Buscar

RESUMO REVISTA BAHA PRÓTESE ÓSSEA

Prévia do material em texto

As indicações de prótese de condução óssea na criança
Embora as indicações para o implante de próteses de condução óssea em crianças sejam similares às dos alunos, a cirurgia apresenta algumas diferenças e é indicada em crianças com três ou cinco anos de idade, devido à alta proporção de complicações em crianças muito pequenas.
O primeiro caso pediátrico de prótese de condução óssea foi registrado em 1988 na Suécia. No Brasil as primeiras cirurgias foram realizadas em 1994 em Bauru.
Mais complicações em crianças 
A frequência de complicações em crianças é maior do que comparado ao adulto devido ao tamanho do implante, de somente 3mm.
Os problemas de osteointegração especialmente em crianças com patologias sindrômicas, muitas vezes associadas com espessura cortical inferior à normal, que fazem com que o BAHA registre mais frequentes complicações.
Procedimento em duas etapas
Inicialmente, a cirurgia era realizada em duas etapas: na primeira realizava-se a inserção do implante e, na segunda, a exposição dele através da pele, depois de um período de três meses para ocorrer a osteointegração.
Na criança, o procedimento em duas etapas ainda é recomendado devido à composição do osso da criança, geralmente menos mineralizado.
Alguns profissionais optam por concluir a cirurgia numa etapa só, com o objetivo de reduzir o número de atos aos quais a criança é submetida, e porque assim haverá menos complicações cutâneas.
Estimulação Precoce
Antes da cirurgia de prótese de condução óssea, as crianças podem se beneficiar do Softband, uma banda elástica adaptada para o processador BAHA e com a qual se pode mudar a área de estimulação. A principal vantagem do Softband é a possibilidade da estimulação precoce do sitema auditivo do paciente. Além disso o Softband é bastante seguro e proporciona o treinamento do sujeito e da família quanto aos cuidados com o manuseio e a manutenção do BAHA.
Uma vez implantada, a criança ganhará de 10 a 15 dB em comparação com o Softband, que funciona como uma prótese auditiva de via óssea convencional.
BAHA permite uma condução óssea direta, isto é, sem a interação da pele e tecidos moles, que têm efeito atenuante. Por proporcionar uma melhor transmissão, a condução óssea direta mostra-se mais eficaz e mais confortável.

Continue navegando