Buscar

PROVA A2 M.P.ALFA.LETRA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DA AULA 2 MET. PRAT. ALFAB. LETRAMENTO
Barboza 1994), no livro Alfabetização e Leitura, destaca que "a cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (p.54). Concepção diferente é apresentada por teóricos que defendem a alfabetização como um processo de letramento. Das respostas abaixo, qual é a única que apresenta um argumento correto ao defender as concepções de leitura e escrita letradas? Marque-a.
	A escrita é mais importante que a leitura na concepção de alfabetização como letramento, pois só lemos o que está escrito.
 Certo	Ler e escrever devem ser ações condizentes com o contexto sociocultural em que o sujeito vive e com as demandas sociais.
	Leitura e escrita precisam ser treinadas corretamente para uma boa alfabetização.
	A leitura é a sonorização de escrita e, por isso deve-se copiar bastante para treinar a emissão correta dos fonemas.
	Ler e escrever fazem parte de práticas culturais, mas a escola deve se limitar a trabalhar apenas os gêneros discursivos mais importantes na vida escolar.
2.Em pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro em 2009 sobre a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil, foi constatado que 26% dos alunos do Ensino Médio são analfabetos funcionais. Das alternativas abaixo, qual responde de forma correta sobre o que é o fenômeno do analfabetismo funcional?	
 Certo	Pessoas que passaram por alguns anos de escolaridade, mas são incapazes de utilizar a leitura e a escrita as suas funções sociais, pois o seu nível de letramento é rudimentar.
 	Analfabetos funcionais são pessoas que passaram por mais de 4 anos na escola e apresentam somente dificuldades de interpretação dos textos que fazem parte do seu trabalho, por serem técnicos e terem uma linguagem diferente.
	Pessoas que nunca foram para a escola, mas utilizam a leitura e a escrita de forma plena em seu dia-a-dia para se orientarem no tempo e no espaço, para trabalharem e terem acesso às atividades de lazer.
	Analfabetos funcionais são as pessoas que lêem bem, mas têm dificuldade para escrever, contar e fazer narrativas sobre fatos cotidianos.
	Estudantes que tiveram baixo desempenho acadêmico em língua portuguesa, mas que sabem ler e escrever e forma eficiente nas práticas cotidianas de letramento.
3.Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita" (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). Qual modelo de leitura a autora está criticando? Marque a resposta correta.	
	O modelo psicolinguístico porque ele utiliza a semelhança sonora dos fonemas para apresentar novas palavras que devem ser copiadas várias vezes a fim de serem aprendidas como norma culta.
	O modelo interativo, pois ele propõe um diálogo que coloca em segundo plano a decodificação do texto que é um processo fundamental para o exercício da leitura.
	Modelo interativo, pois a criança não aprende a decodificar o texto e fica apenas lendo sílabas sem sentido para treinar os fonemas.
	O método interativo de leitura, pois as crianças precisam primeiro aprender a decodificar para depois aprender a compreender.
 Certo	Modelo de decodificação porque ele é fundamentado na sonorização das palavras que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.
4.Em relação aos métodos de alfabetização, marque (1) Para características do método sintético (2) Para características do método analítico:
(__) Parte de estruturas significantes da língua.
(__) Utiliza palavras e textos para iniciar a atividade alfabetizadora.
(__) Pode ser classificado em soletração e silabação.
(__) Parte de estruturas menos significativas de língua e utiliza o mecanismo de síntese na produção das palavras.
A ordem correta é: 
Certo	2 2 1 1
	2 2 2 1
	2 1 2 1
	1 1 1 2
	1 2 1 2
5.Muitos brasileiros têm em sua história acadêmica uma resistência à leitura que foi construída na interação obrigatória de leitura sem sentido ocorrida nas cartilhas. A cartilha é bastante criticada atualmente porque se considera que ela apresenta conceitos equivocados acerca dos processos de leitura e escrita. Na cartilha,	
	ler e escrever são produtos de um processo e o resultado desse processo é um texto, uma unidade significativa para o aluno.
	a leitura é uma produção de significados que permite inúmeras interpretações e vai depender do contexto sócio-cultural em que o aluno estiver envolvido.
 Certo	a leitura e escrita são instrumentos de aquisição de conteúdos escolares, e cuja utilidade se encerram nos limites da própria situação escolar, ou seja, de ensino e aprendizagem.
	ler e escrever envolvem uma relação cooperativa emissor e receptor, ou seja, há transmissão de intenções, e envolvimento com o conteúdo da leitura que é significativo.
	são contemplados fatores que determinam a forma de leitura, tais como maturidade do leitor, a complexidade textual, o estilo individual de leitura e o gênero do texto.
6.De acordo com Barbosa (1994, 54), no livro Alfabetização e Leitura: "A cartilha limita-se então ao ensino de uma técnica de leitura, entendendo-se essa técnica como a decifração de um elemento gráfico em um elemento sonoro". Neste trecho, qual a concepção de leitura que se apresenta no texto da cartilha?
 Certo	Leitura é decodificação de fonemas.
	Leitura depende do sentido encontrado no texto.
	Leitura é diálogo entre subjetividades.
	Leitura é um ato significativo e singular.
	Leitura é resultado de um processo discursivo.

Outros materiais