Buscar

Discursiva 1 Desenvolvimento de pessoas - 2019/1

Prévia do material em texto

Questão 1
Realizar a leitura e análise do artigo, “Educação Corporativa: a proposta empresarial no discurso e na prática” de Daniele Cruz, utilizando como roteiro as seguintes questões para elaborar a resposta. Você deve inserir o número da pergunta em frente a resposta correspondente (1;2;3) e sua resposta deverá ter entre 12 e 20 linhas.
1- Identifique o tema e objetivo principal do artigo
2- Na seção de análise dos dados, apresente as competências comportamentais e técnicas que foram identificadas pela autora?
 3- Indique os principais resultados do estudo e qual a principal crítica em relação a ELEVAR – Escola Leader do Varejo.
Lembre-se que poderá fazer uso de material bibliográfico complementar, mas este deverá servir apenas para embasar sua resposta, que deverá ser em um texto autêntico e tendo indicado suas pesquisas complementares (citações), caso faça uso delas, incluindo o livro da disciplina.
O não atendimento desta orientação, poderá prejudicar ou zerar sua nota nesta tarefa.
QUESTÃO 1
O tema do artigo foi a Educação corporativa, analisando a proposta empresarial no discurso e na prática. Já o objetivo principal deste artigo foi analisar o modelo de educação corporativa de rede de lojas de departamento fundada em 1951 em Miracema, no estado brasileiro do Rio de Janeiro - Leader Magazine.
Neste artigo, o modelo de educação coorporativa da empresa é comparado as expectativas dos seus funcionários que participaram de programas educacionais durante sua carreira profissional. Como referência as análises realizadas, a autora abordou referenciais quanto as mudanças que influenciaram o cenário global e a influência do empresariado sobre as políticas de educação nas três últimas décadas.
Mediante as exigências de novas competências profissionais, a análise aborda conceitos do capital humano, mais especificadamente trabalho e educação frente as propostas dos empresários da rede e suas exigências focadas na educação corporativa.
A  Escola  Leader de Varejo (ELEVAR) se caracterizava por ações educativas isoladas, realizando cursos de curta duração e treinamento sem grandes aprofundamentos para a mudança comportamental, pois tinha foco no mercado e seus objetivos estratégicos, deixando de lado as necessidades e expectativas de seus colaboradores. A rede considera a sua política corporativa de ensino relevante, pois entende que este método forma líderes envolvidos e comprometidos com o negócio que por sua vez, os mesmos não percebem da mesma forma, onde a educação corporativa na forma apresentada se apresenta como simples cursos e treinamentos isolados.
 
QUESTÃO 2
Lendo atentamente a análise dados, constatei as seguintes competências presentes no artigo:
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Crescimento na carreira - A empresa sempre priorizava promover os colaboradores antigos para novos cargos de chefia;
Formação e desenvolvimento - Colaboradores afirmaram que a empresa possuía algum tipo de programa educacional focado na formação e desenvolvimento dos colaboradores;
Comunicação - A comunicação não é realizada com clareza e não percorre em todos os níveis hierárquico de forma homogênea e equilibrada, onde apenas 57,69% compreendem que a educação corporativa faz parte da Leader Magazine;
Compromisso com o cliente: A empresa investia forte em capacitação para foco no cliente, onde 30,77% dos entrevistados entendiam desta forma;
Foco no resultado: Apesar de ter um índice baixo, este quesito foi verificado em 7,69% dos entrevistados, que informaram que os treinamentos eram focados na prevenção de perdas;
Ética e comprometimento com a cultura organizacional: Apesar de ter um índice baixo, este quesito foi verificado em 7,69% dos entrevistados, que informaram que os treinamentos eram focados nos valores da empresa;
 Liderança e automotivação: 61,54% deram respostas ligadas a motivação, liderança, autoestima, que são considerados treinamentos comportamentais.
 
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
Apesar de exigirem escolaridade mínima e experiência em lojas, a pesquisa não demonstra nenhum aspecto técnico, científico ou de formação profissional como resposta à questão sobre o que aprenderam de mais importante para o seu trabalho nos cursos de que participaram.
 
Escolaridade mínima: Exigência mínima de escolaridade é o ensino médio completo;
Experiência: Para a entrevista, foram entrevistados profissionais alocados e com experiência de mais de 5 anos nas lojas da rede.
 
QUESTÃO 3
Este artigo nos fornece a visão da situação da empresa Leader Magazine, na qual é de uma empresa que possui políticas teóricas formais de educação corporativa, mas que através de pesquisa com suas equipes constatou-se que não ultrapassam o limite de ações isoladas e pontuais de treinamento na voltados para os objetivos estratégicos da empresa e do mercado na qual a mesma está inserida. Na visão da educação corporativa, a ELEVAR atendeu apenas alguns segmentos de seus funcionários, principalmente os níveis hierárquicos mais elevados, onde a outra parte dos funcionários participantes deste processo não o percebem da mesma maneira, onde inclusive, chegam a desconhecer a educação corporativa como um modelo diferenciado.
Como crítica a Escola Leader de Varejo, fica a necessidade de entendimento e aplicabilidade de que as relações entre o mundo do trabalho e o mundo da educação estão em ritmo acelerado de fusão, chegando ao ponto de não percebermos onde começa um e onde termina o outro. Para acompanhar o processo evolutivo dos processos produtivos, com propriedade educativa, construindo e colaborando para a formação educacional profissional diferenciada, que não apenas enxergue o lucro, mas a qualidade de vida e do ambiente a ELEVAR deverá estender sua visão e associar o trabalho  educação para construir um novo cenário de formação humana, técnica, profissional que poderá inclusive colaborar para um novo cenário do país.

Continue navegando