Buscar

FIXAÇÃO 1 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1- ( PRIMEIRA TENTATIVA)
Estudos Linguísticos e Variações
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 9 Abr 2019, 16:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 9 Abr 2019, 17:26
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Dos estudos das línguas românicas e germânicas, nasceu uma escola que entendia a língua em sua dimensão social. A partir deste evento Saussure passou a conceber a língua em sua dimensão social também. A essa escola denominamos de:
Escolha uma:
a. escola alemã de WOLF
b. escola filológica da linguagem
c. escola filosófica da linguagem
d. escola da gramática comparada
CORRETA: Com os estudos entre as línguas românicas e germânicas, nasce a escola de neogramáticos, que passa a entender a língua como processo resultante da coletividade, não mais individual. Cap. 1
e. escola dos neogramáticos
Feedback
A resposta correta é: escola dos neogramáticos.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os primeiros estudiosos da linguagem fizeram uma espécie de descrição da língua e a limitaram a um conjunto de regras (gramática) e, sobre este estudo, não havia uma visão cientifica. Esses estudiosos foram, respectivamente:
Escolha uma:
a. portugueses e franceses.
b. gregos e alemães
c. gregos e franceses
d. franceses e gregos
CORRETA: Com os gregos, os estudos da linguagem começaram como uma espécie de descrição da língua, porém limitada à coletânea de regras (gramática), às quais “ensinavam” a arte de ler e de escrever. Começou-se por fazer o que se chamava de “Gramática”. Esse estudo, inaugurado pelos gregos, e continuado principalmente pelos franceses, é baseado na lógica e está desprovido de qualquer visão científica e desinteressada da própria língua; visa unicamente a formular regras para distinguir as formas corretas das incorretas. (CLG, p.7) Cap. 1
e. gregos e portugueses
Feedback
A resposta correta é: gregos e franceses.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A ciência que se ocupa do estudo científico da estrutura das línguas naturais bem como o conhecimento que os próprios falantes têm da língua, denomina-se:
Escolha uma:
a. Filologia
b. Linguística
CORRETA: Costuma-se estabelecer que a Linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem as estruturas das línguas do mundo. Cap. 1
c. Sociologia
d. Filosofia
e. Etnologia
Feedback
A resposta correta é: Linguística.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A terceira fase do período histórico da linguística, tem como principal característica a preocupação pela evolução da língua e não somente pelo seu funcionamento, que até então era o principal enfoque dos estudos. Essa fase denomina-se:
Escolha uma:
a. histórico-comparativista
CORRETA: Conforme Gonçalves e Santos, costuma-se dividir a ciência, que hoje chamamos linguística, em duas grandes fases ou períodos: a linguística até o século XIX – a pré-saussuriana – e a linguística a partir do século XIX – a saussuriana. Na verdade, é bom que se saliente que só no século XIX a linguística começou a adquirir status de ciência. Antes dessa época já havia estudos que se preocuparam com a origem e a estruturação da língua. Mas não havia ainda pesquisas com embasamento científico suficiente, e esses estudos se concentravam no caráter meramente descritivo da língua. E, conforme ainda esses autores, no período considerado como présaussuriano, destacam-se três fases: a filológica, a filosófica e a histórico- comparativista. Cap. 1
b. présaussuriana
c. estudos alexandrinos
d. filosófica
e. filológica
Feedback
A resposta correta é: histórico-comparativista.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Faça uma comparação entre as características de linguagem e fala. Assinale (L) para linguagem e (F) para fala:
( ) É um código de signos verbais
( ) É o uso particular que o falante faz de uma língua.
( ) É concreta.
( ) É abstrata.
( ) É um sistema de comunicação com estrutura sintática próprio de uma comunidade humana.
( ) É individual (uma realização pessoa de cada indivíduo)
( ) Tem um caráter social (está na mente de todos os falantes)
Escolha uma:
a. L,F,F,L,L,L,L
b. L,F,L,F,F,L,L
c. F,L,F,F,L,L,F
d. L,F,F,L,L,F,L
e. L,F,L,F,L,F,L
CORRETA: A linguagem: É um código de signos verbais, É abstrata, É um sistema de comunicação com estrutura sintática próprio de uma comunidade humana. Tem um caráter social (está na mente de todos os falantes). A fala: É o uso particular que o falante faz de uma língua. É concreta. É individual (uma realização pessoa de cada indivíduo). Cap. 2;
Feedback
A resposta correta é: L,F,F,L,L,F,L.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Professor Antonio Escandiel de Souza, em seu livro intitulado A Diversidade Linguística no Contexto Escolar, fala sobre a linguagem do aluno, ou seja, da modalidade linguística que ele traz de casa. Com respeito a este tema é correto afirmar que:
I. É possível adequar a variedade linguística do aluno à variedade valorizada socialmente.
II. É preciso substituir a modalidade que o aluno traz de casa para manter a ordem social vigente e para que o aprendiz não sofra com os preconceitos linguísticos.
III. É importante que o professor se familiarize com a nova realidade escolar e conduza o aluno a utilizar as duas modalidades linguísticas, a familiar e a culta, de acordo com o contexto de interação.
Escolha uma:
a. Somente a II.
b. Somente a I.
c. II e III.
d. I e II.
CORRETA: A proposição II está INCORRETA porque não é preciso substituir a modalidade do aluno, mas é possível fornecer-lhe outra adicional, a de maior prestígio, para que, com isso, ao mesmo tempo em que ele possa conseguir sua ascensão social, também continue participando de seu grupo de origem, não sofrendo, assim, um processo de despersonalização. Cap. 1
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Koch (2008), a linguagem tem várias definições, mas podem ser abreviadas em três principais. Relacione a primeira coluna com a segunda de acordo com a definição de cada uma:
1. (“espelho”) do mundo
2. Como instrumento de comunicação
3. Como forma e ação ou interação.
( ) função da mensagem é transmitir informações.
( ) a função da língua é representar.
( ) Local de interação
Escolha uma:
a. refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
b. 2,3,1
c. refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
d. 1,2,3
e. 3,2,1
f. refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor
determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
g. refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
h. refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
i. 2,1,3
CORRETA: A mais antiga dessas percepções é, sem dúvida, a primeira. Segundo ela, “o homem representa para si o mundo por meio da linguagem e, assim sendo, a função da língua é representar (
j. 3,1,2
Feedback
As respostas corretas são: 2,1,3, refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2., refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2., refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2., refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2., refletir) seu pensamento e seu conhecimento de mundo”. 2. A segunda percepção considera a língua como um código por meio do qual um emissor comunica a um receptor determinadas mensagens. A principal função da linguagem é, neste caso, a transmissão de informações. A terceira percepção é aquela que apresenta a linguagem como atividade, como forma de ação, individual orientada, como lugar de intercâmbio que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, que tendem a consignar vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Cap. 2.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Dascal & Borges Neto (1991):
“[...]a linguagem, tal como manipulada ou enfocada pela filosofia, pela magia, pela atividade estética (literatura, por exemplo) pelo jornalismo e pela linguística é invariante, autoidêntica, independentemente do enfoque? A resposta é, certamente, não! Ou seja, a escolha de um objetivo relativamente à abordagem de um objeto determina, na verdade, uma visão, um modo de construir esse objeto. Ao escolher o objetivo fazer ciência, a linguística propõe de fato um modo de construir ou conceber seu objeto, a linguagem”
Após a leitura do fragmento, podemos concluir que autores afirmam que:
Escolha uma:
a. a linguagem humana mesmo que considerada um objeto complexo, não permanece o mesmo objeto, pois depende do modo de construir esse objeto.
b. A linguagem e a linguística, para serem investigadas, independem do enfoque ou do contexto de uso.
CORRETA: a linguagem humana mesmo que considerada um objeto complexo, não permanece o mesmo objeto, pois depende do modo de construir esse objeto. Cap. 1
c. A linguística como ciência pode ser considerada invariante e autoidêntica.
d. A linguística é uma ciência que faz parte da filosofia.
e. a linguagem humana é considerada pelos filósofos como variável e autoidêntica.
Feedback
A resposta correta é: a linguagem humana mesmo que considerada um objeto complexo, não permanece o mesmo objeto, pois depende do modo de construir esse objeto..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Saussure e Labov divergem em suas teorias quando o assunto é a langue (que é a parte social da linguagem), e a parole (que é a parte individual da linguagem). Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições de acordo com a teoria de cada linguista.
( ) Labov afirma que a língua não é apenas um meio de informação, mas uma maneira de inserir um indivíduo num grupo social.
( ) Labov afirma que Saussure desconsidera os fatores externos à língua ao defini-la como um sistema de signos que estabelecem relações entre si.
( ) Para Saussure todos os falantes possuem um conhecimento da langue (que é a parte social da linguagem) e que é possível estudar o aspecto social da linguagem pela observação de um único indivíduo.
( ) Para Labov o estudo da parole (que é a parte individual da linguagem) só pode ser feito pela observação dos indivíduos interagindo linguisticamente.
( ) Para Saussure o estudo da interação entre os indivíduos é mais importante que o estudo individual da linguagem.
Escolha uma:
a. F,F,F,V,V
b. V,V,F,V,V
c. V,V,V,F,F
d. V,V,V,V,F
CORRETA: Para o linguista americano William Labov, o objeto da linguística é a gramática da comunidade de fala, o sistema de comunicação usados nas interações sociais. Esse objeto é essencialmente heterogêneo em duas direções: ele comporta um grande
número de variantes, estilos, dialetos e línguas usadas pelos falantes e não pode ser arbitrariamente retirado do nicho social em que é usado. Saussure focalizou em seu trabalho a Linguística da língua, “produto social depositado no cérebro de cada um”, sistema supraindividual que a sociedade impõe ao falante. Cap. 1
e. F,V,F,V,V
Feedback
A resposta correta é: V,V,V,V,F.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Fiorin (2005), a diferença entre linguagem/língua/fala, é para Saussure o objeto da Linguística. A linguagem é dividida em duas partes: uma que investiga a língua e outra que analisa a fala. Considerando as três dimensões do objeto de estudo da linguística, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições:
( ) Linguagem é a faculdade de comunicação que possuem os seres, ou seja, estabelece o ato comunicativo entre indivíduos.
( ) Os animais podem utilizar a linguagem para se comunicarem, pois ela não é exclusiva do homem.
( ) A fala é invariável, isto é, não evolui com o processo de desenvolvimento da comunidade.
( ) O principal objeto de estudo da linguística é a linguagem, essência de sua existência.
( ) Fala é individual e a língua é social.
Escolha uma:
a. F,V,F,V,F
b. F,F,V,V,F
c. F,V,V,F,V
d. V,V,F,V,F
e. V,F,F,F,V
CORRETA: Prop 2 Falsa -Entende-se por linguagem a capacidade que os seres possuem de se expressar, de se comunicar. Há inúmeros tipos de linguagens como os sinais, os símbolos, os sons, os gestos, as cores, os signos da linguagem verbal. Todo elemento que estabelece o ato comunicativo entre indivíduos pode ser reconhecido como linguagem.
Prop 3 Falsa – Saussure apresenta ainda a distinção entre fala e língua: para ele, a fala é a realização concreta da língua pelo sujeito falante, sendo circunstancial e variável; já a língua é um sistema abstrato, um fato social, geral, virtual.
Prop 4 Falsa : - Oliveira (2013) explica que, para Saussure, a capacidade da linguagem não pode ser o objeto de estudo de uma única ciência como a linguística, na medida em que ela tem características de naturezas diversas: física, fisiológica, antropológica, entre outras. Enfatiza que o objeto da linguística deve ser a língua, que é um produto social da faculdade da linguagem, e que é uma unidade. Cap. 1
Feedback
A resposta correta é: V,F,F,F,V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais