Buscar

Ciência política e fundamentos de direito eleitoral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciência política e fundamentos de direito eleitoral
Poder e dominação
PODER
Direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força.
“ A faculdade de tomar decisões em nome da coletividade” – Afonso Arinos
O poder significa a organização ou disciplina jurídica da força e a autoridade enfim traduz o poder quando ele se explica pelo consentimento, tácito1 ou expresso, dos governados (quanto mais consentimento mais legitimidade e quanto mais legitimidade mais autoridade.)
Adjetivo que significa algo que é implícito ou que esta subtendido, sendo dispensável explicações ou menções a respeito. 
Poder de Fato: Aquele que se realiza na pratica, mesmo que em desacordo com as leis. 
Poder de Direito: Aquele que está de acordo com as leis ou com os costumes, mas que não necessariamente é exercido de fato.
Tripartição dos poderes: 
Poder Judiciário: Administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais.
Poder executivo: Tem como objetivo de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo com a constituição do país. 
Poder legislativo: Função de elaboração de leis que regulam o Estado, assim como a conduta dos cidadãos e as organizações privadas e públicas. 
DOMINAÇÃO 
É a autoridade exercida soberanamente; exercício do poder sobre indivíduos ou grupos. 
É toda circunstancia em que um grupo exerce uma hegemonia2 em relação ao outro. Essa circunstância se deve a diversas caudas, pois o termo se refere a inúmeras situações. 
Autoridade soberana; liderança, predominância ou superioridade. 
Tipos de dominação: 
Dominação Legal: Baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas do direito de mando daqueles, que em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
Dominação tradicional: Baseada na crença cotidiana, na santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade 
Dominação carismática: Baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heroico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por estar revelados ou criadas. 
Legitimidade e Legalidade 
LEGALIDADE
A legalidade exprime basicamente a observância das leis, isto é, procedimento da autoridade em um acordo rigoroso com o direito estabelecido. 
A legalidade é um regime democrático 
Todo poder estatal deverá atuar sempre de acordo com as regras jurídicas vigentes. 
Legalidade, compreendida pois como a certeza que tem os governados de que a lei os protege ou de que nenhum mal, portanto lhes poderá advir do comportamento dos governantes será então sob esse aspecto. 
O princípio de legalidade nasceu de anseio de estabelecer na sociedade humana regras permanentes e validos que pudessem abrigar os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível de parte dos governantes. 
LEGITIMIDADE 
É uma característica atribuída a tudo aquilo que cumpre o que é imposto pelas normas legais e é considerada um bem para a sociedade, ou seja, tudo que é legitimo. 
A legitimidade se inicia na sociedade com uma crença pelo processo democrático de escolha e aceitação.
No conceito de legitimidade entram as crenças de determinada época, que precedem a manifestação do consentimento e da obediência.
A legitimidade tem exigência mais delicadas, visto que levanta o problema de fundo, questionando acerca da justificação e dos valores do poder legal. A legitimidade é a legalidade acrescida de sua valoração. 
 .

Outros materiais