mercado. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/ Belém – Pa, outubro 2009.
Apostila de Marketing. Apostila do Curso de Gestão Empresarial de Pequenas e Médias Empresas. UNIP/ Belém – Pa, outubro 2009.
15
-----------------------
DIRETOR EXECUTIVO
DIRETOR EXECUTIVO ADJUNTO
GERENTE ADMINISTRATIVO – FINANCEIRO
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR I
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR I
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR I
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR II
DEPARTAMENTO PESSOAL
ASSISTENTE EXECUTIVO
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
ASSISTENTE DE COMPRAS
TESOURARIA
COORDENADORA DE CURSO
COORDENADOR OPERACIONAL
COORDENADOR DE EQUIPE DE APOIO
OPERADOR TÉCNICO INSTRUTOR I
OPERADOR TÉCNICO INSTRUTOR I
OPERADOR TÉCNICO INSTRUTOR I
OPERADOR TÉCNICO INSTRUTOR I
COZINHA II
COZINHA I
MOTORISTA
MOTORISTA
OPERADOR TÉCNICO INSTRUTOR II
ENGENHEIRO FLORESTAL
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR II
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR III
TÉCNICO FLORESTAL INSTRUTOR III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando