Buscar

Diagnóstico empresa Leader


Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA - FACOTTUR
RECURSOS HUMANOS 
Cassiano Feitosa
Denize melo
Eliane Tavares
Erika aparecida
fabiana maria
Iverson lima
Jacqueline silva
maria da conceição
Nilton Rodrigues
Tarciano Alvarez
Diagnostico 
recrutamento e seleção
OLINDA – PE
2015
Cassiano Feitoza
Denize melo
Eliane Tavares
Erika aparecida
fabiana maria
Iverson lima
Jacqueline silva
maria da conceição
Nilton Rodrigues
Tarciano Alvarez
dIAGNÓSTICO
rECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentado a FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA-PE, como requisito parcial da disciplina RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, 4º período do curso de Gestão em Recursos Humanos.
ORIENTADORA: PROF. DANIELLA COELHO
OLINDA – PE
2015
Entrevista com a Gerência
Problemas da empresa sob a visão da direção/gerencia
A empresa como objeto de estudo foi a filial 113 da Leader S/A, situada na Rua Imperatriz Tereza Cristina, nº 201 no Bairro da Boa Vista Recife-PE. A entrevista foi feita com a Gerente de Credito da filial Thâmara Peixoto, ela nos falou um pouco sobre a história da filial 113 inaugurada dia 06.12.2013 e sobre as dificuldades atuais que a loja estar passando. 
Atualmente 48% dos produtos vendidos pelos funcionários na parte de crediário, local onde se faz também as propostas dos cartões da casa, são contestados em órgão de proteção ao consumidor como o PROCON e PEQUENAS CAUSAS. Os clientes informam não terem ciência da adesão dos produtos financeiros como o Club Saúde, Estudo Online e o Odontológico e por não poderem fazer o cancelamento dos mesmos após a possível aceitação. A expectativas que eles tem é de poder reverter essa situação o mais rápido possível.
Os impactos que eles tiveram com essa situação, foi que gerou um alto custo financeiro além da perda da credibilidade na marca da empresa por partes dos clientes insatisfeitos com a atual situação. “Estamos trabalhando para tentar ao menos amenizar esses números”. Disse a gerente de crediário Thâmara Peixoto.
Entrevista com o colaborador responsável pelo RH
A entrevista foi efetuada com a mesma gerente de crédito e com o líder da loja Remisson Santana, pois a empresa não possui um RH aqui em Pernambuco, mas eles nos informaram que todos os gerentes são treinados para serem o próprio RH da empresa. Eles se mantém em contato direto com o RH que se encontra na matriz da loja no Rio de Janeiro. Esse contato é feito através de um portal de atendimento o CSC – Central de Soluções Compartilhada, nesta central eles tem vários tópicos onde podem abrir chamado referente a qualquer assunto, desde o envio da documentação para contratação a solicitação de demissão. 
O Administrativo da loja é o responsável para o envio de documentos relacionado a contratações e a duvidas sobre benefícios dos colaboradores. Existem grupos de pessoas nas sedes da empresa que recebe esse chamado e soluciona nossa duvida ou problema.
Finalidade
A loja serve para trazer o melhor em produtos visando sempre a satisfação do cliente, e também oferece ao cliente tudo que precisa em um só lugar: moda feminina, masculina, infanto-juvenil, infantil e bebê, lingerie, calçados, bolsas e acessórios, brinquedos, cama, mesa e banho e utilidades para o lar.
Com seu Portal de vendas (www.leader.com.br), lançado em 2010, ampliou seu negócio, comercializando pela internet eletro portáteis, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, calçados esportivos e brinquedos.
A Leader ainda possui o seu cartão de marca própria – cartão Leader, que hoje conta com mais de 8 milhões de clientes, além de produtos e serviços bancários, como empréstimo pessoal, seguro, título de capitalização e assistência odontológica, Clube Saúde, Estudo Online.  
Valores importantes para os donos e gestores
Integridade
As ações com clientes, colaboradores e fornecedores são baseados em justiça, honestidade e lealdade
Satisfação do Cliente
Querem ser percebido pelos clientes quanto a qualidade de nossos produtos e serviços e reconhece-los como razão de existência
Oportunidade e Respeito
Oportunidade e Respeito com os colaboradores possibilitando sua participação no sucesso da empresa.
União
Eles informam que o trabalho é desenvolvido com harmonia, alegria e positividade.
Qualidade
Eles tentam a Busca da excelência nos processos, produtos e serviços.
Profissionalismo
O desenvolvimento da empresa está fundamentado no profissionalismo com que agem e se baseiam nas relações internas e externas.
Comprometimento com o resultado
Fazer do resultado um compromisso comum a todos, gerando crescimento e solidez.
Atitude
Atuar de forma pró-ativa, com visão integrada, gerando soluções para efetiva implementação na busca da superação dos resultados da organização
Política
É inegociável o trabalho dentro da Ética e do Respeito dentro da empresa
História
Existem para levar moda com qualidade e preço acessível para pessoas, além de oferecer produtos e seguros para segurança e tranquilidade das pessoas trabalhando dentro da ética e com profissionalismo.
Seus fundadores eram muito empreendedores, com isso inauguraram no ano de 1951 o Bazar Leader, que deu origem à rede de lojas, que hoje é uma das maiores do varejo.
No ano de 1966, já com três unidades no interior do estado do Rio de Janeiro, a empresa chegou a cidade de Niteroi (RJ). Em 1970 nasceu a União de Lojas Leader S.A..
No início dos anos 90, algumas mudanças modernizaram a empresa, novos departamentos, produtos e serviços foram incorporados para atender de forma mais completa os clientes. A expansão para à cidade do Rio de Janeiro e a abertura de um Centro de Distribuição (CD) e a Sede Administrativa na cidade de São Gonçalo (RJ) também foram marcantes nesse período.
Em 2000, o CD mudou de endereço e foi transferido para a Pavuna (RJ). E em 2005 foi a vez da Sede Administrativa, hoje localizada no Centro de Niterói (RJ). Já em 2006, a Leader passou por um processo de profissionalização para garantir com eficiência sua excelência operacional e uma expansão assertiva, nessa mesma época, foi criado o Conselho de Administração, ocupado pelos acionistas e membros da família fundadora. 
Hoje, com mais de 100 unidades em oito estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia), a Leader é uma loja de departamentos completa. 
Objetivos
O objetivos das Lojas Leader são definidos pelo Presidente Robson Gouveia e seus diretores e acionistas. Esses objetivos são não só para a empresa e seus funcionários, como também para os clientes das lojas.
Os objetivos a curto prazo da Leader é querer expandir mais e ganhar território e investir no geo-marketting, e informam que todos os planos são documentados.
Todas as estruturas e funções estão compatíveis com os objetivos.
Estratégia
Visão
Ser a melhor empresa em Excelência Operacional, garantindo rentabilidade sustentável, através de uma equipe motivada e de alta performance.
A empresa quer ser reconhecida nacionalmente nos próximos anos, como a empresa que é referência em moda e com preço justo. A Leader não possui sonhos, ela tem objetivos traçados e com datas.
Indicadores
O setor de Recursos Humanos está dividido em equipes que cuidam das áreas de folha de pagamento, benefícios, cargos e salários, seleção, treinamento. São cerca de mais de 50 pessoas que trabalham no RH da Leader.
Todos os funcionários como diretores, gerentes, analistas e estagiários do RH tem uma formação acadêmica, a maioria com graduação e pós graduação, eles geralmente são graduados em psicologia e administração de empresas e com pós em gerenciamento de pessoas e comportamento organizacional. 
As experiências que os funcionários desse RH possuem são as mais variadas, nos cargos principais, por exemplo, a Diretora de Recursos Humanos Suzy Gouvea é formada em Psicologia com pós-graduação em Recursos Humanos fez MBA em Varejo e MBA Executivono Copead da UFRJ, já a Gerente de Recursos Humanos Marília Carolina G. Siebra de Alencar, possui Graduação Serviço Social, Pós Graduação em Gestão de Projetos e MBA Gestão de Pessoas, e tem também experiência em gestão de Recursos Humanos em empresas de diferentes segmentos nos processos das áreas de Administração de Pessoal, Remuneração, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, e Comunicação Interna.
Divisão do Trabalho
 
A divisão dentro do RH da empresa é formal pois cada funcionário, exerce a função que lhe foi estabelecida, mas ao mesmo tempo informal, pois as vezes exerce uma função que não é a sua, e nos foi dado um exemplo referente a folha de pagamento de funcionários, há funcionários que foram contratados apenas para realizarem as folhas de pagamento, mas quando vai chegando o dia do pagamento dos colaboradores das lojas, alguns dos funcionários de outras funções são designados também para auxiliar esses funcionários que cuidam da folha de pagamento.
Os setores mais importantes do RH são a área de Recrutamento e Seleção, Treinamento, e Financeiro mas tem também o setor de premiações. Nesses setores e em outros setores estão divididos os mais de 50 funcionários, que exercem a função que lhe foi proposta a fazer. Poderia se pensar em alguma outra forma de trabalho mas nos é informado que nesse momento não haveria a necessidade pois a forma na qual eles vem trabalhando tem dado certo.
Estrutura
A Leader apresentam elementos fundamentais que são: primeiro, uma crença na centralidade dos recursos humanos (pessoas) para o desempenho organizacional, o segundo elemento diz respeito à estratégia, já que o RH da Leader é um RH estratégico. 
O primeiro ponto de um RH estratégico é ter uma diretoria e estar no board, fazer parte da cúpula que toma decisões. Além disso, é preciso que a área possa dirigir-se diretamente ao presidente, para ter o poder de influenciar a cultura da empresa. Não há diferença de trabalho dentro do RH Leader.
Estrutura: Organograma Hierárquico
A estrutura hierárquica do RH está como mostrado acima, as decisões são tomadas em conjunto com todo o RH, esse RH estratégico que a Leader possui permite esse contato direto, da diretora e a gerente do RH com o presidente e acionistas para que seja feita as tomadas de decisões, tudo que será feito ou investido, é decidido por todos, e todas as sugestões são válidas se forem para a melhoria da organização. 
Documentação
Na Leader, o RH possui sim regras que são estabelecidas de um modo geral e dentro dos procedimentos que são realizados pelos funcionários do RH, essas regras estão definidas por escrito, onde os funcionários tem acesso através do portal da organização, e os seus procedimentos estão todos alinhados com o proposito que a organização possui. 
Recursos Técnicos
Ao materiais utilizados no dia a dia do RH Leader são: papel A4, grampos e grampeadores, canetas e agendas. Os equipamentos são: Estações de trabalho, Mesa de reunião, Cadeiras, Estantes, Impressoras, Microcomputadores desktops, Notebooks que são para diretoria e gerência, Fax, Internet, Telefone fixo, Telefone móvel Corporativo e Arquivos. Os colaboradores do RH avaliam as condições de trabalho boas, não foi informado para nós que haviam queixas desses funcionários. 
Todas as informações sobre o RH Leader é referente ao RH da matriz no Rio de janeiro.
Grupos Operacionais
Como as filiais do Nordeste não possuem RH, esse processo de recrutamento e seleção é feito por uma empresa terceirizada, mas apenas para cargo de base, no caso de cargos de gestão a terceirizada só é responsável por auxiliar realizando apenas o Recrutamento desses líderes que são identificados na concorrência e recebem a proposta para ingressar na empresa, o RH da matriz efetua a seleção a contratação e os treinamentos necessários. 
Recrutamento
Quem define o perfil dos funcionários que devem ser recrutados é a diretoria e a gerencia do RH da matriz do Rio de Janeiro eles realizam um levantamento do perfil do cargo, ou seja eles fazem o levantamento dos dados necessários sobre o cargo e a pessoa que deverá ocupar esse cargo.
A definição de quais técnicas de recrutamento serão utilizadas para contratação nas lojas do Nordeste é feita pela empresa terceirizada na qual a Leader tem confiado para a realização de processos seletivos empresa. A empresa terceirizada possui um banco de dados que está sempre atualizado, recebem também os currículos que são deixados nas lojas e no site da Leader que também disponibiliza a opção para preenchimento do currículo, e quando não possui a quantidade de candidatos para o processo, realizam a divulgação em sites e jornais específicos, essa terceirizada é responsável pelo recrutamento e seleção apenas dos cargos de base e para os cargos de liderança ela apenas realiza o recrutamento que pode ser interno ou externo, mas esse externo só acontece se não for identificado o perfil de liderança entre os colaboradores de dentro da organização.
As técnicas utilizadas pela empresa terceirizada são considerada eficazes devido a grande quantidade de currículos recebidos, sempre que uma vaga para Leader é anunciada. A avaliação do recrutamento é feita todas as vezes que há um processo seletivo, pelo RH da Leader que busca todas as informaçãos sobre o recrutamento, esse processo é avaliado pela quantidade de candidatos qualificados que são recrutados. 
Seleção
As técnicas de seleção são definidas pela terceirizada e também pela matriz que define algumas etapas do processo seletivo, quando e se será necessário para aquele determinado cargo a aplicação de provas, que tipo de prova será aplicada, e no fim de todo o processo a terceirizada manda as informações dos candidatos selecionados e a Leader confirma se pode solicitar a documentação ou não desse candidato.
Um ponto positivo da seleção feita pela terceirizada é a rapidez do processo seletivo. O ponto fraco, seria que após o processo feito pela terceirizada a entrega da documentação é feita pela administração da loja o que atrasa a contratação desse candidato.
A avaliação ocorre quando é verificado que houve a seleção para o preenchimento da quantidade de vagas que havia em aberto na organização.
Turn Over
Na loja que foi feita todo questionário, nos foi informado que o turn over está bem elevado cerca de 23% (apenas nos cargos de base), onde o aceitável pela organização é de 18%, principalmente na parte de crediário onde vem acontecendo o problema de reclamações dos clientes, nos foi informado também que todas as lojas que são atendidas pela terceirizada estão com o turn over elevado, e nos cargos de liderança no qual a terceirizada realiza apenas o recrutamento esse índice de rotatividade é muito baixo não se sabe ao certo quanto. 
Esse turn over é medido mas não nos passaram a informação de como seria feita medição desse turn over.
Diagnóstico
Com todas as informações colhidas sobre a organização, a que nos chamou a atenção foi referente ao turn over que está elevado, e esse alto índice do turn over é apenas nas lojas da região Nordeste, e os funcionários que estão sempre em rotatividade são os funcionários dos cargos de base, no qual quem realiza todo o processo seletivo é a empresa terceirizada, em relação ao cargo de liderança em que a terceirizada é responsável apenas pelo recrutamento esse índice é baixíssimo, não se sabe ao certo o percentual do turn over para essa área a de liderança.
Com isso identifica – se que essa empresa terceirizada não está sendo eficaz na realização do processo seletivo desses cargos de base, pois se com todos os benefícios que a Leader oferece a seus colaboradores, ele não consegue permanecer na área para o qual foi selecionado, pode se imaginar que o perfil escolhido pela terceirizada não foi o mesmo solicitado pela organização.