Buscar

Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO DO TRABALHO I   
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 0,1 de 0,5
	Início: 12/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201807152268)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPT 2017) Analise as assertivas abaixo expostas:
 
I - São características que diferenciam o Direito do Trabalho da matriz civilista da qual se desprendeu na evolução europeia ocidental desde fins do século XIX até a década de 1970, pelo menos: presença crescente de norma jurídica trabalhista interventiva nos contratos de trabalho; predominância de normas jurídicas imperativas em seu conteúdo; origem estatal ou coletiva negociada dessas normas trabalhistas imperativas; restrição normativa ao poder unilateral do empregador na fixação do conteúdo do contrato de trabalho; subdivisão em dois segmentos jurídicos, pelo menos, o Direito Individual do Trabalho e o Direito Coletivo do Trabalho; caráter social e teleológico do novo campo jurídico estruturado.
II - São funções históricas do Direito do Trabalho, entre outras: aperfeiçoar, elevando, as condições de contratação e gestão da força de trabalho humana na vida econômica e social; assegurar cidadania econômica, social e jurídica às pessoas humanas que vivem de seu trabalho, aumentando o patamar civilizatório e democrático da respectiva sociedade; contribuir para o desenvolvimento do sistema econômico contemporâneo, por meio do incremento do mercado interno e dos incentivos diretos e indiretos para que os empregadores invistam no aperfeiçoamento humano e tecnológico.
III - A desregulamentação do Direito do Trabalho consiste na direção legislativa de diminuir a regência normativa das regras heterônomas estatais sobre as relações trabalhistas, eliminando ou restringindo normas trabalhistas ou criando fórmulas de utilização do trabalho humano sem a incidência do Direito do Trabalho. Já a flexibilização trabalhista consiste na direção legislativa de permitir à negociação coletiva trabalhista maior espaço para atenuar a incidência das regras imperativas legais sobre as relações de trabalho.
IV - As normas do Direito do Trabalho, a par de seu caráter de garantismo à pessoa humana que vive do trabalho, têm objetivado, historicamente, desde a segunda metade do século XIX e ao longo do século XX, cumprir o papel teleológico de incentivarem a livre concorrência interempresarial e impulsionarem as condições de competitividade das economias internas no plano econômico internacional.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas. 
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
	
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 
	
	Não respondida. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807173730)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca do tema empregado e empregador, assinale a alternativa correta. 
		
	
	João trabalha na empresa Zeza Ltda. e presta serviços no estabelecimento do empregador, preenchendo todos os requisitos do vínculo empregatício. Maria trabalha na mesma empresa, prestando os seus serviços em seu domicílio e também preenche todos os requisitos do vínculo empregatício. Nesse caso, João é empregado e Maria é autônoma, pois presta seus serviços em domicílio. 
	 
	As empresas Alfa e Beta integram o mesmo grupo econômico. A empresa Beta dispensou uma empregada e não pagou as verbas rescisórias. Nesse caso, a empresa Alfa responderá subsidiariamente pelo inadimplemento das obrigações trabalhistas da empresa Beta. 
	 
	Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
	
	O risco da atividade econômica é assumido tanto pelo empregado quanto pelo empregador.
	
	Instituição sem fins lucrativos que admitir trabalhadores não poderá ser considerada empregadora, pois o empregador é considerado uma empresa individual ou coletiva. 
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807154251)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Princípio concernente ao Direito do Trabalho, segundo o qual a verba salarial merece garantias diversificadas da ordem jurídica, de modo a assegurar seu valor, montante e disponibilidade em benefício do empregado:
		
	
	continuidade.
	 
	condição mais benéfica.
	
	primazia da realidade.
	 
	intangibilidade salarial.
	
	inalterabilidade contratual lesiva. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807169523)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Magistratura TRT da 23ª Região 2011) Pedro Antônio, policial militar, buscando melhorar o padrão de vida da família, passou a trabalhar nas folgas como segurança de um condomínio residencial. Além dele, ali prestavam serviços outros cinco policiais militares, de maneira que havia segurança 24 horas todos os dias da semana. Analisando o caso concreto é correto dizer que:
		
	 
	É possível reconhecer o vínculo de emprego, desde que não haja penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
	 
	Há vínculo de emprego entre Pedro Antônio e o condomínio, sendo-lhe devidas todas as verbas trabalhistas.
	
	Não há vínculo de emprego devido à ausência de pessoalidade na prestação de serviços.
	
	Não há vínculo de emprego, pois é proibido ao policial militar prestar serviços de segurança privada.
	
	Há vínculo de emprego, mas este é nulo de pleno direito, haja vista que o policial militar não poderia fazer segurança particular.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807152239)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(ESPP 2012) José Marcondes foi contratado em 16/2/2005 pela Construtora JPR S/A, como engenheiro civil. Em 30/4/2006, foi transferido para Dubai (Emirados Árabes Unidos), a fim de prestar serviços em obra executada pela construtora. José permaneceu com a família em Dubai até 30/10/2012, quando retornou ao Brasil. Entre 30/4/2006 a 30/10/2012, ele e sua família não viajaram ao Brasil. Ao longo do período em que esteve em Dubai, não usufruiu férias.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores é correta.
	 
	José fazia jus a seis períodos integrais de férias, dos quais cinco deveriam ter sido usufruídos anualmente no Brasil, correndo por conta da empregadora o custeio da viagem.
	 
	José fazia jus a, pelo menos, quatro períodos integrais de férias, que deveriam ter sido usufruídos anualmente no Brasil, independentemente da previsão da legislação dos Emirados Árabes Unidos, correndo por conta da empregadora o custeio da viagem.
	
	Os períodos de férias a que José fazia jus são estabelecidos pela lei vigente nos Emirados Árabes Unidos, ante o princípio da lex loci executionis.
	
	José fazia jus a seis períodos integrais de férias que deveriam ter sido usufruídos anualmente no Brasil, mas a era obrigação da empregadora o custeio de qualquer viagem.
		Disc.: DIREITO DO TRABALHO I   
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	Início: 01/04/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201807144503)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IV Exame Unificado OAB) Com relação ao contrato de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
		
	
	 A duração do trabalho do aprendiz não pode exceder de quatro horas diárias, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.
	
	É um contrato especial de trabalho que pode ser ajustado de forma expressa ou tácita.
	
	. É um contrato por prazo determinado cuja duração jamais poderá ser superior a dois anos.
	
	 O aprendiz é um trabalhador que não tem vínculo de emprego reconhecido pela CLT e, por isso, a duração do trabalho pode exceder de quatro horas diárias, nos termos do ajuste entre contratante e contratado.
	 
	Salvo condição mais favorável, ao menor aprendiz deve ser assegurado o salário mínimo hora.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807123213)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria das Dores contratou a prestação de serviços comosecretária, a serem prestados diariamente, por prazo indeterminado, mediante remuneração certa, devendo prestar diretamente por si mesma serviços exclusivos, sob as ordens do presidente da empresa contratante. Dos elementos pactuados, NÃO SE CONSIDERA requisito legal para caracterização do contrato de emprego:
		
	 
	Exclusividade.
	
	Pessoalidade;
 
	
	Subordinação;
 
	
	Habitualidade.
	
	Onerosidade;
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807185541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são requisitos para caracterização do contrato de emprego:
		
	
	Pessoalidade, eventualidade, subordinação jurídica, onerosidade e exclusividade.
	
	Impessoalidade, habitualidade, subordinação jurídica e onerosidade.
	 
	Pessoalidade, não eventualidade, subordinação jurídica e onerosidade.
	
	Pessoalidade, continuidade por mais de 02 (dois) dias por semana, subordinação jurídica, onerosidade.
	
	Pessoalidade, continuidade, subordinação jurídica, onerosidade, exclusividade e alteridade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807149117)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados, respectivamente, como fontes:
		
	
	material heterônima, formal autônoma e material heterônima.
	
	formal autônoma, material heterônima e formal autônoma.
	 
	formal heterônima, formal autônoma e formal autônoma. 
	
	formal autônoma, material heterônima e material heterônima.
	
	material autônoma, formal heterônima e formal autônoma.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807106119)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O teletrabalho hoje é uma realidade brasileira, sendo assim, de acordo com nossa lei é correto afirmar que:
		
	 
	Presta serviço de teletrabalho aquele que atua preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologia da informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
	
	Não há no direito do trabalho a figura do teletrabalhador.
	
	Pode realizar alteração do regime de teletrabalho para o regime presencial, desde que haja mútuo consentimento entre as partes.
	
	A prestação do serviço na modalidade teletrabalho não precisa constar no contrato de trabalho já que a regra geral dos contratos trabalhistas é verbal.
	
	Para configurar o teletrabalho deve comparecer pelo menos uma vez por mês no estabelecimento do empregador de acordo com a lei trabalhista.

Continue navegando