Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Fundamentos Da Psicanálise.
Universidade Da Amazônia – UNAMA.
Profª Bárbara Araújo Sordi.
Aluno: Nikollas Magno da Silva.
Matricula: 04028459.	Turma: 3NMA.
Questões:
Como pode se observar o conceito de “determinante psíquico” no filme? Explique a passagem da teoria da sedução para a teoria da fantasia. 
Quais conceitos de Psicanálise podem ser observados no filme? Justifique.
Aluno deverá fazer um glossário destes conceitos (em punho e anexar ao trabalho).
Respostas:
O sentido do Determinante psíquico, é de que na mente, nada acontece por acaso. Cada evento psíquico é determinado por aqueles que vieram antes como base de experiência. O desenvolvimento psíquico ocorre por meio da organização e elaboração de experiências emocionais desde o nosso nascimento. Os eventos em nossa vida mental que podem parecer não relacionados com os que vieram antes e são apenas na aparência - nesse sentido, não existe descontinuidade na vida mental. Isso nos remete as passagens do filme e os processos de descobrimento das neuroses e algumas teorias (como a da fantasia). Remete-nos a quando Freud e sua paciente mascararam e distorceram seus desejos por seus pais e como isso veio voltando de seus inconscientes no decorrer do filme. O filme nos mostra que a teoria da sedução seria a neurose a partir de um abuso sexual. Essa teoria teve o problema de ter de justificar um grandioso número de pais abusadores, tendo em vista que sua paciente histérica geralmente dizia ser vítima de uma sedução paterna e abuso. A fim de solucionar essa questão, Freud teve a ideia de bolar uma nova teoria, que justificaria/solucionaria os casos de abuso, a teoria da fantasia, que nasce após a observação do ciúme e após também, o desenvolvimento da teoria do complexo de Édipo. Na teoria da fantasia, segundo Freud, os sintomas neuróticos tem sua gênese no conflito entre os desejos inconscientes do indivíduo e as proibições que são impostas por sua própria moralidade. Portanto, quando as mulheres afirmavam que foram abusadas na infância, na verdade elas poderiam estar fantasiando e apenas manifestando seu desejo sexual que, quando criança, tiveram em relação à mãe ou pai, mas que foi reprimido.
Os conceitos apresentados no decorrer do filme, são: a teoria da sedução (quando o filme nos mostra as mulheres vitimas de histeria relatando um abuso sofrido), a teoria da fantasia (quando Freud se da conta que são muitos casos de abuso e que nem todos poderiam realmente ser abusos), a transferência (quando Freud assume como terapeuta de sua paciente e vê quando, para ela, Freud começa a ocupar um lugar desejo; antes do pai de sua paciente, passado para o primeiro terapeuta e depois ocupado por Freud), o complexo de Édipo (quando Freud começa a analisar a sexualidade infantil, o ciúme junto com a teoria da fantasia; ilustrado por ele e os sentimentos de “desejo” dele sobre a mãe) e histeria (que é a enfermidade mostrada durante o filme todo).
Belém – PA.
2019
Universidade Da Amazônia – UNAMA.