Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - Prova Online Unifacvest

Prévia do material em texto

Prova Online 
Disciplina: 100749 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Sobre a educação no período imperial, assinale a alternativa correta:
a ) 
O período imperial testemunhou grande melhora no quadro educacional do território brasileiro, em razão da oferta numerosa de docentes, vindos com a família real.
b ) 
O caráter do ensino secundário era essencialmente propedêutico, ou seja, visava a preparação para o ingresso no ensino superior.
c ) 
O método mais utilizado foi o de ensino mútuo ou monitorial, porque buscava implantar um sistema descentralizado que visava o desenvolvimento da autonomia dos educandos.
d ) 
O projeto de implantação de uma educação para todos teve grande sucesso, graças a infraestrutura implantada juntamente com a corte imperial.
e ) 
A quantidade de escolas confessionais foi reduzida, em função da expulsão dos jesuítas, ainda no período colonial.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Quais foram as influências estrangeiras mais cruciais para a emergência do pensamento dos pioneiros da educação nova? 
a ) 
O pensamento conservador de Johann Friedrich Herbart.
b ) 
O pensamento de Jan Amos Comênio.
c ) 
Os estudos behavioristas de Ivan Pavlov.
d ) 
A Escola Nova e pensadores como John Dewey.
e ) 
O Ensino Monitorial, ou Método Lancaster, oriundo da Inglaterra.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Na colonização da América, a atuação dos jesuítas desempenhou um papel decisivo. Atuavam como uma "milícia" católica, porque:
a ) 
Suas palavras eram "como as espadas e lanças dos guerreiros".
b ) 
Andavam armados para garantir sua segurança no território colonial.
c ) 
Seus membros utilizavam fardas militares em vez de hábitos eclesiásticos.
d ) 
Eram utilizados como uma poderosa arma para catequizar e adequar a cultura dos nativos ao projeto de administração colonial.
e ) 
Organizavam-se em regimentos e possuíam uma cadeia de comando semelhante à de uma milícia.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
(ENADE - 2011) Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Pareira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p. 10-11.
Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes.
I. A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.
II. A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.
III. A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.
IV. A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.
É correto apenas o que se afirma em
a ) 
I, II e III
b ) 
I e II
c ) 
I, III e IV
d ) 
III e IV
e ) 
II e IV
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Segundo o educador espanhol Fernando Hernández, a cultura visual é um aspecto muito importante da cultura contemporânea a ser relevado pelo educador em seu trabalho pedagógico. O que constitui a cultura visual?
a ) 
As manifestações imagéticas mediáticas que nos rodeiam e precisam ser compreendidas e problematizadas.
b ) 
As pinturas e esculturas clássicas encontradas em museus e galerias.
c ) 
As manifestações imagéticas mediáticas que nos rodeiam e precisam ser consumidas de forma irreflexiva.
d ) 
Os filmes que assistimos e que podem ser usados como ferramentas pedagógicas.
e ) 
As manifestações musicais mediáticas.
QUESTÃO 6
A educação recebida pelo indivíduo no período renascentista variava muito conforme suas origens. Marque a alternativa mais coerente sobre este tópico
a ) 
Os jovens de classe alta eram educados nas dioceses, junto de estudantes humildes, a fim de que pudessem aprender humildade na tradição medieval.
b ) 
Os colégios eram administrados por ordens religiosas, especialmente os beneditinos.
c ) 
Estudantes das classes subalternas, desde o século XII, frequentemente dependiam dos professores disponibilizados pelas dioceses locais.
d ) 
A norma entre os jovens das classes subalternas era pagar preceptores, a fim de que pudessem contar com alguma forma de promoção social.
e ) 
Os colégios de administração exclusivamente laica eram laboratórios de aprendizado, sempre experimentando com novas linhas de pensamento pedagógico.
QUESTÃO 7
(ENADE - Licenciatura em Filosofia - 2014) Os pais cuidam da casa; os príncipes, do Estado. Uns e outros deixam de se propor como fim último o bem geral e a perfeição que está destinada à humanidade e para a qual esta tem as disposições. O estabelecimento de um projeto educativo deve ser executado de modo cosmopolita. O bem geral é uma ideia que pode se tornar prejudicial ao nosso bem particular? Nunca! Já que, ainda que pareça que lhe devamos sacrificar alguma coisa, na verdade, trabalhamos desse modo, melhor para o nosso estado presente. E, então, quantas consequências nobres se seguem! 
KANT, O. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999. p. 23. (Adaptado).
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A educação deve ser cosmopolita, pois a espécie é obrigada a extrair de si mesma todas as qualidades que pertencem à humanidade.
II. Uma boa educação visa à transmissão de conhecimentos e ao aprimoramento de experiências para a geração seguinte.
III. Os pais e os príncipes desejam que a educação de seus filhos e súditos, respectivamente, seja aperfeiçoada a fim de se alcançar o bem universal.
IV. O projeto educativo que se desenvolva com vistas a gerações futuras prejudica as gerações atuais.
É correto o que se afirma em
a ) 
I, apenas.
b ) 
II, III e IV, apenas.
c ) 
I e II, apenas.
d ) 
I, II, III e IV.
e ) 
I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
(ENADE - 2005) Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:
I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.
São corretos apenas:
a ) 
II e IV.
b ) 
I e IV.
c ) 
III e IV.
d ) 
II e III.
e ) 
I e III.
ERREI 2 – NOTA 3,0 – PESO 4,0
Parte inferior do formulário

Continue navegando