Buscar

Conteúdo 1º prova Esporte I



Continue navegando


Prévia do material em texto

A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Dentro da escola, se quisermos atender às necessidades da criança, o melhor caminho é começar pôr conhece-la.
Poderíamos, então, perguntar: O que a criança? Ela tem um corpo, ela tem uma cabeça e ela tem um coração. Quando se diz ela tem um corpo, pensa-se logo na criança que movimenta e responde com movimento a certos estímulos, percebidos pelo tato, visão, audição, paladar, etc. Quando se diz ela tem uma cabeça, pensa-se logo na sua capacidade de pensar, raciocinar. E, quando se diz ela tem um coração, pensa-se logo nos sentimentos da criança para com os pais, os outros adultos, as outras crianças, etc.
EXISTE TRÊS ELEMENTOS EXCENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DA CRIANÇA
Quando dizemos corpo/movimento, estaremos falando do domínio motor;
Quando dizemos cabeça/raciocínio, estamos falando do domínio cognitivo (capacidade de conhecer);
Quando dizemos coração/emoção e sentimento, estamos falando do domínio afetivo;
VAMOS REFLETIR
PARA QUE A CRIANÇA TENHA UM DESENVOLVIMENTO ADEQUADO. É FUNDAMENTAL QUE ESTES TRÊS DOMINIO SEJAM CONJUTAMENTE TRABALHADOS E DE MODO HARMONICO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física ensina como educar os movimentos. E isto você consegue, entendendo e praticando as diversas atividades que fazem parte da educação física.
Utilizando os elementos de domínios do comportamento como já vimos anteriormente; domínio motor, cognitivo e afetivo.
OS TIPOS DE JOGOS
Todos os tipos de movimentos e jogo utilizamos direto ou indireto um dos elementos de Domínio.
Podemos classificar os jogos em cinco grandes grupos que contemplam a relação existente entre eles e as características de expressão que eles proporcionam.
JOGOS ARTISTICO
Desenhos, gravuras, recortes, colagens, maquetes, móbiles, trabalhos com tintas, esculturas, massas de modelar, dobraduras, quadros, mosaicos, máscaras, vitrais, entre outras ( teatrais, musicas).
JOGOS EXPRESSIVOS
Atividade de expressão corporal dança em todos os seus gêneros e de todas as épocas, e jogos de ritmo e movimento.
JOGOS SENSITIVOS
São jogos que servem de referencia para o desenvolvimento da observação e da concentração nas comunidades orientais de todo mundo.
Atividades: de relaxamento, yoga, biodança, mensagem.
JOGOS RECREATIVOS E BRINCADEIRAS
Estes jogos fazem de nosso cotidiano desde o nascimento, são todos os jogos e brincadeiras que realizamos, mediados pôr objetos reais ou imaginários, e feitos em grupo ou individualmente. O nome “recreativo” deve-se ao caráter lúdico e livre desses jogos que possibilitam às crianças vivencias alegres e descontraídas.
São atividades: mais variadas, desde o jogo de dama até os brinquedos de roda.
JOGOS DEPORTIVOS
No Brasil, estes jogos são uma mania nacional. Podemos dizer que o Futebol é o mesmo famoso entre eles. Os jogos desportivos fazem parte do nosso universo cultural (vôlei, futebol, basquetebol, handebol, corridas). Ás vezes, esses jogos perdem o seu valor como atividade que desenvolve o individuo e passa a ser vivenciado como treinamento para competições.
Conhecer apenas os tipos de jogos significa muito pouco, caso não sejamos capazes de vivenciá-los. Precisamos incluir jogos de todo tipo em nosso ambiente escolar para valorizarmos todas as habilidades e competências de nossos alunos. Se souber tirar o melhor de cada um dessas atividades e jogos, certamente poderá utilizá-los a todo o momento em sala de aula. Associando o desenvolvimento cognitivo às atividades lúdicas.
Vamos Refletir
Dois fatores fundamentais dos jogos
Os professores têm dois níveis muito a serem trabalhados: valorização e motivação.
Valorização: Apreciar a importância de cada trabalho, ver as possibilidades do desenrolar (desenvolvimento) da criança.
Motivação: Tão importância ou mais que a Realização é a motivação. A princípio terá que partir do professor, falando com as crianças, e dando muita ênfase ao que vão fazer e como devem fazer não deixando que os alunos se dispersem pôr aborrecimento ou cansaço. E no termino elogiar sua ação pôr haver conseguindo através do objetivo de trabalho obtido em si como elemento lúdico, o gosto, etc. 
ELABORAÇÃO DAS AULAS POR FAIXA ETÁRIA DE SERIES 
Atividades Recreativas para Pré Escola
Desenvolvimento habilidades de percepção, discriminação auditiva, discriminação tátil, aptidões coordenadas, consciência do corpo, bilateralidade, lateralidade, domínio direito – esquerdo equilíbrio, e noções de espaço. 
Jogos artísticos, atividades de artes plásticas, atividades de fantoches, mímicas, teatro diversos, jogos expressivos, dança e atividades musicais e afetivos.
Atividades para 1 e 2 série
Desenvolver o equilíbrio, lateralidade, flexibilidade, e a coordenação motora do aluno através dos movimentos naturais.
- Jogos recreativos e brincadeiras, atividades lúdicas, jogos de damas até os brinquedos de roda, jogos de atividades mais variadas. Atividades de domínio motor, cognitivo.
Atividades para 3 e 4 serie
Desenvolver ao aluno, noções básicas do desporto, através de atividades similares e adaptativas ao desporto.
-Atividades pré-desportiva, atividades de habilidades motoras (correr, saltar, receber, passar, executar, rolar etc.). E iniciação aos jogos desportivos. (futebol, futsal, voleibol, handebol e basquetebol). 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A criança necessita de um ambiente que lhe possibilite desenvolver a capacidade de usar o corpo efetivamente, melhorando a qualidade do movimento, o que lhe permitirá aprender sobre si mesma e sobre o mundo em que vive.
O que é esporte ?
Poderíamos dizer que um grupo de crianças jogando bola, no intervalo da escola, está praticando esporte?
O esporte é uma atividade competitiva institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. (Barbanti)
Modalidade Esportiva é uma atividade física exercida com movimentos específicos (gestos técnicos) que a caracterizam e diferenciam, inserida em um contexto regulamentar e disciplinar próprio.
Podemos dividir as modalidades esportivas em dois grupos:
Modalidades Esportivas Individuais – praticadas por um atleta.
Modalidades Esportivas Coletivas – praticadas por equipes de dois ou mais atletas.
Modalidade Esportiva Coletiva (MEC) pode ser entendida como um confronto entre duas equipes, que se dispõem pelo terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa (Garganta, 1998).
Características em comum das modalidades esportivas coletivas
Um objeto, geralmente esférico (bola), que pode ser usado pelos jogadores com a mão, o pé ou através de um instrumento.
As ações de jogo se realizam sempre em cooperação direta com os companheiros de equipe e em oposição aos adversários, definindo a relação básica das modalidades esportivas (5) :
ATAQUE - Conservação da Bola - Progressão dos jogadores e/ou da bola até a meta contrária.
Ataque à meta contrária, quer dizer, marcar o gol ou ponto.
DEFESA - Recuperação da Bola - Impedir/dificultar a progressão dos jogadores contrários até a minha meta - Proteção da minha meta ou campo.
Requisitos para o Desempenho das Modalidades Esportivas Coletivas
O rendimento esportivo é o resultado da eficiência de vários fatores ou componentes, que possuem uma forte inter-relação.
KONZAG (1991) classificou esses componentes em (6):
A) REQUISITOS PSICOLÓGICOS;
B) REQUISITOS TÉCNICOS;
C) REQUISITOS TÁTICOS;
D) REQUISITOS COORDENATIVOS E CONDICIONAIS (FÍSICOS); 
A) Requisitos Psicológicos (6): as MEC são atividades com permanentes mudanças de situações (GRECO & CHAGAS, 1992), ricas em circunstâncias imprevistas às quais o indivíduo que joga tem que responder (GARGANTA, 1998). Aspectos sobre os quais é difícil de se exercer controle, como a aleatoriedade, a imprevisibilidade e a variabilidade de comportamentose ações, conferem a este grupo de modalidades características únicas (GARGANTA & OLIVEIRA, 1996).
B) Requisitos Técnicos (7) : a técnica é entendida como a execução do movimento, específico para cada modalidade, de maneira funcional e econômica, que possibilita a realização dos objetivos do jogo (KONZANG,1991). 
C) Requisitos Táticos (8): podem ser compreendidos como normas e comportamentos que servem para a utilização ótima, em competição, dos pressupostos condicionais, motores e psíquicos, tendo em conta o modo de jogar do adversário e outras condições (instalações, regras, ...) (KONZAG, 1983).