Buscar

AD 2 Gabarito LB4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito – AD 2
	Essa AD foi elaborada de acordo com o que você estudou na Unidade 2 com base nas aulas 6 e 8 e na Unidade 3 com base nas aulas 9 e 11.
A correção de cada questão levou em consideração os seguintes critérios: desenvolvimento coerente das ideias; não fugir do tema proposto; e o modo dissertativo nas respostas. Foram consideradas muito positivas as ideias complementares para enriquecimento do tema; e aquelas ideias que não eram cópias de sites da internet nem do material de estudo. Além disso, foi observado também se o aluno obedeceu ao limite mínimo de 10 linhas para cada questão.
Questão n°1 (Resposta Comentada)
Em sua resposta, você deveria tecer seus comentários a respeito das escolhas de Pestana e também das que precisamos fazer à revelia do que queremos fazer. Desse modo, você identificaria no conto “Um Homem Célebre”, de Machado de Assis, questões
sobre as subjetividades do personagem “Pestana”, reconhecendo que se trata de um personagem dividido entre o que era e o que gostaria de ser, entre a sua vocação (a polca) e a ambição (a música erudita). Assim, poderia dizer de que maneira tais escolhas afetam a sua subjetividade, reconhecendo também o aspecto ficcional do personagem no conto e sua relação com o contexto histórico da sociedade do século XIX.
Questão n°2 (Resposta Comentada)
Em sua resposta, você deveria escrever sobre um dos traços da subjetividade de Bentinho e da subjetividade de Brás Cubas, lembrando-se de que, além de narrador, Bentinho e Brás Cubas também são os protagonistas dos romances machadianos. Assim, não só na caracterização e na informação sobre o personagem, você também deveria se basear no ponto de vista apresentado por eles na narrativa, pois isso traduz traços destas duas subjetividades na obra. Sob esta ótica, poderia levar em consideração como os fatos são narrados para definir a subjetividade dos mesmos, relacionando tais nuances aos discursos dos dois romances. Assim, você daria conta de apresentar os traços que são considerados muito importantes na/para as narrativas, distinguindo nuances importantes das subjetividades dos dois narradores e relacionando tais nuances destas subjetividades aos discursos dos dois romances de Machado de Assis, no contexto literário do século XIX. 
Questão n°3 (Resposta Comentada)
Em sua resposta, você deveria apresentar partes do filme “Só dez por cento é mentira” (2008), que ajudaram na sua leitura da “poética Manuelina”. Assim, na sua resposta dissertativa você contemplaria alguns dos aspectos levantados no documentário relacionados à obra de Manoel de Barros para destacar escritas de outras subjetividades poéticas, tais como: a relação da infância ficcionalizada com a obra, a biografia do autor inventada e as inutilidades criadas na poesia de Manoel de Barros. Dessa forma, você seria capaz de apontar aspectos que circundam a criação poética de Manoel de Barros na própria poesia do autor. 
Questão n°4 (Resposta Comentada)
Em sua resposta, você deveria reconhecer nos versos do poema “Lundu do escritor Difícil”, de Mário de Andrade, a relação com o que afirmamos sobre os novos rumos na Literatura Brasileira no século XX trazidas pela poética de Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna (1922), fazendo um comentário sobre o trecho destacado na AD2, identificando as novas concepções artístico-literárias advindas da modernidade no século XX. Nesta resposta dissertativa, você deveria colocar em seu texto escrito este aspecto que a literatura brasileira moderna marcou de maneira singular: a ficcionalização da realidade nacional, mas não de forma idealizada como se fazia no período romântico. Além disso, seria importante lembrar-se da incorporação de aspectos da vida cotidiana, da nossa forma coloquial de falar, na poesia modernista, por exemplo, destacando alguns versos do poema "Lundu do escritor difícil" que poderiam sustentar suas afirmações nesse sentido para, enfim, reconhecer o lugar da obra literária de Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna e na Literatura Brasileira, em 1922, no Brasil.

Continue navegando