Buscar

OBJETIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OBJETIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS
01 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de Exercício físico. 
O exercício físico tem como característica ser planejado, estruturado e repetitivo com o objetivo de manter e melhorar um ou mais componentes da aptidão física. 
02 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre a necessidade de abrangência dos programas de incentivo à mudança de estrilo de vida.
Os programas de incentivo à mudança de estilo de vida devem se assegurar oportunidade de atividades para todas as faixas etárias, uma vez que muitos dos problemas (sobrepeso, obesidade, alterações posturais) podem iniciar na infância.
03 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre epidemiologia e fisiologia da Hérnia de disco, assinale a alternativa correta.
Os discos intervertebrais estão localizadas entre as vértebras e são constituída por um anel fibroso mais externo, e pelo núcleo pulposo. O núcleo pulposo absorve maior carga. Já, o anel fibroso além de absorver carga, também contribui para conter o núcleo pulposo. 
04 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a lombalgia, assinale a alternativa correta.
d) Um importante fator desencadeador de lombalgia é o desequilíbrio postural. 
05 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre hérnia de disco, lombalgia, artrite e osteoartrite, assinale a alternativa correta. 
Os quadros de dor crônicas na coluna podem variar conforme o nível em que esta o sintoma, podendo ser classificado como cervicalgia, dorsalgia, lombalgia.
06 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre obesidade assinale a alternativa correta:
e) O aumento significativo da obesidade na população é um dos indicadores que justifica o crescimento dos números de doenças crônicas não transmissíveis, por ser um dosa principais fatores de risco para uma serie de agravos como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. 
07 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a dismenorreia, assinale a alternativa correta. 
b) A dismenorreia também conhecida como cólica menstrual, pode provocar sérios transtornos para a mulher. É causada pelas contrações do útero para liberar o endométrio durante o período menstrual. 
08 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre exercício físico e doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc). Assinale a alternativa correta. 
d) A pratica regular de exercícios pode ser considerado um método não medicamentoso que pode constituir para um tratamento de pacientes com Dpoc. 
09 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a epidemiologia das cardiopatias, assinale a alternativa correta em relação a caquexia.
A caquexia tem como característica levar a pessoa perder massa corporal em torno de, pelo menos 5% dos 12 meses que antecedem a analise do quadro patológico. Isso vale para o índice de massa corporal menor que 20
10 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física exercício físico aptidão física e saúde assinale a alternativa correta sobre flexibilidade:
A flexibilidade, com aptidão física, esta diretamente relacionada a saúde, porem, se, na maior parte do tempo, a pessoa ficar sentada e não fizer movimentos compensatórios, a tendência é que o quadro piore como avanço da idade.
11 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre puerpério, assinale a alternativa que apresenta a definição correta desse termo. 
Período pós-parto quando acontece o retorno gradativo do corpo da mulher às condições pré-gestacionais, nos aspectos tanto fisiológicos como anatomocinesiológicos
12 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre hérnia de disco, assinale a alternativa correta:
Os exercícios de alto impacto devem ser evitados em caso de hérnia de disco 
13 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercícios físicos, aptidão física e saúde, assinale a alternativa correta. 
d) A formula para o calculo do IMC considera a massa corporal em quilograma dividido pela altura (em metros) ao quadrado.
14 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre alterações fisiológicas e anatômicas durante a gestação assinale a alternativa correta. 
A medida que ocorre o avanço da gestação e o crescimento uterino e fetal, o centro de massa tende a ficar anteriorizado , provocando uma anteroversão de pelve com aumento da lordose lombar. 
15 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade, assinale a alternativa correta.
Atividades como a hidroginástica são indicadas para indivíduos obesos, pois amenizam o impacto e a sobrecarga sobre ossos músculos e articulações. 
16 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade assinale a alternativa correta: 
A atividade física é um meio não medicamentoso bastante eficiente em relação a prevenção e ao tratamento da obesidade 
17 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a epidemiologia fisiologia da hérnia de disco, assinale a alternativa correta. 
b) A coluna vertebral quando observada em vista anterior ou posterior, em condições de equilíbrio é alinhada. Na vista lateral podemos observar as curvas denominadas lordose serviçal, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacrococcígea.
18 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre exercício e gestação é correto afirmar que:
Deve se prestar atenção em relação as posições nas quais a gestante ira realizar os exercícios. A posição de decúbito dorsal, por exemplo, pode ser contra indicada para algumas gestantes, principalmente após o segundo trimestre de gestação, pois o útero vai aumentando de tamanho e de massa ao longo da gestação e, nessa posição ele pode comprimir a veia cava inferir e a gestante pode ter uma vestígio ou dispnéia (dificuldade para respira). Esse quadro é chamado de síndrome da hipotensão supina. 
19 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de atividade física.
d) Pode ser definida como um movimento corporal como caminhar, varre a casa, por exemplo, desde que resulte em gasto energéticos maior que os níveis de repouso.
20 - Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre o treinamento aeróbico e anaeróbico e alterações funcionais para a população especial assinale a alternativa correta. 
b) O que determina se o exercício é aeróbico ou anaeróbico é a intensidade e a duração.

Outros materiais