Buscar

Ambiente e Funções da Administração

Prévia do material em texto

1.
		Sabendo que o ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam, considere as seguintes afirmativas:
I. Dentro de seu ambiente, a organização não está sujeita à influências externas.
II. A empresa muda seu ambiente de tarefa quando mudam seus produtos ou serviços.
III. No ambiente de tarefa a empresa estabelece as suas relações de poder e dependência.
IV. As empresas procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes.
	
	
	
	A afirmativa III é falsa e as demais são verdadeiras.
	
	
	A afirmativa IV é falsa e as demais são verdadeiras.
	
	
	A afirmativa I é falsa e as demais são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	A afirmativa II é falsa e as demais são verdadeiras.
	
Explicação:
O ambiente organizacional é formado por dois ambientes, o externo e o interno. O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças. Como exemplos de fatores externos (variáveis incontroláveis) temos: Queda ou aumento na taxa de juros e surgimento de uma nova tecnologia. O ambiente externo divide-se em dois. O primeiro, denominado macroambiente, ambiente geral, indireto, ou maior, atua de forma indireta na organização. Como exemplos podemos citar o aumento da taxa de juros, o surgimento de nova tecnologia, um novo incentivo fiscal. O segundo, denominado operacional, direto ou específico, atua de forma direta na organização, como os fornecedores, os clientes, e os concorrentes. O ambiente interno, por sua vez, é constituído pelos fatores internos localizados nas diversas áreas de uma organização. Como exemplos de fatores internos temos a situação financeira da empresa, a qualidade dos seus produtos e suas instalações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as afirmações a seguir e as classifique em fatores do microambiente (ambiente de tarefa) ou macroambiente (ambiente geral).
I-    A empresa identificou uma reclamação de um cliente no ¿ReclameAqui¿ e organizou uma equipe para identificar a melhor forma de solucionar o problema.
II-    Há uma nova lei que exige embalagens recicláveis e que não agridam ao meio ambiente.
III-    As famílias brasileiras estão menores, por isso é necessário fazer produtos com tamanhos reduzidos.
IV-    Os novos fornecedores não entregaram as mercadorias nas datas estabelecidas.
 
	
	
	
	I- Macroambiente; II- Macroambiente; III- Macroambiente; IV- Macroambiente.
	
	
	I- Microambiente; II- Microambiente; III- Macroambiente; IV- Microambiente.
	
	
	I- Microambiente; II- Macroambiente; III- Macroambiente; IV- Microambiente.
	
	
	I- Microambiente; II- Macroambiente; III- Macroambiente; IV- Macroambiente.
	
	
	I- Microambiente; II- Microambiente; III- Microambiente; IV- Microambiente.
	
Explicação:
I-    A empresa identificou uma reclamação de um cliente no ¿ReclameAqui¿ e organizou uma equipe para identificar a melhor forma de solucionar o problema. - CLIENTE
II-    Há uma nova lei que exige embalagens recicláveis e que não agridam o meio ambiente. - VARIÁVEL POLÍTICA
III-    As famílias brasileiras estão menores, por isso é necessário fazer produtos com tamanhos reduzidos. - VARIÁVEL DEMOGRÁFICA
IV-    Os novos fornecedores não entregaram as mercadorias nas datas estabelecidas. - FORNECEDORES
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As funções da Administração (Planejamento, Organização, Controle e Direção) ocorrem nas empresas de que forma? Assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	Continuamente e estão interligadas.
	
	
	Independentemente uma das outras.
	
	
	Em uma ordem determinada.
	
	
	Continuamente e são independentes
	
	
	Apenas em alguns momentos na vida da empresa.
	
Explicação:
Os administradores participam do processo de administração executando as funções de planejamento, organização, direção e controle, identificadas para alcançar os objetivos definidos pela organização. Apesar de serem quatro funções distintas, elas estão relacionadas e são interdependentes, e por isso os gestores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre as outras.
O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-las, e no desenvolvimento de planos que integram e coordenam atividades da organização. Confere senso de direção, estabelecendo um rumo para todas as atividades organizacionais e integram os esforços organizacionais.
A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. Especifica papéis, responsabilidades, relações e procedimentos organizacionais, que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
A função direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. É a função responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional, portanto está relacionada com os processos de gestão das pessoas na organização. Direção consiste em um processo interpessoal relacionado com administração das relações entre membros organizacionais e a Organização. Envolve orientação, motivação, comunicação e liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar objetivos destes com o desempenho da Organização. 
A função controle é a que assegura que os objetivos estão sendo alcançados, ou seja, garante que todas as atividades sejam realizadas conforme o planejado, dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. O controle é uma atividade cíclica e contínua que envolve várias etapas sequenciais como definir os padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões e tomar a ação corretiva quando necessário.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamentos:
	
	
	
	Organizacional, dos fins e dos meios
	
	
	Da Implantação, do controle e tático
	
	
	Estratégico, tático e operacional
	
	
	Dos recursos, estratégico e organizacional
	
	
	Operacional , variável e da otimazação.
	
Explicação:
Com relação à posição que ocupa na estrutura organizacional é possível distinguir três níveis hierárquicos: os níveis estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico, o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa. Este grupo relativamente pequeno de executivos é responsável pelas principais decisões da organização. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. No nível estratégico o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
O nível tático representa um intermédio da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que é responsável pela articulação interna entre o nível estratégico e o operacional, traduzindo as políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretas para que os de nível operacional possam implementar. Esses administradores de nível gerencial atuam em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros.
O nível operacional é o mais baixo da hierarquia da organização, e é constituído pelos administradores de primeira linha. Eles são responsáveis pela coordenação do trabalhodos membros da organização, que, por sua vez, são os responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas. Os administradores, nesse nível organizacional, têm atuação operacional e de curto prazo, orientada para a execução de atividades operacionais. Esses administradores de primeira linha são os supervisores, os líderes de equipe, os coordenadores de projetos, dentre outros gestores, responsáveis por pequenos grupos de trabalhadores ou de tarefas, que representam o chamado “chão de fábrica”.  
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na estrutura formal de uma empresa podemos encontrar as atividades fim e as atividades meio. É importante que esses dois grupos de atividades sejam identificados pelos gestores a fim de melhor distribuir os recursos organizacionais. Considerando a Pinguins Ind. e Com. de Roupas Ltda, aponte a opção que representa uma atividade fim nesta empresa.
	
	
	
	Jurídico
	
	
	Recursos Humanos
	
	
	Limpeza e conservação
	
	
	Informática
	
	
	Vendas
	
Explicação:
As atividades-fim são aquelas que se confundem com os objetivos da empresa ou muitas vezes são os únicos meios para que a organização alcance tais objetivos. Em outras palavras, podemos dizer que as atividades-fim são aquilo que a empresa entrega a seus clientes, seja na forma de produtos ou prestação de serviços.
As atividades-meio não são o objeto do negócio, ou seja, não são o objetivo principal da organização. São apenas atividades de apoio, necessárias por contribuir com o satisfatório andamento dos processos e rotinas administrativas do negócio.
As atividades-meio são necessárias, pois contribuem para o bom desempenho das rotinas administrativas da empresa, enquanto as atividades-fim são o próprio negócio, a razão de existir da empresa.
Entre as opções apresentadas todas são atividades-meio para a empresa, com exceção de vendas, que é uma atividade-fim, sem a qual a empresa não tem razão para existir, é o principal objetivo da empresa.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para compreender melhor a forma como uma empresa encontra-se estruturada, é importante distinguir suas atividades fim e meio. Entre as alternativas abaixo aponte a que corresponde a atividade fim.
	
	
	
	Atividades relacionadas a consultoria e assessoria através de orientação especializada.
	
	
	As atividades que se confundem com os objetivos da empresa ou muitas vezes são os únicos meios para que a organização alcance tais objetivos.
	
	
	Atividades necessárias por contribuir com o satisfatório andamento dos processos e rotinas administrativas do negócio.
	
	
	Atividades que não são o objeto do negócio, ou seja, não são o objetivo principal da organização.
	
	
	Atividades necessárias por contribuir para o bom desempenho das rotinas administrativas da empresa.
	
Explicação:
An opção que explicita "As atividades que se confundem com os objetivos da empresa ou muitas vezes são os únicos meios para que a organização alcance tais objetivos." é a opção correta, pois corresponde a atividade fim da empresa. As demais opções explicitam as atividades-meio de uma empresa.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Todos os administradores desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e contro¬lar, porém a intensidade dessas funções varia de acordo com o nível hierárquico do gestor. Por exemplo, um administrador do nível estratégico ou institucional despende mais tempo com o planejamento e organização do que nos demais níveis (tático ou gerencial e operacional ou supervisão). Sobre este assunto assinale a opção correta:
	
	
	
	O nível operacional está diretamente associada à produção de bens e serviços
	
	
	O nível estratégico é composto por profissionais de média gerência com a responsabilidade de traduzir as estratégias definidas para o alcance dos objetivos, em planos de ação, que serão executados pelo nível operacional.
	
	
	No nível intermediário ou tático é elaborado o que se vai alcançar no futuro, ou seja, a visão da organização para a sustentabilidade no mercado do seu negócio estabelecendo diretrizes, valores e políticas que devem ser permeadas pela organização.
	
	
	A principal preocupação do nível operacional é observar o mundo externo onde eventos cada vez mais incertos e fora de controle podem impactar de forma drástica o resultado esperado da organização.
	
	
	O nível intermediário é composto por proprietários, acionistas majoritários e os altos executivos ou alto escalão, formado por executivos das diversas áreas, sendo o principal deles o Presidente ou CEO (Chief Executive Officer).
	
Explicação:
Com relação à posição que ocupa na estrutura organizacional é possível distinguir três níveis hierárquicos: os níveis estratégico, tático e operacional.
O nível estratégico, o mais elevado da hierarquia de uma organização, é composto pelos administradores de topo, corresponde ao nível de cúpula da empresa, estabelece as diretrizes, valores e políticas da organização. Este grupo relativamente pequeno de executivos é responsável pelas principais decisões da organização. Neste nível encontramos os membros dos Conselhos de Administração, o Diretor Presidente e os demais Diretores de primeiro nível. No nível estratégico o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro, com foco no ambiente externo.
O nível tático representa um intermédio da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que é responsável pela articulação interna entre o nível estratégico e o operacional, traduzindo as políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretas que os nível operacional possam implementar. Esses administradores de nível gerencial atuam em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros.
O nível operacional é o mais baixo da hierarquia da organização, e é constituído pelos administradores de primeira linha. Eles são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização, que, por sua vez, são os responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas. Os administradores, nesse nível organizacional, têm atuação operacional e de curto prazo, orientada para a execução de atividades operacionais. Esses administradores de primeira linha são os supervisores, os líderes de equipe, os coordenadores de projetos, dentre outros gestores, responsáveis por pequenos grupos de trabalhadores ou de tarefas, que representam o chamado “chão de fábrica”.  Por isso essa é a respost correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		José Lima, chefe do Setor de ARH, esta selecionando candidatos para um determinado cargo que tem, entre outras atribuições, executar tarefas padronizadas apoiadas em técnicas elementares, bem como tarefas que exigem a supervisão diária das ações executadas de forma  mais detalhada possível. Pela descrição dessas atribuições, o cargo a ser preenchido pelo candidato selcionado pertence ao nível empresarial:
	
	
	
	Operacional
	
	
	Tático
	
	
	Organizacional
	
	
	Gerencial
	
	
	Estratégico
fdfsfsd

Continue navegando